Ford Puma recebe mais potência e uma nova caixa automática
A Ford acaba de apresentar uma nova versão do seu pequeno e irreverente Puma ST, que inclui uma nova caixa automática, mas também um sistema mild hybrid mais eficiente para o motor EcoBoost de um litro.
O mais pequeno dos SUV da Ford tem sido um dos modelos mais desejados da marca nos últimos tempos, fazendo mesmo com que a marca da oval azul tivesse decidido encerrar a produção do mais pequeno Fiesta, pois os seus clientes estão quase todos a passar para o mais original Puma. E agora, a Ford dá ainda mais força a este argumento, ao lançar no mercado uma versão ainda mais interessante do Puma ST, equipada com um novo sistema mild hybrid mais completo e uma nova caixa de velocidades automática.
No caso do pequeno EcoBoost de um litro, esta pequeno bloco de três cilindros continua a surpreender pela sua eficiência, e agora, com a adição de um sistema mild hybrid de 48 volts ainda mais eficiente, consegue ficar ainda mais interessante, uma vez que a sua potência passa para os 170 cavalos e o binário consegue agora alcançar os 248 Nm.
O sistema mild hybrid já faz parte da gama Puma desde 2019, mas agora, nesta nova atualização, já consegue ativar a recuperação de energia mais rapidamente do que noutras aplicações, proporcionando uma recarga mais rápida da bateria de iões de lítio de 48 volts. Isto permite ao motor de arranque/gerador integrado com correia (BISG – Belt-Driven Integrated Starter/Generator) disponibilizar uma fase mais longa de reforço de binário, otimizando o desempenho do motor a baixas rotações. Além disso, o aumento da recuperação de energia permite mais 10 CV de assistência elétrica por parte do BISG para incrementar a potência de pico.
Quanto à nova caixa de velocidades automática, trata-se de uma “Powershift” de sete relações e dupla embraiagem, que não dispensa a presença das patilhas atrás do volante para quando desejamos adotar um ritmo menos moderado. No entanto, no modo totalmente automático, esta nova opção proporciona passagens suaves, comodidade e conforto, sem qualquer esforço, em particular no trânsito pára-arranca, e ajuda a manter o propulsor mild hybrid no regime ideal, beneficiando os consumos.
0 comentários