Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

A importância de boas fotografias num anúncio

By on 3 Fevereiro, 2023

Quando quiser vender o seu carro, o mais natural é começar por publicar um anúncio online. Neste caso, uma das parte mais importantes serão mesmo as fotografias. Descubra como as pode tirar e alguns truques que poderão captar a atenção de interessados, face a outras publicações com um automóvel idêntico, mas com imagens menos cuidadas.

Arriscamo-nos a afirmar que qualquer procura por um carro usado, atualmente, começa sempre na internet e em diversos dos portais de vendas existentes, especializados em automóveis ou não. No entanto, se há algo que faz sempre toda a diferença, é uma boa fotografia. Na maioria dos casos, os anúncios que não têm imagens nem sequer são abertos e os que têm imagens, mas com pouca qualidade, não ficam abertos durante muito tempo.

Num exemplo prático, podemos referir “aquele” anúncio de um carro que até poderia ser bastante interessante, mas do qual só tem fotografias da parte de trás e nenhuma da frente nem do interior. Dá logo que desconfiar, certo? Na impossibilidade de ir ver ao vivo todos os automóveis que gostaria, há visitas virtuais que podem quase tão importantes como o momento em que vamos ver o carro ao vivo. E para que haja a melhor clareza possível num anúncio, as fotografias devem ser mais cuidadas. Além disso, atualmente, a maioria dos telefones já conta com uma boa camara, capaz de fotos fantásticas para serem publicadas online.

Qualidade, mas também quantidade

Comece por escolher, sempre que possível, um local com uma boa iluminação e não o interior de uma garagem escura com um carro encostado a uma parede, por exemplo. Para começar, será necessária uma boa foto de abertura, que será aquela que irá usar como imagem de destaque. Na maioria dos casos será uma com o carro colocado a três quartos de frente, para que se veja a secção dianteira e um pouco da lateral, bem como um pouco da jante. Depois disso, será necessária uma semelhante, mas de traseira, uma da lateral, outra mesmo de frente e mesmo de traseira. De seguida, pode tirar fotos a pormenores, designações, indicações de versão e motorização e a eventuais danos que o carro possa ter.

Passando para o interior, idealmente, deverá começar com uma imagem da posição de condução, outra do tablier completo, dos assentos dianteiros e traseiros, da bagageira e dos quilómetros, se possível com toda a instrumentação ligada de forma a demonstrar que não existem luzes de erro acesas, por exemplo. E no caso de existir algum equipamento extra ou com um destaque acima do normal, como um sistema de som mais elaborado, por exemplo, este também vai merecer uma foto dedicada.

Para terminar, se desejar, poderá ir abrindo todas as imagens uma-a-uma e fazer um pouco de edição, ajustando a exposição e o brilho, a saturação (cor) e até o enquadramento. Não precisa de ser entendido em Photoshop para o fazer. Muitas vezes, a aplicação de fotos nativa do telefone já permite edição e se as passar para o computador, há softwares de edição de imagem gratuitos na Internet.

Num patamar profissional

Em alguns casos, já há concessionários que recorrem à ajuda de fotógrafos profissionais, capazes de realizar sessões fotográficas fantásticas que vão certamente melhorar o valor de comercialização de cada modelo, ou pelo menos, fazer com que o seu anúncio seja visualizado muito mais vezes. Noutros casos, há também concessionários que já têm uma área específica, numa zona com uma iluminação melhorada e onde são fotografados todos os modelos que têm em stock. O que muitas vezes acontece é que, neste caso, há muitos anúncios que têm apenas uma imagem de cada carro, com o objetivo de fazer com que o potencial interessado vá à procura de mais informações no local, por exemplo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)