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Terceiro capítulo dos pioneiros Suzuki traz-nos o SX4 e a Burgman 400

By on 9 Março, 2023

A Suzuki continua a relembrar o seu espírito inovador através de diversas das ideias que foi colocado no mercado nas últimas décadas e neste terceiro capítulo dos seus “pioneiros”, há dois modelos revolucionários.

No início do milénio, a compra de um automóvel compacto estava mais ou menos limitada ao formato habitual que já conhecíamos há diversos anos e ainda não proliferavam os SUV tal como acontece atualmente. Por causa disso, o Suzuki SX4 foi um modelo bastante inovador, que acabou por criar a nova categoria dos ‘crossover’, ou seja, um carro familiar compacto, “cruzado” com as algumas das aptidões de um pequeno SUV.

Em paralelo, mas nos modelos com apenas duas rodas, a compra de uma scooter era a escolha perfeita para quem circulava apenas dentro da cidade, uma vez que, para quem tivesse de viajar em estrada já teria de adquirir uma moto “a sério”. No entanto, o crescente conforto das scooters e a sua proteção adicional, fez a Suzuki pensar na hipótese de fazer crescer este tipo de modelos e de os equipar com um motor de maior cilindrada, o que acabou por dar origem à Burgman 400 e ao novo conceito de “maxiscooter”.

Suzuki S-Cross: nasce na Europa o primeiro crossover compacto

A Suzuki voltou a acertar em cheio há quase mais de 15 anos, com o nascimento da primeira geração do S-Cross, denominada SX4. Concebido para o mercado europeu, e fabricado na Europa – na fábrica Suzuki Magyar, na Hungria –, este modelo trouxe para o Velho Continente o conceito de crossover adaptado às necessidades deste mercado, e criou a nova categoria dos ‘crossover’ compactos.

Através das suas várias gerações e atualizações, o S-Cross tem vindo a aperfeiçoar a fórmula vencedor do crossover pioneiro. Este modelo oferece uma combinação perfeita de atributos em teoria opostos, combinando eficiência e prazer de condução, design apelativo e amplitude interior, e um comportamento eficaz em todos los terrenos, seja circulando na cidade, em viagens por estrada, ou mesmo fora dela. Porque o S-Cross é capaz de levar à aventura quem o conduz como qualquer todo-o-terreno, graças à sua altura ao solo, e ao sistema de tração total All Grip, mas com as comodidades que um crossover proporciona.

Suzuki Burgman 400: 25 anos da primeira maxiscooter

A Suzuki lançou, em 1998, a Burgman 400, a primeira maxiscooter da história. Este modelo criou algo “impossível” até à data: combinar as vantagens de uma scooter, na cidade e numa utilização diária, com a capacidade de deslocação em estrada a velocidades mais elevadas, sem esforço. Inclusivamente entrou pelo terreno das motos tourer, pela sua elevada capacidade de carga, pela boa proteção aerodinâmica, e por detalhes como o encosto para o passageiro.

A primeira Burgman 400 contava com uma mecânica monocilíndrica SOHC de 4 válvulas a 4 tempos com muito baixas vibrações, graças à ação de um veio de equilíbrio. Com 32 cv de potência, era uma máquina para acelerar nos semáforos, e capaz de manter elevadas velocidades cruzeiro em autoestrada. O design e o chassi da Burgman 400 também romperam com o que estava estabelecido, tal como as suspensões, os travões e as jantes de 13 polegadas, com pneus largos.

O êxito do conceito Burgman fez com que, desde há 25 anos, a saga não tenha deixado de melhorar nas suas distintas gerações – 2002, 2006, 2014, 2017 e, a mais recente evolução do modelo, 2022 Euro5 –; e inclusivamente, tenha procurado seduzir outros públicos, com uma oferta de cilindradas ampliada desde as categorias urbanas, de 125 e 200 cm3, até à potente e emblemática versão de 650 cm3.

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