Audi está a explorar o ciclo de utilização de materiais de veículos em fim de vida
A Audi está a trabalhar em conjunto com outros parceiros com o objetivo de explorar diversas formas de reutilização de diversos materiais como o aço, alumínio, plástico e vidro, retirados de veículos em fim de vida.
Com o seu projeto conjunto “MaterialLoop”, a Audi está a dar o próximo passo para fechar mais ciclos de materiais na indústria automóvel. Em conjunto com 15 parceiros dos setores da investigação, reciclagem e fornecedores, a marca dos quatro anéis está a estudar a reutilização dos chamados materiais pós-consumo, que são retirados dos veículos dos clientes no final do seu ciclo de vida, do setor automóvel para a produção de automóveis novos. Como parte da estratégia de economia circular da Audi, o projeto dá uma visão valiosa sobre a forma como uma economia circular pode ser posta em prática.
Até agora, muito poucos dos materiais utilizados na produção de veículos novos são recuperados de veículos antigos. O aço, por exemplo, acaba normalmente como aço estrutural depois da reciclagem de veículos em fim de vida útil. A Audi quer mudar isso, reutilizando materiais secundários retirados de veículos em fim de vida na produção de veículos novos. Downcycling, que é uma perda de qualidade nos materiais resultante do processo de reciclagem, deve ser evitada. “O projeto MaterialLoop sublinha a nossa ambiciosa visão de operar um conceito de economia circular altamente eficiente para veículos em fim de vida útil”, disse o CEO da Audi, Markus Duesmann. “Temos como objetivo recuperar o maior número possível de materiais com um elevado nível de qualidade e reutilizá-los na produção. Isto irá poupar materiais primários valiosos e diminuir a pegada ecológica dos produtos. Simultaneamente, o acesso direto a materiais secundários pode contribuir para aumentar a segurança do abastecimento. As matérias-primas já não teriam de ser extraídas.”
Em outubro de 2022, 100 veículos, incluindo entre outros, antigos carros de desenvolvimento, foram desmantelados como parte do projeto conjunto MaterialLoop. A desmontagem orientada apenas de componentes individuais permitiu a retenção de materiais secundários de alta qualidade, tais como peças plásticas maiores para reciclagem. Depois da desmontagem, as restantes carroçarias foram trituradas e separadas em grupos de materiais compostos por aço, alumínio, plástico, e vidro, em cooperação com as empresas parceiras. Com o objetivo de testar a reutilização de tais materiais na produção de automóveis novos, a Audi definiu e pilotou o processo de reciclagem adicional em conjunto com parceiros do projeto da indústria de reciclagem, da cadeia de fornecimento da Audi, e do meio académico.
“A nossa ênfase nos ciclos dentro da indústria permite-nos utilizar os nossos produtos e os materiais de que são feitos durante o máximo de tempo possível. A nossa visão é confiar menos em materiais secundários de outras indústrias no futuro”, explica Johanna Klewitz, Chefe de Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento da Audi. Para além da viabilidade técnica da devolução de materiais na cadeia de abastecimento da Audi, está também em foco melhorar a capacidade de reciclagem das futuras gerações de veículos Audi. O projeto faz parte da estratégia de economia circular da Audi e fornece conhecimentos valiosos para a implementação prática de uma economia circular. Dennis Meinen, especialista em economia circular da Audi: “No seu core, a economia circular tem a ver com a gestão responsável dos recursos. Longevidade, reparabilidade, e, de facto, a capacidade dos nossos produtos serem reciclados estão, portanto, todos em foco.”
Uma nova vida para o aço reciclado na produção do Audi A4
O projeto-piloto decorrerá até ao final de abril. Apesar disto, a Audi já foi capaz de pôr em prática valiosos resultados do projeto MaterialLoop, com alguns materiais a serem agora alimentados de volta à produção automóvel. Um dos resultados é que grande parte da sucata de aço reciclada no projeto pode ser utilizada para fazer novos modelos. Num ensaio inicial, foram produzidas seis bobinas de aço, feitas de cerca de 12% de materiais secundários do MaterialLoop, que correspondem aos elevados padrões de qualidade da Audi e podem ser utilizadas para os componentes estruturais mais exigentes. A Audi planeia utilizar as bobinas para produzir até 15.000 peças interiores de portas para o Audi A4 na fábrica de prensas de Ingolstadt. Além disso, a investigação realizada como parte do projeto, a porção de aço reciclado dos veículos na bobina pode de facto ser ainda mais aumentada.
Além disso, juntamente com os parceiros do projeto, a marca dos quatro anéis está a obter informações valiosas para a conceção e construção de futuros modelos. Além de melhorias na tecnologia de triagem, o “design para circularidade” desempenha um papel decisivo nos esforços da Audi para otimizar a reciclabilidade das novas gerações de automóveis. Isto significa que, no que diz respeito à seleção de materiais, composição e modularidade, as peças de automóveis e os seus componentes devem ser concebidos de modo a poderem ser classificados por tipo de material durante a reciclagem em fim de vida útil. Como resultado adicional do projeto piloto MaterialLoop, a Audi, a trabalhar em conjunto com o Grupo Volkswagen, desenvolveu um guia para fornecedores que explica com que premissas as peças plásticas podem ser concebidas de forma a aumentar ainda mais a taxa de reciclagem na produção automóvel.
Experiência em reciclagem de vidro, plástico e alumínio
A Audi quer aumentar de forma consistente a percentagem de reciclados na frota da Audi nos próximos anos. A Audi Procurement dedica-se ao objetivo de estabelecer ciclos de materiais para aplicações automóveis onde quer que seja tecnicamente possível e faz sentido do ponto de vista económico e ecológico.
Para o efeito, a Audi começou a reunir conhecimento sobre a reciclagem de vidro automóvel usado na primavera de 2022. Num outro projeto piloto, os vidros de automóveis que estão para além da reparação são primeiro partidos em pequenas peças e depois separados. O granulado de vidro resultante é fundido e transformado em nova chapa de vidro para a indústria automóvel – de facto, já é utilizado na produção do Q4 e-tron.
Além disso, a marca dos quatro anéis está também profundamente envolvida na reciclagem de plásticos. Graças ao PlasticLoop, um dos três projetos de reciclagem de plásticos da marca, a Audi e o fabricante de plásticos LyondellBasell estabeleceram um processo que emprega a reciclagem química pela primeira vez para reutilizar resíduos plásticos automóveis mistos para a produção em série do Audi Q8 e-tron. Desde 2017, o recurso alumínio é gerido dentro de um círculo de reciclagem nas instalações da Audi em Ingolstadt, Neckarsulm, e Győr, bem como nas instalações da Volkswagen em Bratislava. As aparas de alumínio que decorrem da produção são devolvidas diretamente ao fornecedor. Lá, são recicladas para formar folhas de alumínio com a mesma qualidade que a Audi reutiliza depois na produção. Isto poupa preciosas matérias-primas primárias e garante que os automóveis entram na fase de utilização com um melhor equilíbrio ambiental.
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