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Já foram produzidos mais de 22 milhões de automóveis na fábrica de Sindelfingen

By on 11 Fevereiro, 2023

São muitas as metas que as fábricas de automóveis vão registando em termos de produção, mas 22 milhões de automóveis construídos é um valor que não está ao alcance de todos.

Em funcionamento desde 1915 e com mais de um século de história, a fábrica alemã da Mercedes-Benz localizada em Sindelfingen é conhecida como a Factory 56, mas também como um centro de excelência para a produção de automóveis de luxo desde o início dos registos em 1946.

É uma unidade de produção sempre em constante desenvolvimento e onde são produzidos os modelos de topo da Mercedes-Benz ou mesmo da Mercedes-Maybach. E mais recentemente, também os da Mercedes-EQ, através da gama EQS, que viu registadas mais de 19 mil unidades no ano passado. Aliás, a vigésima milionésima unidade produzida é justamente um Mercedes EQS na versão 580 4Matic, com a carroçaria pintada no tom Vermelho Hyachinth da Manufaktur.

Além do EQS, são também produzidas na Factory 56 de Sindelfingen todas as unidades do Mercedes Classe, seja a versão híbrida, a assinada pela Maybach ou mesmo a versão “Guard”, a blindada. E das mesmas linhas de montagem saem também modelos como o AMG GT de quatro portas, bem como todos os Classe E, GLC e CLS. Segundo a marca, cada novo modelo e versão que possa surgir, é facilmente integrado nesta linha montagem, tal é o patamar de eficiência e qualidade desta unidade de produção.

“Congratulo os meus colegas em Sindelfingen pelo impressionante aniversário da produção de 22 milhões de automóveis. Flexível, digital, eficiente e sustentável: Sindelfingen é e irá continuar a ser o nosso centro de excelência para automóveis de luxo na rede de produção mundial. Sindelfingen tem uma história impressionante e ao mesmo tempo está idealmente posicionada para o futuro: a fábrica principal de automóveis do segmento de luxo irá produzir modelos utilizando a plataforma AMG.EA de automóveis elétricos a partir de 2025.”

Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG, Gestão da Produção e Cadeia de Fornecimento

A fábrica de Sindelfingen emprega atualmente cerca de 35 mil colaboradores e inclui todas as áreas necessárias para a produção de automóveis, sendo nas suas instalações que funcionam os departamentos de planeamento e a gestão central de aprovisionamento e de fornecedores. Sindelfingen é também a casa do Departamento de Investigação, Desenvolvimento e Design da Mercedes-Benz Group AG.

“Sindelfingen é uma das fábricas de automóveis mais antigas da nossa marca. As ‘carroçarias de Sindelfingen’ dos anos 20 do século XX também são lendárias. Representam uma era dourada dos automóveis topo de gama da Mercedes-Benz com carroçarias para os mais elevados requisitos de uma única fonte. Estes destaques são uma parte importante do nosso património.”

Marcus Breitschwerdt, diretor do Departamento de Património da Mercedes-Benz

Originalmente fundada em 1915 como uma fábrica de aeronaves, a produção de automóveis em Sindelfingen teve início apenas em 1919, sendo que o primeiro modelo aqui produzido foi o Mercedes-Knight 16/45 CV. Desde essa altura até à atualidade, são muitos os marcos históricos aqui registados, sendo que a própria Mercedes-Benz efetuou uma fantástica lista com alguns dos mais importantes.

  • 1915: A Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) adquire 51 hectares de terreno em Sindelfingen para construir uma fábrica de aeronaves e uma fábrica de carroçarias de automóveis.
  • 1916: Início da construção do primeiro hangar de montagem de aeronaves. O edifício ainda existe atualmente.
  • 1917: Entrega da primeira aeronave com motores Daimler da fábrica de Sindelfingen.
  • 1918: A fábrica, anteriormente sob a gestão de Untertürkheim, torna-se independente / O departamento de carroçarias de Untertürkheim inicia a transferência para Sindelfingen.
  • 1919: Início da produção de carroçarias de automóveis. O primeiro automóvel é o Mercedes-Knight 16/45 CV / Sindelfingen produz mobília como produtos de emergência.
  • 1924: Após uma viagem de estudo aos EUA, Wilhelm Friedle, que mais tarde se tornou diretor de operações, envolveu-se na modernização da oficina de carroçarias baseada no modelo da Ford Motor Company.
  • 1928: Conversão da oficina de prensas da produção manual de peças singulares para a produção em série com prensas de estampagem profunda.
  • 1930s: Implementação e reestruturação da linha de montagem.
  • 1946: O 170 V (W 136) foi fabricado nas variantes de caixa aberta, furgão e ambulância, desde 1947, e também como limousine de quatro portas. Isto assinala o início da produção de automóveis ligeiros de passageiros após a segunda guerra mundial.
  • 1952: O centésimo milésimo automóvel ligeiro de passageiros de Sindelfingen desde 1946 foi um Mercedes-Benz 170 S (W 136).
  • 1953: Estreia do Mercedes-Benz 180 (W 120) “Ponton” em Sindelfingen. Primeiro automóvel ligeiro de passageiros da Mercedes-Benz com carroçaria autossustentável.
  • 1954: Início da produção do 300 SL (W 198), desde 1955 também o 190 SL (W 121).
  • 1959: Início dos primeiros testes sistemáticos de colisão em Sindelfingen.
  • 1962: O milionésimo automóvel ligeiro de passageiros da produção pós-guerra é lançado da linha de produção da fábrica de Sindelfingen: um Mercedes-Benz 220 SE “tail fin” (W 111).
  • 1966: Sindelfingen produz pela primeira vez mais de 200.000 automóveis ligeiros de passageiro num só ano.
  • 1969: Em maio, pela primeira vez a fábrica produz mais de 1.000 automóveis por dia.
  • 1971: 2ª Conferência Internacional de Melhoria da Segurança dos Automóveis em Sindelfingen, onde a Mercedes-Benz apresenta o ESF 05, um automóvel experimental de estudo de segurança.
  • 1972: A primeira linha de transferência totalmente robotizada da Europa entra em funcionamento na oficina de carroçarias / Início da produção da série de luxo 116, designada de “Classe S” pela primeira vez.
  • 1976: Aumento da capacidade de produção para 430,000 automóveis por ano até 1986.
  • 1979: A automação parcial das linhas de produção é implementada com o início da produção da série 126 do Classe S.
  • 1981: Abertura do novo centro do cliente para o levantamento pessoal de novos automóveis.
  • 1994: Cerimónia inovadora para um novo centro de desenvolvimento e preparação / Início a nível nacional da adoção de pinturas de carroçaria aquosas.
  • 1995: Abertura do primeiro centro mundial de consultoria de pinturas ‘designo’.
  • 1998: Inauguração do Centro de Tecnologia Mercedes-Benz.
  • 2000: Inauguração do centro de realidade virtual mais moderno da indústria automóvel.
  • 2002: Abertura do Centro de Excelência para as marcas de luxo Maybach e SLR McLaren / É iniciado o transporte de automóveis por comboios de carruagens fechadas.
  • 2006: Nova fábrica para a construção de protótipos e novas gerações de automóveis.
  • 2009: Entrada no processamento de plásticos para peças de carroçaria com a tampa da bagageira do Classe CL da série C 216, fabricada em plástico reforçado de fibra de vidro.
  • 2014: O método de produção de estampagem assistida por calor é utilizado pela primeira vez no arranque da produção do novo Classe S Coupé / Início da produção do Mercedes-AMG GT (série 197).
  • 2015: Celebração do centenário. A fábrica emprega cerca de 37.000 colaboradores / O vigésimo milionésimo automóvel é fabricado em Sindelfingen, um S 500 e Plug-in Hybrid da série 222.
  • 2016: Abertura do Centro de Tecnologia para a Segurança de Automóveis.
  • 2018: Início da construção da Factory 56 para as máximas flexibilidade e eficiência possíveis.
  • 2020: Inauguração da Factory 56 e início da produção do novo Mercedes-Benz Classe S (série 223).
  • 2021: Início da produção do EQS (série 297): o primeiro modelo elétrico de luxo na variante limousine a ser lançado da Factory 56.
  • 2022: Início da produção da última geração do GLC (série 254) e abertura do Centro de Software para Automóveis Elétricos
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