Novo Toyota Corolla foi apresentado
Depois de mais de 50 milhões de Toyota Corolla vendidos por todo o mundo desde 1966, aí está o novo modelo, que é muito mais uma evolução, do que uma revolução. Em equipa que ganha…mexe-se pouco!
Foi na Casa Cadaval, em Muge, que foi apresentado o novo Toyota Corolla, um carro muito importante do segmento C ‘mainstream’.
A família Corolla está agora totalmente renovada.
O Corolla tem um novo design, conta com a 5ª geração do sistema híbrido da Toyota, surge com uma experiência digital otimizada e melhorias nos sistemas de segurança.
Recuando no tempo, o Toyota Corolla já ultrapassou atualmente a fasquia dos 50 milhões de carros produzidos – o que conseguiu já em 2021 – desde o seu nascimento em 1966:
Em 1971 saiu da fábrica de Ovar o primeiro Corolla produzido na Europa, em 1974 o Toyota Corolla tornou-se no carro mais vendido do mundo, e desde aí tem sido um dos carros mais vendidos um pouco por todo o lado, desde então. E já vai na 12ª geração…
Há muito que os argumentos mais fortes do Toyota Corolla são o design, o sistema híbrido e o equipamento, e foi precisamente nesses três itens que a Toyota melhorou.
Num carro que tem visto a sua posição no seu segmento de mercado melhorar de ano para ano (em 2019 era 5º da lista, subiu para quarto em 2020, 2º e em 2021, mantendo-se no segundo lugar o ano passado). Agora, reforça argumentos no ‘ataque’ ao topo.
Segundo a marca, é claro o objetivo: Toyota em 1º lugar.
Quanto ao novo design, a grelha frontal, as óticas e o para choques traseiro são três exemplos de modificações significativas no design.
É também na 5ª geração do sistema híbrido da Toyota que residem muitos dos fortes argumentos do novo Corolla: a quinta geração da tecnologia elétrica híbrida auto-carregável da Toyota é o coração do novo Corolla. As mudanças detalhadas de engenharia e design visam proporcionar uma melhor experiência de condução, maior desempenho e maior eficiência. As alterações incluem novas unidades de controlo de potência e design, uma bateria de iões de lítio mais potente e calibração para alcançar uma experiência de condução mais gratificante com uma relação mais próxima entre a utilização do acelerador pelo condutor e a entrega da força motriz.
A nova unidade de controlo de potência ajuda a reduzir o nível de perdas elétricas no sistema (-14% na motorização de 1.8 litros, -6% na 2.0 litros) e a manter a eficiência do combustível. A nova bateria híbrida de iões de lítio é outro exemplo. É menor em tamanho e pesa menos do que a anteriormente utilizada no Corolla. Assim, o peso foi reduzido em 14% enquanto que a potência aumentou em 14%. A vida útil potencial da bateria foi aumentada.
A nova plataforma electrónica suporta um novo ‘tabet’ totalmente digital de 12,3 polegadas e o pacote multimédia e de entretenimento informativo Toyota Smart Connect
Quanto aos sistemas de segurança o Corolla conta com o T-Mate que é combinação da última geração do Toyota Safety Sense com funções novas e actualizadas e a possibilidade de obter atualizações ‘Over-The-Air’, bem como sistemas avançados adicionais de assistência à condução e ao estacionamento
Existem também grandes avanços nos sistemas Toyota Safety Sense de segurança activa e de assistência ao condutor, com características novas e melhoradas que reconhecem e ajudam o condutor a evitar uma gama mais vasta de perigos diários de condução.
Na gama disponível o Corolla conta com o Hatchback, a carrinha Touring Sport e ainda em 2023 contará com o Sedan. Em termos de motores, o Corolla com com o 1.8s Hybrid e o 2.0 Hybrid. A potência total do sistema de 1.8 litros é de 140 cv hp/103 kW, o 2.0 litros tem 196 cv/ 144kW.
Os preços do Hatchback começam nos 33.830€ para o 1.8 Hybrid Comfort, o Comfort Plus custa 36.070€.
Nos níveis de equipamento GR Sport, o 1.8 Hybrid custa 38.250€ e o 2.0 Hybrid 41.630€.
Já quanto aos níveis de equipamento Exclusive, o 1.8 Hybrid custa 39.550€ e o 2.0 Hybrid 42.930€. A pintura metalizada custa mais 580€ e a pintura metalizada especial, 800€.
Ainda este ano chega também o novo Corolla Sedan, só com a motorização 1.8 Hybrid, também com três níveis de equipamento. O Comfort custa 34.380€, o Exclusive, 36.380E e o Premium, 39.080€.
Na curta experiência de condução que tivemos, tanto do Hatchback quanto da Touring Sport, é muito bom de conduzir, ‘pisa’-bem’, não falta potência aos motores (guiámos o 1.8 Hybrid no Hatchback e o 2.0 Hybrid na Touring Sports), e é essencialmente muito confortável. O interior assemelha-se a carros de segmentos bem mais acima, tendo em conta a diferença de preços, talvez a Touring Sports seja uma boa opção porque tem bem mais espaço atrás, e claro, bagageira maior.
Na verdade, não é por acaso que mais de 50 milhões têm um Corolla. Mesmo em estrada (andámos pouco ou nada em cidade) pode contar com consumos por volta dos quatro ‘altos’, cinco ‘baixos’.
O sistema híbrido anterior já era bom, este novo é ainda melhor, segundo a Toyota.
Assim, à primeira vista, sem uma análise mais profunda, o Touring Sports, para além de uma carrinha muito bonita, parece-me uma excelente opção…
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