Mini vai mesmo lançar uma versão 100% elétrica do seu Cooper Cabrio
O Mini Cooper SE Cabrio vai mesmo chegar ao mercado antes da próxima geração do Mini, mas numa edição especial de produção limitada a apenas 999 unidades e que apenas estará disponível na Europa.
No início do verão do ano passado, a Mini esteve em tour pelo mundo com uma unidade única do Mini Cooper SE Cabrio, chegando mesmo a passar por Lisboa para uma sessão fotográfica. Além do silêncio e diversos elementos que nos remetiam para a versão de três portas que já conhecíamos, este Mini que passou por Lisboa tinha também uma inscrição nas laterais que nos dizia que “This Toy is Electric”, ou seja, que este brinquedo era elétrico. O interesse por esta possibilidade foi incrível e despertou muitas mensagens para a marca que se traduziam em “por favor, produzam-no e vendam-no já!”, mas a Mini continuou a afirmar que se tratava apenas de um exemplar único e que não estava prevista a sua comercialização, deixando a entender que seria apenas uma forma de sondar o público a nível mundial para uma eventual versão descapotável totalmente elétrica da próxima geração deste modelo. No entanto…
Oito meses depois deste tour da unidade única do Mini Cooper SE Cabrio, esta opção vai mesmo ser comercializada, ainda que numa edição especial de apenas 999 unidades e que apenas estará disponível no mercado europeu, mesmo a tempo dos dias mais quentes do próximo verão, uma vez que a chegada está prevista para o mês de abril.
O visual será muito semelhante ao da versão Cabrio que já conhecemos e com um nível de acabamentos muito inspirados na versão Resolute com diversos elementos num tom bronze. A carroçaria, no entanto, terá disponíveis apenas duas tonalidades: Enigmatic Black e White Silver, com todos os logos e o “E” que anuncia a presença da versão elétrica pintados de negro. Além disso, as jantes de 17 polegadas têm o mesmo desenho dos “quadrados de canto redondo” que já faziam parte da opção de três portas, e na lateral, está um logo que identifica esta edição especial com o desenho do “E” e a inscrição “1 OF 999”.
O interior é caracterizado pelos assentos desportivos com o design Mini Yours Leather Lounge, com aquecimento e regulação da extensão da base do assento, mas também pelo volante multifunções desportivo forrado em pele sintética. Diversos dos acabamentos são em Piano Black, brilhante, mas há diversos detalhes no tom amarelo que caracteriza a versão 100% elétrica, tal como o comando start/stop mesmo no centro da consola. E tudo, além de um nível de equipamento já com um recheio bastante “simpático”, seja em elementos de conforto ou sistemas de ajuda à condução.
Quanto ao sistema elétrico, o pequeno Mini Cabrio com 3,85 metros de comprimento recebe precisamente o mesmo motor elétrico de 184 cavalos da versão já existente, que lhe permite uma distribuição de peso otimizada graças ao seu formato compacto e prestações como os 8,2 segundos que demora a acelerar dos 0 aos 100 km/h. Os 160 litros de capacidade da bagageira são precisamente os mesmo da versão “não-elétrica”, a autonomia prevista para esta nova versão ronda os 201 quilómetros em ciclo WLTP e a média de consumo indicada pela marca é de 17,2 kWh para cada 100 quilómetros.
A maior das vantagens, no entanto, é que até aos 30 km/h, a capota de lona decorada com uma enorme Union Jack, pode ser aberta ou fechada em menos de 20 segundos, dando acesso a um mundo muito mais apetecível de captação de vitamina D, de que tanto precisamos. Se a abertura total da capota for muito radical, há sempre a hipótese de a colocar numa posição que simula uma espécie de teto de abrir de tamanho mais convencional.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários