Gordon Murray A T.50 fez a ‘rodagem’: “quanto ao motor V12, tudo o que posso dizer é uau”
O Gordon Murray Automotive T.50, concebido para ser o ‘derradeiro’ supercarro V12 com motor normalmente aspirado, leve e totalmente centrado no condutor, de sempre, fez a sua ‘rodagem’, após uma extensa viagem de desenvolvimento feita e documentada por Dario Franchitti, piloto escocês de ascendência italiana que teve significativo sucessos nos monolugares. e que correu na Fórmula CART entre 1997 até 2002, e na IndyCar Series desde 2002 até 2013.
Foi ele o protagonista desta série exclusiva nos bastidores do T.50, celebrando essa jornada de desenvolvimento, com o Professor Gordon Murray a assinar pessoalmente o T.50 antes de começaram as entregas aos clientes, previstas para este ano: “Este é realmente o próximo F1, e era essa a minha intenção. O T.50 tinha que ser o melhor e é isso que ele é.
É um carro tão focado no condutor e excitante para conduzir, e quanto ao motor V12, tudo o que posso dizer é uau!”
O GMA T.50, ou Gordon Murray Automotive Type 50 é um super-desportivo fabricado pela Gordon Murray Automotive. Concebido por Gordon Murray e inspirado no McLaren F1, o T.50 é alimentado por um motor V12 de 3.994 cc (4,0 L), naturalmente aspirado, desenvolvido pela Cosworth. O motor está classificado nos 663 PS (488 kW; 654 hp) às 11.500 rpm com um torque máximo de 467 Nm às a 9.000 rpm.
Os principais concorrentes da GMA T.50 são o Aston Martin Valkyrie e o Mercedes-AMG One. O T.50 pesa 986 kg, superando a grande maioria dos veículos da sua classe, com o V12 naturalmente aspirado a pesar só 178 kg e o chassis é pelo menos 30 kg mais leve que o McLaren F1. Como resultado, o T.50 apresenta uma das mais elevadas relações peso/potência da sua classe a 501 kW (672 cv) por tonelada, enquanto o seu motor atinge uma potência específica de 122,1 kW (163,7 cv; 166 PS) por ‘litro’.
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