Alpine A110 Metamorphosis no Art Paris
Na inauguração do Art Paris 2023, a Alpine revelou o “Metamorphosis”, uma obra do artista Arne Quinze que estará em exposição até domingo, 2 de abril, na esplanada do Grand Palais Éphémère, em Paris.
A Alpine e o artista belga revelam o resultado do seu intercâmbio artístico relativo ao conceito de um futuro automóvel de sonho e das formas orgânicas ao serviço da tecnologia.
Esta última criação, a terceira apresentada pela Alpine na feira de arte moderna e contemporânea Art Paris, reforça o empenho da Alpine numa contínua exploração artística.
29 Março 2023
Criando pontes entre a arte e a tecnologia
Arne Quinze procura constantemente diferentes formas de expressão para trazer uma nova dimensão ao seu trabalho. Com esta colaboração, entendida como um “passo para o futuro”, o artista quis expressar a união entre natureza e tecnologia, bem como revelar a força natural e orgânica da tecnologia da Alpine.
Baseada no ADN da Alpine que promove agilidade e leveza, a escultura simboliza a materialização de um futuro automóvel de sonho: deslizar pelo ar, sem rodas, tão rápido como a luz. Ao incorporar os relâmpagos em movimento na peça, o artista interpreta as sensações de desfocagem e velocidade presentes durante uma corrida, até o condutor se tornar um só com o automóvel e a sua tecnologia. Para Arne Quinze, quando o automóvel está em movimento, ele ganha vida e torna-se quase orgânico, quase vegetal. Uma forma de harmonia com a natureza emergente.
A estrutura de alumínio com LED emanados do Alpine, montada num pódio flutuante para a levitar, representa uma manifestação onírica da tecnologia por detrás da existência do automóvel. Ilustra a velocidade da luz e todas as oportunidades de expansão do Alpine A110, enquanto a ausência de rodas simboliza a simbiose com o ambiente e a natureza.
Uma nova inspiração artística para a Alpine
Esta colaboração artística com Arne Quinze reflete o desejo da Alpine em contribuir para o cenário artístico atual. Pelo terceiro ano consecutivo, a Alpine expõe uma obra original na Art Paris, o principal evento mundial de arte moderna e contemporânea. Em 2022, o Alpine A110 Sastruga, criado em colaboração com o coletivo Obvious, colmatou a lacuna entre o património da marca e a modernidade, utilizando Inteligência Artificial e algoritmos para criar uma peça de arte automóvel original e visionária. Em 2021, a colaboração com Felipe Pantone destacou a interação entre a cor e a excelência da Alpine, através de um trabalho de pintura criado inteiramente à mão pelo artista.
“Para esta terceira colaboração na Art Paris, Arne Quinze conseguiu reunir a técnica e a criação num sensacional art car levando-nos para um futuro de fantasia. O seu trabalho ecoa a nossa ambição de criar um automóvel que esteja em sintonia com o movimento. É disso que trata a nossa parceria com a Art Paris: inspirar-nos ao apoiar e contribuir para a influência do talento artístico contemporâneo”, disse Laurent Rossi, CEO da Alpine.
“Esta peça é o resultado de um diálogo emocionante com a Alpine para imaginar uma nova forma, representando aquilo que, para mim, simboliza a magia das corridas: a velocidade e a fusão entre o condutor e o seu automóvel, entre o homem e a tecnologia, entre a velocidade e a natureza. Estou convencido que é olhando para a natureza que encontramos as soluções técnicas mais evoluídas, e é isso que queria mostrar aqui”, disse Arne Quinze
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários