Mazda CX-60 está prestes a receber o prometido Diesel de seis cilindros
Além da versão híbrida plug-in, o novo Mazda CX-60 tinha previsto um novo motor Diesel de seis cilindros e 3,3 litros de cilindrada. E ele aqui está, prestes a chegar ao mercado nacional, tal como prometido.
Um dos destaques do lançamento do novo Mazda CX-60 foi a promessa da Mazda em lançar um novo motor Diesel de seis cilindros em linha e 3,3 litros de cilindrada, contrariando a tendência de mercado, que está a fugir totalmente das opções a gasóleo, a tolerar apenas por enquanto os motores a gasolina e a concentrar-se quase em exclusivo na eletrificação. Mas no que diz respeito às promessas da Mazda, a grande verdade é que os engenheiros de Hiroshima têm uma grande tendência para as cumprir e ainda fazer com que fiquemos surpreendidos com isso, pelo que este novo e-Skyactiv D tem um potencial enorme.
Ao contrário do que as tendências nos tentam incutir, ainda há diversas pessoas para quem a eletrificação não faz muito sentido, que continuam a ter de percorrer diversos quilómetros e não desejam estar dependentes de um ponto de carregamento nem das horas que a carga pode implicar. E para essa fatia de consumidores, um motor Diesel ainda continua uma das melhores opções.
Com esta ideia em mente, a Mazda desenvolveu uma nova opção para a família de motorizações e-Skyactiv, numa configuração de seis cilindros em linha e uma capacidade de 3,3 litros, que aposta num bom valor de potência e binário, mas também numa gama de emissões poluentes otimizada e muito reduzida.
Um dos maiores destaques é a nova tecnologia de combustão DCPCI (Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition), que permite aumentar os níveis de eficiência, para uma mais ágil resposta à aceleração, enquanto vai ao encontro da futura regulamentação em termos de emissões, aumentando a eficiência térmica em mais de 40% em parte significativa da faixa de rotações. É este um dos sistemas que deixa esta nova aposta da Mazda como um dos motores Diesel mais “limpos” do mundo.
Além disso, foi também adotada uma configuração de seis cilindros em linha, pelo simples facto de gerar menos vibrações, contribuindo para uma condução mais tranquila e silenciosa. No entanto, a estrutura otimizada pela Mazda desde o início do desenvolvimento desta mova motorização ajudou a que o peso do motor fosse mais reduzido e muito aproximado ao de um Diesel de quatro cilindros.
Para otimizar o seu funcionamento e tornar o conjunto ainda mais eficiente, a Mazda também integrou um sistema MHEV de 48V, capaz de gerar mais 153Nm de binário, que ajuda a melhorar o desempenho deste novo motor, tal como os quatro modos de condução do Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive).
O novo motor e-Skyactiv D de 3,3 litros estará disponível com o novo Mazda CX-60 em dois patamares distintos. No de entrada, a potência será de 200 cavalos e a tração será feita às rodas traseiras, mas também estará presente uma versão com uma potência de 254 cavalos, disponibilizada em conjunto com uma nova caixa automática de oito relações e a um sistema de tração integral i-Activ All-Wheel Drive. No entanto, é com a primeira opção que este 3.3 de seis cilindros anuncia uma média de consumo em torno dos cinco litros.
O novo Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, com as duas variantes de potência e sistema de transmissão. Os preços da versão de 200 cavalos começam nos 66.058 euros da versão Prime-Line e servem de ponto de partida para uma gama com quatro níveis de equipamento e diversas configurações. No caso da versão de 254 cavalos e tração integral, o valor base é de 71.384 euros, com três patamares de equipamento e quase 50 configurações disponíveis.
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