Dacia Jogger Hybrid 140 Extreme já está em Portugal e já o conduzimos
A apresentação internacional à imprensa da versão híbrida do Dacia Jogger está a decorrer em Portugal, na zona de Lisboa e arredores, e já marcámos presença para um primeiro contacto ao volante desta nova e importante opção.
Lembram-se de quando jogávamos à Batalha Naval numa folha de papel quadriculado e surgia aquele momento em que acertávamos pela primeira vez no porta-aviões? Bem, é mais ou menos essa a sensação com que ficamos depois de conhecer a versão híbrida do Dacia Jogger, a marca acaba de dar um verdadeiro tiro no porta-aviões, sendo que o porta-aviões em questão é o segmento C do mercado nacional.
O mais recente modelo da Dacia surpreendeu-nos com o seu formato peculiar, mas também com a capacidade de resposta a diversos segmentos de uma só vez. Ao mesmo tempo, o Jogger é quase uma carrinha, uma espécie de SUV e um monovolume de sete lugares. O visual estranho, mas bastante robusto e detentor de um aumento de qualidade face a outros modelos da marca, deixou-o quase como a opção preferida de toda a gama, tirando a simplicidade do Sandero e o motor 100% elétrico do Spring. Além disso, o facto de estar disponível numa versão a GPL, também conquistou a atenção de diversos condutores, que procuravam uma solução de mobilidade mais económica.
É precisamente neste ponto que o novo Jogger Hybrid começa a acertar nas melhores coordenadas do campo de batalha, na tal folha de papel quadriculado. É que, por 28.800 euros, o Jogger é o automóvel familiar equipado com um sistema híbrido mais acessível do mercado, com a vantagem deste valor ser referente à versão SL Extreme de sete lugares, que é a mais recheada e completa de toda a gama.
Quanto ao sistema híbrido, trata-se precisamente do mesmo sistema que a Renault estreou no Clio há uns anos. Inclui uma motorização térmica a gasolina de 1,6 litros e dois motores elétricos. Um está destinado a locomover o Dacia com os seus quase 50 cavalos de potência, deixando o motor térmico desligado durante bastante tempo, e o outro, é um HSG (High-Voltage Starter Generator – motor de arranque/gerador de alta voltagem). Tudo isto, combinado com uma caixa de velocidades multimodo sem embraiagem e alimentado por uma bateria de 1,2 kWh, engenhosamente instalada sob a terceira fila de assentos e que não altera em nada o espaço no habitáculo ou na bagageira.
Ao volante desta nova opção híbrida da gama Jogger, o início da viagem faz-se sempre em silêncio e em modo 100% elétrico, perfeito para as primeiras manobras, mas depois, assim que o sistema precisa de um pouco mais de força, lá se liga o motor de combustão, de uma forma subtil e que nos é indicada não apenas pelo som do mesmo, mas também pela indicação da transmissão de energia em tempo real que temos disponível na instrumentação. Por se tratar de um sistema híbrido (e não de um híbrido plug-in), o carregamento da bateria é efeito automaticamente pelo sistema, através da captação de energia nos momentos de desaceleração e de travagem. E em cidade, onde é muito mais comum que estes momentos aconteçam, a Dacia afirma que o Jogger Hybrid 140 pode funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo, para uma poupança de combustível de 40%, quando comparado com um motor a gasolina, equivalente, e com estilos de condução semelhantes. Além de que ainda é possível utilizar o modo ‘B’ da caixa de velocidades, de forma a aumentar a capacidade de regeneração de energia do sistema.
Em conjunto, o sistema híbrido do Dacia Jogger Hybrid tem uma potência combinada de 140 cavalos, que lhe permite prestações como a aceleração dos 80 aos 120 km/h, por exemplo, em 8,8 segundos, e uma velocidade máxima de 160 km/h. E no que diz respeito às médias de consumo, a unidade que tivemos oportunidade de testar, tanto em ambiente urbano como em autoestrada, sentiu-se muito confortável em manter os valores indicados no computador de bordo nos 4,3 litros, um valor que até fica abaixo dos 4,8 litros declarados pela marca.
De resto, e por 28.800 euros, além de um híbrido, recebemos também um Dacia Jogger SL Extreme de sete lugares, com uma boa versatilidade e espaço a bordo, que certamente fará as delícias de muitas famílias, que se vão desafiar a conseguir as médias de consumo mais comedidas, mas também a vencer o tal jogo de batalha naval, usando os tabuleiros existentes nas costas dos assentos dianteiros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários