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Nissan põe à prova a sua gama e-4ORCE nas estradas geladas dos Pirenéus

By on 15 Fevereiro, 2023

Num cenário que supera a grande maioria dos casos diários de utilização, os dois mais recentes modelos da Nissan com a tecnologia e-4ORCE tiveram de enfrentar diversos desafios.

A Nissan está a apostar fortemente no seu sistema de dois motores elétricos e quatro rodas motrizes, mais conhecida por e-4ORCE, que faz parte dos seus modelos mais recentes, sejam híbridos ou totalmente elétricos. E para demonstrar e continuar a testar o seu desempenho nas condições mais adversas, levou os seus dois modelos mais recentes até aos Pirenéus, usando traçados de aderência mais complicada e outras situações mais exigentes, passando por três países.

Para começar, a base foi mesmo Andorra, onde se encontra a pista gelada permanente a uma altitude mais elevada, nos 2.400 metros, sendo este o ambiente perfeito e controlado para conseguir testar o desempenho deste novo sistema.

A designação e-4ORCE começa por referir a presença de um sistema que alimenta as rodas exclusivamente com eletricidade através do seu “e”. O algarismo “4” representa a tração, que é feita nas quatro rodas. No caso do Nissan Ariya é mais simples de entender, pois existe apenas um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, que oferecem uma potência máxima de 306 cavalos e um binário de 600Nm e ajudam o Ariya a acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

No caso do X-Trail há também um motor térmico a gasolina de 1,5 litros na equação, mas a sua presença não está destinada a alimentar as rodas e sim a carregar o sistema elétrico e a sua bateria. Para locomover o X-Trail e tal como acontece com o Ariya, estão presentes dois motores elétricos, um em cada eixo, que passam potência para as quatro rodas. O dianteiro oferece uma potência de 150 kW e o traseiro contribui com 100 kW. Em conjunto, e sem estarem ligados mecanicamente, conseguem oferecer 213 cavalos de potência ao X-Trail e um sistema de quatro rodas motrizes que, segundo a Nissan, oferece uma resposta de binário no eixo posterior cerca de dez mil vezes mais rápida do que um convencional sistema de tração integral.

Em cenários de aderência mais reduzida, a Nissan garante que o seu sistema e-4ORCE tem um desempenho claramente acima de um sistema de tração integral mais convencional, uma vez que a distribuição de potência entre os dois eixos é muito mais rápida, oferecendo uma capacidade de tração muito superior.

Desta forma, seja em cima de gelo, neve, em estradas molhadas, em dias de chuva ou nas mais variadas situações de fraca aderência, os dois novos modelos da Nissan oferecem  uma condução muito mais segura e tranquila, mas também movimentos longitudinais da carroçaria muito mais controlados nos momentos de travagem e desaceleração, que são controlados por este sistema com o objetivo de garantir o máximo de eficácia em termos de regeneração de energia.

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