Vendas de veículos em fevereiro voltam a registar sinais de retoma
Ainda que ainda não estejamos próximos dos valores registados antes da pandemia, o mercado parece estar a querer recuperar com um aumento das vendas em fevereiro acima dos 30%.
O mercado automóvel ainda se encontra a recuperar depois de um abalo tão forte como o dos últimos anos, estando ainda em valores abaixo dos registados em 2019. No entanto, e face ao ano passado, há um claro sinal de retoma com o número de unidades matriculadas no passado mês de fevereiro a ficar mais de 30 por cento acima do valor do mesmo mês do ano passado. E se considerarmos os valores acumulados dos primeiros dois meses do ano, a subida é ainda maior, com 36,2%, o que também demonstra sinais de evolução positiva.
Desde o início do ano, já há quase 36 mil novos veículos a circular em Portugal, sendo que destes, mais de 30 mil são ligeiros de passageiros. Nesta categoria, ouve mais de 16 mil novas matrículas só no passado mês de fevereiro, sendo que quase metade deste valor (47,9%) é referente a modelos movidos por energias alternativas. Neste capítulo, os automóveis 100% elétricos (BEV), já representam mais de 15 por cento do mercado (15,8%), mas o sistema preferido ainda continua a ser o híbrido sem carregamento externo (HEV), com 17,1%. Os híbridos plug-in (PHEV) estão nos 10,8% e os restantes 4,2% são referentes a outro tipo de soluções como o GPL, por exemplo. Os modelos que ainda contam apenas com um motor térmico dividem-se em 36% para os movidos a gasolina e em 16,1% para os que incluem um motor Diesel.
A competição entre marcas, e apenas no que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, viu novamente a marca do leão a ocupar a primeira posição pódio, com 2243 unidades matriculadas no mês de fevereiro, o que representa uma subida de 23,4% face ao mesmo mês do ano anterior. Na segunda posição encontramos a Renault, com 1240 unidades e em terceiro a BMW, com 1060 unidades. Nos valores acumulados desde o início do ano, é também a Peugeot que se mantém no topo da tabela, há com uma quota de mercado de 11,64% e mais de 3500 unidades matriculadas. Os restantes lugares de topo na tabela, são também ocupados pela Renault, com 2398 unidades, e pela BMW, com 2079.
Os maiores números de crescimento ao longo da tabela de vendas acumuladas em 2023, no entanto, são os de marcas como a Dacia, 123,4%, mas também os da Opel, com 157,5%. A Seat é das marcas que também apresenta um crescimento acima dos 100%, com 104,3%, e a Tesla, que também já faz parte das marcas com mais de mil unidades comercializadas em 2023, conta com um valor de 871,1% face aos valores dos dois primeiros meses de 2022, em que tinha matriculadas apenas 114 unidades.
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