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DS Automobiles terá uma forte presença no Rétromobile deste ano

By on 26 Janeiro, 2023

Será já no início de fevereiro que se realiza mais uma edição do Rétromobile, em Paris, fundindo da melhor forma o passado com o presente e o futuro, através de automóveis únicos, carregados de história.

O salão Rétromobile de Paris já é conhecido por se trata de uma experiência um pouco diferente do habitual. Os modelos que o compõe, na maioria dos casos, são aqueles que ajudaram a criar uma história, ainda que também estejam presentes aqueles cuja história ainda não foi escrita.

Desta forma, na edição deste ano, a DS Automobiles será uma das marcas com uma forte presença, uma vez que ter em exposição quatro incríveis modelos da sua história: DS E-Tense Performance e o DS 9 E-Tense 4×4 360, lado a lado com o SM Prototype (1973) e o DS 21 Injection Électronique (1970). Antes disso, e para que possamos conhecer alguns dos seus detalhes, é a própria marca a dar início a mais uma edição do Rétromobile, falando-nos mais um pouco sobre cada um dos automóveis que terá presentes.

SM PROTOTYPE (1973)

Exemplar de testes de condução, este protótipo foi projetado para avaliar a aceleração aumentada em termos de tração e de estabilidade direcional a alta velocidade. Através de controlos e dispositivos de medição, o SM PROTOYPE permite correções no alinhamento do banco ou em configurações como a distribuição de peso, a rigidez da suspensão ou a repartição do rolamento, tudo durante a condução. Este protótipo de 340 cavalos foi usado para desenvolver modelos de competição baseados no SM.

  • Coupé curto do tipo short-tail com 2 portas e 2 lugares.
  • Motor Maserati de 3,0 litros com 4 árvores de cames à cabeça, 3 carburadores duplos Weber, 4 válvulas por cilindro. Potência real: 340 cv.
  • Suspensão hidráulica dianteira e traseira.
  • Comprimento: 4,35 m / Largura: 1,71 m / Altura: 1,10 m (parado) / Peso: 1.169 kg.
  • Velocidade máxima: 285 km/h.

DS E-TENSE PERFORMANCE (2022)

Projetado para ser um super laboratório de elevado desempenho, o DS E-TENSE PERFORMANCE foi concebido pela área DS PERFORMANCE após a conquista de dois títulos de Pilotos e dois de Equipas no Campeonato de Fórmula E. Durante a sua primeira série de testes, o DS E-TENSE PERFORMANCE percorreu mais de 3.000 quilómetros e registou uma marca de 2,0 segundos dos 0 aos 100 km/h. A mecânica é composta por dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW atrás), representando 815 cv em aceleração, mas também com regeneração e um binário de 8.000 Nm na roda. Derivados diretamente dos desenvolvimentos da DS PERFORMANCE na Fórmula E, estes dois motores elétricos apresentam uma potência notável.

  • Coupé de 2 portas e 2 lugares.
  • Motores elétricos com 340 cv (à frente) e 475 cv (atrás).
  • Potência total: 815 cv.
  • Comprimento: 4,70 m / Largura: 1,95 m / Altura: 1,28 m / Peso: 1.250 kg.
  • Velocidade máxima: 250 km/h.

DS 21 PALLAS INJECTION ÉLECTRONIQUE (1970)

Referência para um século de automobilismo, o DS estabeleceu-se como um mito desde a sua primeira aparição em Paris, em 1955. De design revolucionário, introduziu muita tecnologia, nomeadamente a suspensão hidropneumática, a direção assistida, a caixa de velocidades de controlo hidraulico, travagem assistida, com travões de disco à frente, e uma direção que faz girar o eixo das rodas. Apresentado inicialmente com um motor de 75 cv, o DS tornou-se cada vez mais eficiente. Em setembro de 1969 tornou-se no primeiro automóvel de produção francês a oferecer injeção electrónica, atingindo os 139 cv com um motor de 2.175 cc, para uma velocidade máxima superior a 185 km/h.

  • Berlina de 4 portas e 5 lugares.
  • Motor de 2,2 litros, injeção electrónica. Potência real: 139 cv.
  • Suspensão hidráulica à frente e atrás.
  • Comprimento: 4,80 m / Largura: 1,79 m / Altura: 1,47 m (parado) / Peso: 1.170 kg.
  • Velocidade máxima: 185 km/h.

DS 9 E-TENSE 4×4 360 (2022)

O DS 9 aproveita a excelência da experiência do luxo francês com um interior exclusivo, projetado e confecionado pelas mulheres e homens da equipa de Cores e Materiais e pelos artesãos da DS Automobiles, sediados na zona de Paris. Convertido em França pela equipa da DS PERFORMANCE, o DS 9 E-TENSE 4×4 360 representa o melhor da tecnologia da DS Automobiles. Com um bloco a gasolina PureTech de 200 cavalos, combinado com dois motores elétricos de 81 kW (110 cv) à frente e 83 kW (113 cv) na traseira, e um conjunto de ajustes especiais, o DS 9 E-TENSE 4×4 360 demonstra uma performance de vanguarda: 0-100 km/h em 5,6 segundos e 1.000 metros com arranque parado em 25,0 segundos.

  • Berlina de 4 portas e 5 lugares.
  • Mecânica plug-in híbrida com um bloco de 1.598 cc, com 200 cv, e dois motores elétricos com 100 cv (frente) e 113 cv (atrás). Potência total: 360 cv.
  • Suspensão DS ACTIVE SCAN com controlo por câmera.
  • Comprimento: 4,93 m / Largura: 1,93 m / Altura: 1,46 m / Peso: 1.931 kg.
  • Velocidade máxima: 250 km/h.
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