Nova geração do Hyundai Kauai está ainda mais tecnológica e abrangente
Com divulgação europeia prevista apenas para o mês de março, a próxima geração do Hyundai Kauai foi já apresentada na Coreia do Sul, com versões híbridas, elétricas e com motor de combustão.
Basta olhar para as imagens para percebermos que a próxima geração do Hyundai Kauai evoluiu consideravelmente em termos estéticos, mas podemos desde já adiantar que não foi apenas aqui que o SUV de tamanho médio da marca sul-coreana evoluiu bastante.
A nova geração do Hyundai Kauai acaba de ser revelada oficialmente no seu país de origem, a Coreia do Sul. Tem uma carroçaria de maiores dimensões e estará disponível com diversas hipóteses de motorização, por entre sistemas com um convencional motor térmico (ICE), mas também com um híbrido (HEV) e um que é 100% elétrico. Comum a todas as versões é a possibilidade de adicionar um conjunto de equipamento de visual mais desportivo, tanto do exterior como no habitáculo e que compõe as novas versões N Line.
No que diz respeito ao estilo, a maior diferença está mesmo no sistema de iluminação totalmente em LED, que tem nas faixas horizontais o seu traço mais marcante, mas que também inclui grupos óticos de desenho semelhante numa zona mais inferior e nos extremos laterais da carroçaria para completar o conjunto. Apenas isto já contribui para um visual mais sofisticado, mas os sistemas de iluminação não são os únicos pontos em que a marca coreana nos tem surpreendido com as suas ideias mais arrojadas. Além disto, há também jantes de liga leve de 19 polegadas pela primeira vez num Kauai e traços de carroçaria mais vincados e pormenores com ligações entre painéis, que não só conferem um visual mais robusto a este modelo, como também o deixam muito mais moderno.
Uma vez no habitáculo, tanto o espaço como a versatilidade, são dois dos principais argumentos da nova geração deste modelo. Face ao seu antecessor, há agora mais 60mm na distância entre eixos, que se traduz em quase oito centímetros a mais de espaço para as pernas nos lugares traseiros, mas também uma medida mais generosa na altura e na largura do habitáculo. Além das diferenças reveladas pela fita métrica, o novo Hyundai Kauai também viu o comando da caixa de velocidades passar para a coluna da direção e recebeu um novo monitor tátil de 12,3 polegadas, com uma utilização mais ergonómica e confortável, tal como é revelado pela marca.
Tal como os modelos mais recentes da Hyundai, os sistemas de segurança ativa e passiva são mais que muitos no novo Kauai, sendo já possível contar com a travagem autónoma de emergência (FCA), o sistema de manutenção da faixa de rodagem (LKA), o radar e monitorização do ângulo morto (BCA e BVM), a saída do veículo em segurança (SEW), o sistema de informação de velocidade máxima (ISLA), o alerta de fadiga do condutor (DAW) e o sistema de controlo automático dos máximos (HBA).
Além de tudo isto, a nova geração do Hyundai Kauai poderá também estar equipada com os mais recentes sistemas de ajuda à condução, tais como o controlo de velocidade inteligente (SCC), o controlo de velocidade inteligente com base na navegação (NSCC), a assistência de acompanhamento da faixa de rodagem (LFA) e a assistência à condução em autoestrada (HDA).
Finalmente, e para quem as manobras de estacionamento são das coisas mais complicadas do dia-a-dia, o novo Hyundai Kauai dá uma preciosa através de sistemas como as câmaras de 360º (SVM), o alerta de tráfego na retaguarda do veículo (RCCA), o aviso de distância de estacionamento frontal/lateral/retaguarda (PDW), a assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda (PCA) e o sistema remoto de estacionamento automático (RSPA).
Os dados mais relevantes sobre a versão 100% elétrica do Hyundai Kauai serão revelados um pouco mais tarde, com previsão para o início da primavera, sendo que será também nesta altura que vamos conhecer a grande maioria dos detalhes deste modelo, nas versões que estão mais destinadas ao mercado europeu.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários