Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros
Audi A3 Sportback 30 TFSI Advanced: A partir de 29.990 €

Audi desfaz muitos dos mitos existentes sobre a condução autónoma

By on 15 Janeiro, 2023

A possibilidade de largarmos o volante e deixar que seja o carro a conduzir, em vez de sermos nós a ter de nos preocupar com isso, parece estar cada vez mais próxima. Mas ainda há alguns mitos que têm de ser desmistificados.

Mito Nº 1: os automóveis equipados com sistemas de condução autónoma serão carros perfeitamente normais, mas sem condutores.

A aerodinâmica, em particular, é um fator chave quando se trata de automóveis eléctricos, pelo que continua a ser um dos maiores destaques de cada modelo no seu período de desenvolvimento. O visual dos automóveis e outros meios de transporte com crescente automatização, não mudará radicalmente a este respeito, sendo que o design de novos modelos se vai concentrar cada vez mais no desenvolvimento do interior de cada modelo. O conforto dos passageiros será uma prioridade, e é por isso que os seus assentos deixarão de estar necessariamente virados para a direção da viagem em certos casos de utilização. Esta liberdade de design de interiores oferecerá aos passageiros a bordo um vasto leque de opções para experiências personalizáveis individualmente: comunicação ou relaxamento, trabalho ou retiro. O espaço para os passageiros será maximizado, permitindo que tudo o que já não é necessário – os pedais, a caixa de velocidades e o volante – sejam temporariamente recolhidos.

A digitalização permite-nos tornar a mobilidade ainda mais segura, mais pessoal e especialmente mais inteligente. O objetivo é que os nossos veículos se integrem perfeitamente na vida quotidiana dos nossos clientes. Estamos assim a criar um verdadeiro valor acrescentado – devolvendo-lhes tempo para coisas que são importantes para eles“.

Oliver Hoffmann, Membro da Direcção da Audi para o Desenvolvimento Técnico

Mito Nº 2: Uma vez desenvolvido e disponibilizado o software, os carros autónomos serão capazes de conduzir em qualquer lugar.

Conseguir conduzir automóveis autónomos na estrada exigirá um software totalmente fiável e seguro não só para o automóvel, mas para todo o ambiente. Isto irá mudar o aspecto das nossas cidades de forma crescente. Para este fim, as infraestruturas devem ser expandidas para incluir semáforos inteligentes e sensores rodoviários e as cidades tornar-se-ão mais digitais, fornecendo um ecossistema adequado para um número crescente de carros automatizados. Isto tornará as cidades mais seguras e mais descontraídas, onde, idealmente, o tráfego poderá fluir sem interrupções ou congestionamentos.

Este não é um caso de revolução, mas sim de evolução. Passo a passo numa direção que já está a tornar-se clara“.

Eric Hilgendorf, especialista SocAIty

Mito Nº 3: A condução autónoma de automóveis tornará a condução menos divertida.

Este mito é uma fonte óbvia de ansiedade para os amantes de automóveis: estar condenado ao papel de passageiro inativo. Alguns temem que o seu carro os impeça de conduzir pelo país e desfrutar do prazer de sentir o seu pé no pedal e as suas mãos no volante. Mas o oposto é verdadeiro: os carros que conduzem de uma forma autónoma não acabarão com a diversão que temos ao volante. Nenhum fabricante impedirá os seus clientes de conduzirem os seus próprios carros se assim o desejarem. No futuro, os proprietários de veículos ainda terão a opção de conduzir eles próprios o carro ou entregar o controlo ao mesmo durante situações desagradáveis, tais como o tráfego de pára-arranca numa autoestrada, por exemplo.

Precisamos de dar mobilidade às pessoas e não aos carros”.

Torsten Gollewski, perito SocAIty

Mito Nº 4: Os automóveis equipados com um sistema de condução autónoma, estarão mais vulneráveis a hackers.

Não é verdade. Os carros com sistemas de condução autónoma não serão mais vulneráveis do que os carros conduzidos manualmente. Dito isto, o impacto de um ataque de hackers sobre os sistemas de segurança de um automóvel auto conduzido poderão ser mais graves. Por esta razão, os fabricantes estão constantemente a desenvolver medidas de proteção contra ciberataques e a melhorar os mecanismos de proteção, tanto no interior do veículo como no exterior. À medida que os automóveis se tornam cada vez mais ligados em rede com o seu ambiente, o esforço necessário para assegurar uma cibersegurança fiável e sempre atualizada aumenta também. Ao mesmo tempo, os veículos automatizados irão aumentar a segurança rodoviária – para além de melhorar a eficiência e oferecer um maior nível de conforto, um benefício para a sociedade no seu todo.

A indústria está realmente a levar isto a sério agora, mas é importante para eles incorporar a segurança desde a fase inicial de concepção até ao fim do processo e em todos os aspectos do negócio“.

Sam Abuelsamid, especialista SocAIty

Mito Nº 5: Os automóveis com sistemas de condução autónoma vão exigir menos lugares de estacionamento. Os automóveis de condução autónoma vão precisar dos mesmos lugares de estacionamento, ainda que os consigam usar de uma forma muito mais eficiente. Além disso, a densidade de veículos poderá diminuir nas áreas metropolitanas se uma proporção crescente de carros for utilizada em conjunto através de modelos de partilha. A título de informação de base: De acordo com a Agência Alemã do Ambiente, atualmente os automóveis particulares são conduzidos em média apenas uma hora por dia.

Mito Nº 6: A tecnologia já está desenvolvida, mas ainda faltam leis sobre condução autónoma.

É verdade que o desenvolvimento tecnológico em países como os EUA ou a China parece estar a progredir mais rapidamente do que na Alemanha e na Europa. Contudo, também é verdade que os legisladores alemães criaram muito cedo um quadro jurídico que coloca a segurança em primeiro lugar no desenvolvimento e introdução da tecnologia de condução autónoma. A este respeito, a Alemanha é mesmo considerada pioneira pelos padrões internacionais. Desde 2017, os sistemas de condução autónoma têm sido autorizados, em determinadas circunstâncias, a assumir ações que anteriormente eram da exclusiva responsabilidade dos seres humanos (SAE Nível 3). Em Junho de 2021, foi estabelecido um quadro legal que permite aos veículos autónomos, de nível 4 ou superior, operar regularmente no tráfego público, embora apenas dentro de áreas definidas. Esta lei constitui um primeiro passo para uma regulamentação mais abrangente, que está atualmente a ser desenvolvida de uma forma intensiva. A principal questão é que as autoridades que implementam as leis não estão a bloquear o desenvolvimento. Estão simplesmente a seguir o princípio legalmente estabelecido de que a segurança vem em primeiro lugar.

Os legisladores alemães estão a liderar o campo a nível mundial quando se trata de regular as funções de condução automatizada, estabelecendo assim um quadro legal inicial para os fabricantes desenvolverem estas tecnologias“.

Uta Klawitter, Chefe dos Serviços Jurídicos do Conselho Geral, Audi AG

Mito Nº 7: Em situações extremas, os automóveis de condução autónoma terão de tomar decisões de vida ou morte.

No que diz respeito à condução autónoma, o fator decisivo da perspectiva atual é o seguinte: Não é o automóvel em si que decide, mas sim os humanos que programam o veículo. O veículo só pode refletir o que o software especifica. E todas as pesquisas anteriores o demonstram: Os automóveis são significativamente menos susceptíveis a erros humanos do que os humanos – por exemplo, devido à sua imunidade ao cansaço mesmo durante as longas viagens.

Muitas pessoas estão preocupadas com a questão de saber se uma máquina pode fazer a escolha certa numa situação perigosa. Mas a condução autónoma não é o primeiro tema a despertar esta questão. Na verdade, esta tem sido uma questão de discussão ética durante décadas, como ilustrado no “problema do carrinho”. Esta experiência de pensamento pede-nos para imaginar uma situação em que um indivíduo poderia desviar um carrinho em fuga para uma pista lateral onde uma pessoa fica imóvel, salvando assim a vida de cinco pessoas amarradas na pista original. Seria isto um ato criminoso? Será que a pessoa prefere não agir de todo? Ou será que o indivíduo deliberou corretamente e agiu para mitigar o maior dano possível?

Com a condução autónoma, esta discussão tem assistido a um ressurgimento: Mas no estudo, os peritos dizem que o ponto central do debate é que um carro que se conduz a si próprio não tomaria a sua própria decisão numa situação perigosa, apenas refletiria as escolhas de software de que os seus criadores o dotaram. Só pode e irá assumir as decisões e os valores éticos das pessoas que o concebem – e aplicá-los sem a sua própria interpretação.

“Temos de passar da situação de dilema mais teórica para abordar os problemas reais que afetam as empresas, tais como as questões de responsabilidade e avaliação de risco”.

Christoph Lütge, perito SocAIty

Mito Nº 8: Como tecnologia, os carros de condução autónoma serão tão caros que poucas pessoas poderão pagá-los.

O desenvolvimento de carros autónomos requer avultados investimentos. A curto e médio prazo, é claro, isto tem impacto nos custos dos produtos. Mas a longo prazo – ou seja, quando estiverem prontos para a produção em série e os custos de desenvolvimento tiverem sido amortizados em conformidade – os preços cairão novamente. Além disso, o aumento previsto na segurança rodoviária reduzirá significativamente os danos que um automóvel auto conduzido possa sofrer. Isto, por sua vez, irá provavelmente reduzir ainda mais os custos de reparação e seguro. Outro fator importante é a mudança esperada na utilização da mobilidade: Nas áreas metropolitanas, alguns veículos autónomos irão pertencer a fornecedores de mobilidade em vez de pertencerem a indivíduos. Ou serão partilhados por múltiplas pessoas através da partilha de conceitos. Isto também aumenta a eficiência da utilização e terá um impacto positivo nos custos.

Penso que haverá mais opções no futuro. Estará mais fracturado do que está hoje. E obviamente que há mais variedade de modos disponíveis que estão a surgir“.

Pete Bigelow, especialista SocAIty

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)