“The Beast”, ou “o carro de estrada mais potente do mundo”, vai ser leiloado
É um automóvel bastante conhecido no mundo dos clássicos e conta com um visual único, pois não existe mais nenhuma unidade. “The Beast” e o seu motor V12 de 27.000cc vai ser vendido no próximo leilão da Car & Classics.
Um formato muito peculiar e um comprimento de 5,8 metros são dois dos principais cartões de visita do automóvel que muitos conhecem como “The Beast”. No entanto, a sua característica mais exclusiva é o facto de estar equipado com um motor de avião de 27.000 centímetros cúbicos previamente usado num Spitfire. O seu criador, John Dodd, perdeu a vida no final do ano passado aos 90 anos de idade, mas foi ele que o manteve desde o final dos anos 60 até agora.
A história desta “Besta” começou em 1966 quando Paul Jameson construiu um chassis com um motor Rolls-Royce de 27 litros. John Dodd construiu a caixa de velocidades para este projeto e acabou mesmo por comprá-lo, enviando-o posteriormente para a Fibre Glass Repairs, dos mesmos proprietários da Santa Pod Raceway, para que este recebesse uma carroçaria. Em homenagem à proveniência do motor, o desenho da “Besta” incluiu uma grelha frontal da Rolls-Royce e até um Spirit of Ecstasy.
Uns anos mais tarde, quando este automóvel regressava da Suécia, ficou bastante danificado num incêndio, mas isso só fez com que Dodd tivesse a desculpa perfeita para melhorar o conceito original. Foi adquirido um novo motor Merlin de 27 litros, o mesmo que ainda equipa a “Besta” atualmente e adicionada uma grelha frontal de um Rolls-Royce Silver Shadow. No entanto, a própria Rolls-Royce não achou muita piada a esta ideia e colocou John Dodd em tribunal. Dodd acabou por fugir do país por esse motivo, mas uns anos mais tarde, a “Besta” voltou a juntar-se a ele, em Espanha, onde foi mantido em uso regular. E o mais curioso, é que nos documentos, continua a estar registado como um Rolls-Royce.
O seu motor V12 Merlin com 27.000 centímetros cúbicos, naturalmente aspirado, terá, alegadamente, uma potência máxima de 750 cavalos, um número que o ajudou a alcançar os 294,5 km/h em 1973, uma velocidade registada pelo RAC. E cinco anos mais tarde, em 1977, a “Besta” foi também inscrita no Livro de Recordes do Guiness como o carro de estrada mais potente do mundo. Já no que diz respeito ao consumo de combustível, não houve nenhum recorde registado, mas a média anunciada com um valor muito próximo dos 120 l/100 km também seria digna de registo.
O “Car & Classic foi a escolha lógica para a primeira venda de The Beast na sua história com mais de 50 anos”, refere Tom Wood, CEO da Car & Classic. “O nosso leilão online é agora o maior do Reino Unido e o site atrai milhões de pessoas mensalmente. Não que este carro precise de muita promoção – é tão famoso que pode ser referido pelo seu apelido, ‘The Beast’, e os entusiastas de automóveis clássicos saberão imediatamente de que exemplo de património excêntrico motorizado estamos a falar. Esta é mesmo uma daquelas oportunidades na vida e espero que o sortudo novo comprador continue a usar e a desfrutar do carro da mesma forma como John o fez”. O leilão da “Besta” terá início esta semana, no dia 9 de março e terá uma duração de sete dias.
0 comentários