Hyundai Ioniq 5N testou equilíbrio entre adrenalina, segurança e previsibilidade
A Hyundai revelou pormenores sobre os testes realizados em condições de inverno rigoroso do Ioniq 5 N, o primeiro veículo 100% elétrico de alta performance com produção em massa da gama N, no campo de testes da Hyundai Mobis, em Arjeplog, na Suécia.
Dada a sua localização, adjacente ao Círculo Ártico, o campo de testes da Hyundai Mobis, em Arjeplog, tem todas as condições que um fabricante de veículos automóveis necessita para testes completos de Inverno, tais como superfícies geladas de muito baixa aderência e temperaturas que rondam os 30°C.
Isto permite que os engenheiros da Hyundai possam testar novos modelos, como o Hyundai Ioniq 5 N, em condições extremas de baixo atrito, para alcançar o equilíbrio ótimo entre a adrenalina do carro e a sua capacidade de segurança e previsibilidade em temperaturas abaixo de zero.
No Ioniq 5 N, a Hyundai combinou a Plataforma Modular Global Elétrica (E GMP) com as tecnologias e a adrenalina características dos veículos de performance da gama N , elevando a fasquia no que diz respeito à alta performance eletrificada , preparando assim o caminho para o que será, certamente, a escolha de um verdadeiro entusiasta da condução um EV com excelente performance em todas as situações, durante todo o ano.
“Tal como os nossos modelos N são melhorados depois dos testes nas curvas apertadas de Nürburgring, também são aperfeiçoados n as superfícies geladas do nosso campo de provas em Arjeplog, garantindo o melhor desempenho nas condições mais extremas de Inverno”, disse Till Wartenberg, Vice Presidente da N Brand Management & Motorsport, subdivisão da Hyundai Motor Company, acrescentando: “Temos orgulho em demonstrar que o Hyundai Ioniq 5 N cumpre perfeitamente os nossos critérios gerais de desempenho, assegurando o sucesso da gama N, sendo o nosso primeiro modelo de performance elétrico de produção em massa.”
Os 3 pilares da gama N são inspirados no desporto automóvel: ser seguro e agressivo em curva, ter capacidade de desempenho nas pistas e ser um carro desportivo para o dia a dia.
Os engenheiros do Hyundai Ioniq 5 N otimizaram a arquitetura de dois motores da plataforma E–GMP, para atingir a alta performance em todas as condições de condução mesmo nos lagos gelados de mesmo nos lagos gelados de Arjeplog e aliando esta tecnologia aos conhecimentos das capacidades de tração integral demonstradas pelo carro de ralis Hyundai i20 N WRC Rally 1, na Suécia.
O Ioniq 5 N será o primeiro veículo de produção da gama N com tração integral. As suas capacidades em curva são ainda mais reforçadas com o sistema N Drift Optimizer, que integra distribuição de binário dianteiro e traseiro, rigidez da suspensão, direção apurada e o sistema e-LSD (electronic LSD (diferencial autoblocante dianteiro), para criar um modo de condução dedicado ao drifting.
Com o sistema e–LSD especificamente adaptado para o Hyundai Ioniq 5 N, a unidade de controlo eletrónico monitoriza a resposta dos sensores das rodas, para identificar com precisão quando uma determinada roda necessita de binário extra para melhorar a aderência global do veículo. Isso significa que que o e-LSD melhora a manobra em curva e a condução a alta velocidade em pista, bem como em condições adversas de condução, como gelo ou neve.
Adicionalmente, o Ioniq 5 N utiliza a Distribuição de Binário da da gama N, que está otimizada para diferentes modos de condução, permitindo ao condutor selecionar o nível de binário tanto para as rodas dianteiras como para as traseiras.
A Distribuição de Binário e o sistema e-LSD trabalham em conjunto para para distribuir potência às quatro rodas em proporções variáveis e são especificamente concebidos para responder rapidamente e sem quebras ao fornecimento contínuo de potência inerente aos EV mesmo em condições de muito baixa aderência como as que se verificam em Arjeplog.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários