Primeiros MINI produzidos na Alemanha já saíram da linha de montagem
A próxima geração do MINI Countryman vai ser produzida da Alemanha, na fábrica de Leipzig, sendo a primeira vez que um modelo da MINI é produzido inteiramente neste país.
A chegada da próxima geração do MINI, com os seus diversos formatos de carroçaria está cada vez mais próxima. E depois de já termos visto algumas imagens do protótipo da versão mais convencional de três portas, chega o momento da marca nos mostrar as proporções do novo Countryman, também ainda em fase de protótipo. Uma das maiores novidades deste modelo, no entanto, é que será o primeiro MINI a ser totalmente produzido na Alemanha, na fábrica de Leipzig, dividindo a linha de produção com modelos como o BMW Série 1, o Série 2 Gran Coupé e o Série 2 Active Tourer. O início da sua produção em série está previsto ainda para este ano, mas todos os preparativos necessários já estão a ser efetuados nesta fábrica do BMW Group.
“Estamos muito entusiasmados por podermos entregar o primeiro MINI ‘Made in Germany’ aos nossos clientes de forma neutra em termos de emissões de CO2 graças ao fornecimento de energia sustentável da fábrica. Desta forma, o novo MINI Countryman totalmente elétrico demonstra o que a marca representa: o habitual ‘go-kart feeling’ num modo eletrificado, mas com um grande foco numa pegada ambiental mínima”, diz Stefanie Wurst, responsável pela marca MINI.
Petra Peterhaensel, diretora da Fábrica e Sonja Hengstler, gestora de projeto do novo MINI Countryman, são responsáveis pela transformação da fábrica destinada a conseguir uma produção mais sustentável dos componentes dos sistemas elétricos, como as baterias, mas também dos automóveis completos. Uma equipa com cerca de 5.600 trabalhadores produz cerca de 1.000 veículos por dia, sendo a primeira vez em que serão produzidos modelos de duas marcas diferentes do BMW Group, demonstrando a flexibilidade da fábrica de Leipzig, onde também serão produzidas as baterias do sistema elétrico do próximo Mini Countryman.
Para que isso aconteça, o grupo BMW está a expandir a sua capacidade de produção de componentes eletrónicos nas instalações de Leipzig, com cerca de oito linhas de produção até ao ano 2024, o que representa um investimento superior a 800 milhões de euros. Será uma área com cerca de 150 mil metros quadrados e que vai fazer com que sejam adicionados cerca de mil trabalhadores à equipa da fábrica de Leipzig.
Compromisso a longo prazo com a sustentabilidade
A sustentabilidade está nos genes da fábrica de Leipzig. Parte da energia necessária para a produção automóvel pode ser gerada por quatro turbinas eólicas de 190 metros de altura diretamente nas instalações da fábrica de Leipzig. Em 2021, 21,9 GWh de eletricidade foram gerados a partir da energia eólica. Isto corresponde ao consumo anual de eletricidade de mais de 5.000 residências com três habitantes. Desde 2017, a eletricidade gerada pode ser temporariamente armazenada no parque de armazenamento de baterias, que inclui cerca de 700 baterias de alta voltagem dos modelos BMW i3.
“A nossa visão Leipzig é a descarbonização completa da produção através da substituição de combustíveis fósseis por hidrogénio. Na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, somos a primeira fábrica automóvel do mundo a utilizar uma tecnologia de queimadores recentemente desenvolvida na nossa oficina de pintura que pode utilizar hidrogénio verde em vez de gás natural. O hidrogénio já é utilizado na logística da fábrica desde 2013. Atualmente, cinco estações de abastecimento de hidrogénio fornecem energia a mais de 130 camiões industriais movidos a células de combustível, a maior frota da Alemanha”, enfatiza a Diretora da Fábrica, Petra Peterhaensel.
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