Mesmo depois de um ano cheio de novidades, a BMW M ainda tinha uma surpresa
O ano em que se comemoraram os 50 anos da BMW M foi sempre feito no “Red Line”, com a presença em diversos eventos e o lançamento de novos modelos. Mas agora, que a festa acabou, ninguém foi descansar. Conheça o novo BMW M3 CS!
Com o objetivo de começar o ano da melhor forma possível e sem que se perca o incrível ritmo registado ao longo de 2022, a BMW M acaba de apresentar a nova versão CS, destinada ao M3. Depois de os engenheiros da marca terem passado tanto tempo a desenvolver o M4 CSL e o 3.0 CSL, houve inúmeras boas ideias que nunca deveriam ser colocadas numa gaveta, pelo que a marca optou antes por fazer renascer outra das suas designações especiais, a CS.
Está destinada ao BMW M3 e adiciona ainda mais elementos em fibra de carbono, inclui um aumento de potência no motor de três litros, uma afinação específica para o chassis e alguns elementos decorativos que fazem a diferença face ao BMW M3 na sua versão base. Ou seja, na prática, ficamos com uma versão mais leve e mais ágil, sendo que o aumento de potência e os ajustes no chassis só acabam por melhorar a experiência.
Mas, vamos por partes. A adição de novos elementos em fibra de carbono para a carroçaria não inclui apenas um ou outro friso. No M3 CS, estes novos elementos incluem o capot, a grelha dianteira com um desenho semelhante à do M4 CSL, as entradas de ar inferiores, as capas dos espelhos e o difusor de ar dianteiro inferior. E lá atrás, há ainda um difusor de ar traseiro e um discreto spoiler na tampa da bagageira, tudo em fibra de carbono.
A bordo, o grande destaque são os assentos desportivos em fibra de carbono, com um apoio lateral muito evidenciado. O volante é forrado em Alcantara e a consola central tem uma construção de peso mais reduzido. Ao centro, o apoio de braço tem o logo CS, o mesmo que também encontramos nas costas dos assentos e até está iluminado.
O motor escolhido para o M3 CS é o mesmo bloco de seis cilindros em linha, que também encontramos no M3 convencional, mas agora, a potência máxima chega 550 cavalos e o binário alcança os 650Nm. Nas prestações declaradas pela marca para este modelo, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 3,4 segundos e a velocidade máxima supera os 300 km/h. A caixa é uma Steptronic da M com oito relações, que passa a potência para o sistema de tração integral M xDrive, que está disponível de série em todos os M3 CS. No entanto, está disponível um modo de apenas duas rodas motrizes, que ainda dá mais trabalho ao diferencial traseiro ativo.
Do que nos lembramos do anterior CS, a redução de peso é mesmo o fator mais importante, que se sente desde o primeiro momento de condução e ajuda a conquistar uma dose de agilidade muito mais apurada. Mas a melhor explicação sobre todos os detalhes desta nova versão do M3, é mesmo aquela que é dada por Franciscus van Meel, o CEO da BMW M.
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