Resultados financeiros da Stellantis revelam lucros de 16,8 milhões de euros
O Grupo Stellantis já anunciou os resultados financeiros referentes a 2022, que revelam receitas líquidas de 179 mil milhões de euros e uma subida de 18% face ao ano anterior.
Stellantis N.V. obteve resultados recorde para o exercício de 2022, com um Resultado Líquido de 16.800 milhões de euros e um Resultado Operacional Ajustado de 23.300 milhões de euros, demonstrando, assim, a rápida evolução do plano “Dare Forward 2030”, com a empresa a ganhar dinâmica em termos de eletrificação, desenvolvimento de software e integração vertical, num período crucial para a indústria.
“Além dos nossos resultados financeiros recorde e da execução rigorosa do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, também demonstrámos a eficácia da nossa estratégia de eletrificação na Europa. Contamos, agora, com tecnologia, produtos, matérias-primas e todo o ecossistema de baterias para liderar esse mesmo percurso transformador na América do Norte, a começar pelos nossos primeiros modelos Ram, 100% elétricos, a partir de 2023, e Jeep® a partir de 2024. O meu profundo agradecimento a cada um dos funcionários e aos nossos parceiros pelos seus contributos para um futuro mais sustentável.”
Carlos Tavares, CEO
A Stellantis está já a caminho de cumprir os compromissos assumidos no plano estratégico “Dare Forward 2030”, enquanto trabalha para preservar a liberdade de mobilidade. Lançado em março de 2022, o plano “Dare Forward 2030” assenta em três pilares fundamentais que irão levar a empresa a atingir as suas ambições financeiras de duplicar as Receitas Líquidas para 300.000 milhões de euros até 2030 (em comparação com 2021), ao mesmo tempo sustentando margens de dois dígitos em termos de Resultado Operacional Ajustado (AOI) ao longo da década.
ENVOLVIMENTO: A Stellantis tem a ambição de tornar-se 100% neutra em carbono até 2038, com uma meta intermédia de redução das emissões de carbono para metade até 2030, em comparação com os níveis de 2021. Em 2022, a empresa reduziu a sua pegada de carbono industrial e em termos imobiliários em 11%. À medida que se esforça para se tornar líder em satisfação do cliente, a Stellantis alcançou uma redução de ∼30% nas taxas de defeitos em veículo a três meses, após entrega ao cliente final. Todos os principais processos de RH da empresa foram alinhados com seus compromissos de diversidade e de inclusão, e 27% dos cargos de liderança são, agora, ocupados por mulheres, visando os 30% até 2025.
TECNOLOGIA: O impulso de eletrificação da Stellantis acelerou com um aumento de 41% nas vendas globais de Veículos Elétricos a Bateria (BEV) face ao ano anterior, para 288.000 veículos em 2022. Com 23 modelos BEV agora no mercado, o portefólio de BEV irá mais do que duplicar para 47 modelos até ao final de 2024, em linha com a meta de contar com mais de 75 BEV a nível mundial e vendas globais de BEV de 5 milhões de unidades até 2030. De destacar o facto da marca Jeep ter desvendado a primeira fase da sua ofensiva BEV, com o lançamento do Jeep Avenger, o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico e, agora, “Carro do Ano 2023” na Europa. Também estreou os Jeep Recon e Wagoneer “S” totalmente elétricos, ambos destinados ao mercado norte-americano e a outros grandes mercados globais. Seguiu-se-lhe a marca Ram, ao desvendar, no início deste mês, a tão aguardada versão de produção da 100% nova e 100% elétrica Ram 1500 VER, modelo que estará disponível no 4º trimestre de 2024.
A Stellantis é n.º 1 nas vendas de Veículos Comerciais BEV na EU30 e n.º 2 nas vendas Globais de BEV na EU30, com o Fiat Novo 500 como o BEV mais vendido em Itália e o Peugeot e-208 como o mais vendido em França. A empresa ocupa a 1ª posição nas vendas de Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) nos EUA, com o Jeep Wrangler 4xe como o PHEV mais vendido nos EUA e no Canadá.
A empresa confirmou as localizações para cinco gigafábricas (três na Europa e duas na América do Norte), com a Automotive Cells Company, Samsung SDI e LG Energy Solution. Com a integração vertical de matérias-primas a manter-se um foco principal, foram assinados acordos separados com a Vulcan Energy, Controlled Thermal Resources, Alliance Nickel Limited (anteriormente GME Resources Limited), Element 25 e Terrafame.
A Stellantis aprofundou a sua parceria estratégica com a Archer, anunciando planos para o fabrico conjunto do Midnight, a principal aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, que visa aliviar o congestionamento do transporte urbano. Para acelerar o desenvolvimento das suas ofertas a hidrogénio, a empresa anunciou planos para a compra de uma participação na Symbio, líder global em mobilidade de hidrogénio com emissões zero. Para além disso, a Stellantis Ventures fez 10 investimentos em start-ups, sendo três os projetos a lançar em 2023.
Os avanços de software da Stellantis ganharam terreno com as fortes parcerias com a Amazon, Foxconn e Qualcomm, a contratação de mais de 1.500 engenheiros de software e cerca de 700 graduados da Software and Data Academy. Entretanto, o desenvolvimento das plataformas de software STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive está a progredir. Os testes com protótipos em estrada começarão no segundo semestre de 2023, com o arranque da produção da tecnologia no final de 2024. Com a aquisição da aiMotive, a Stellantis aprimorou as suas valências no domínio da inteligência artificial e das tecnologias principais de condução autónoma. A aquisição complementa os trabalhos em curso com a BMW e a Waymo.
A estratégia de crescimento em termos de software está no caminho certo para atingir as metas definidas para 2030, de 20.000 milhões de euros de Receitas Líquidas e de cerca de 40% de Margem Bruta, já que o negócio cresceu 25% em 2022 vs. 2021. No final do ano, o parque de viaturas conectadas monetizável da Stellantis (baseado no parque circulante de 5 anos) era de cerca de 13 milhões de veículos, visando cerca de 34 milhões até 2030. A STLA Brain e os esforços de padronização de sistemas e soluções existentes visam reduzir mais de 50% o número de unidades de controlo eletrónico por veículo.
VALOR: A Stellantis deu prioridade aos seus sete negócios adicionais para complementar o seu core business, tendo registado um crescimento face ao ano anterior.
• As operações U.S. Finco continuam a expandir-se, com o envolvimento, até à data, de cerca de 90% dos concessionários norte-americanos.
• Apresentação de uma abrangente estratégia de Economia Circular, incluindo o primeiro Hub de Economia Circular em Itália e uma parceria estratégica com a Qinomic para desenvolver a validação do conceito da reconversão elétrica de veículos comerciais ligeiros.
• O Aramis Group reforçou a sua liderança em vendas de automóveis usados online na Europa com aquisições em Itália e Áustria. A empresa também está a expandir as vendas online de veículos usados com o lançamento da Spoticar na América do Norte em 2023.
• Mobilisights, uma unidade de negócios independente totalmente dedicada ao crescimento do negócio de dados como serviços empresarias, lançada em janeiro de 2023.
É de destacar que todas as regiões estão a crescer e a registar rentabilidades recorde. O “Terceiro Motor” – Médio Oriente & África, América do Sul, China e Índia & Ásia-Pacífico – registou um crescimento de receitas líquidas de 34% face ao exercício anterior, tendo mais do que duplicado o seu contributo em AOI para 3.800 milhões de euros em 2022, fazendo progressos para atingir a meta de mais de 25% de receita líquida global da empresa até 2030.
O que a Stellantis demonstrou nos seus primeiros dois anos é apenas um vislumbre do grande impacto que a empresa espera ter nos ecossistemas de mobilidade no futuro.
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