Polo Storico da Lamborghini marcou presença no I.C.E. de St. Moritz
Com o objetivo de dar início às comemorações do 60º aniversário da Automobili Lamborghini, a marca de Sant’Agata Bolognese marcou presença no I.C.E. de St. Moritz com alguns modelos muito especiais.
Na agenda de eventos previstos para 2023 e para as comemorações do 60º aniversário da Lamborghini, o primeiro evento do Polo Storico da marca é o International Concours de Elegance (I.C.E.), que se realiza no lago gelado de St. Moritz, na Suíça.
“O ICE foi uma grande oportunidade para o Polo Storico”, comentou Alessandro Farmeschi, Diretor Global Pós-Venda da Lamborghini, “porque reúne colecionadores internacionais e os seus extraordinários carros antigos num local de tirar o fôlego. Como Polo Storico, dedicamo-nos a preservar a história da nossa empresa e dos nossos automóveis, realizando grandes e meticulosos processos de restauro, bem como estudando e certificando oficialmente os nossos automóveis do passado e dando uma ajuda aos nossos clientes que desejam desfrutar plenamente do seu Lamborghini clássico”.
Um dos modelos da marca mais apelativos foi o Lamborghini Miura P400 S “Millechiodi”, um carro particularmente apreciado pelo Lamborghini Polo Storico devido à sua história original e porque ostenta a cada vez mais cobiçada Certificação de Autenticação Histórica: um reconhecimento emitido pelo Polo Storico para veículos modificados durante o seu período de utilização, com história comprovada e significado histórico. Este exemplar, um Miura P400 S de 1969, com o número de chassis 4302, deixou Sant’Agata Bolognese em Novembro de 1969, pintado de Blu Notte (azul-escuro).
Após uma série de proprietários italianos, em 1975, tornou-se propriedade de Giovanni Sotgiu e Walter Ronchi, dois nomes importantes na história da Lamborghini porque, além do seu trabalho no concessionário “Lamborcar” em Milão, foram os primeiros proprietários do Miura Jota de Bob Wallace. Precisamente com o espírito de recriar o Jota, os dois transformam os 400 S, danificados num acidente, em algo muito mais parecido com um corredor. Após um enorme investimento, o seu Miura, agora pintado de Verde Scuro (verde-escuro), ficou finalmente pronto. Utilizou tantos rebites para unir os painéis da carroçaria que o nome Millechiodi (mil pregos), veio naturalmente. O carro foi restaurado em 2018 e certificado pelo Lamborghini Polo Storico em 2020.
“A dificuldade da certificação relacionada com este carro teve a ver com o seu ‘desvio’ específico das especificações originais”, acrescentou Farmeschi. “Na verdade, uma vez que não se tratava apenas de modificações improvisadas, mas sim de modificações específicas realizadas a um nível muito elevado e bem definidas dentro de um período histórico, não faria sentido trazê-lo de volta ao estado em que se encontrava quando era novo”.
Para as atividades do Lamborghini Polo Storico em St. Moritz, foi convidada a equipa de pilotos “Iron Dames”, composta apenas por mulheres (Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting), que se estrearam recentemente nas 24 horas de Daytona, ao volante de um Huracán GT3 EVO2. Em St. Moritz, tiveram a oportunidade de conduzir o Lamborghini Miura P400 SV, o icónico primeiro supercarro da marca italiana.
O próximo evento do Lamborghini Polo Storico está previsto apenas para o mês de setembro, com a participação no passeio da marca do 60º aniversário, que se irá realizar em Itália.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários