Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV apresentado oficialmente no Salão de Bruxelas

By on 13 Janeiro, 2023

Até agora, o MX-30 estava apenas disponível com uma motorização elétrica, mas agora, a Mazda vai adicionar uma segunda opção híbrida que também inclui um motor Wankel a funcionar como gerador.

O Mazda MX-30 continua a ser, muito provavelmente, o modelo mais arrojado da gama atual da marca de Hiroshima. O seu visual de Crossover dinâmico mais original e com portas traseiras de abertura contrária às da frente conferem-lhe um visual bastante original, que casa perfeitamente com uma dinâmica mais apurada. No entanto, o facto de estar limitado a uma motorização 100% elétrica e com uma autonomia mais adaptada a trajetos próximos das cidades, acaba por condicionar a sua escolha. Até agora.

Praticamente três anos depois do lançamento deste modelo, a Mazda apresenta agora uma segunda opção para a sua gama, com um detalhe que vai certamente trazer recordações para os seguidores mais dedicados desta marca: um motor Wankel, ou rotativo, destinado a ser usado como gerador de energia para o sistema híbrido plug-in desta nova opção, que vai manter uma locomoção 100% elétrica. A grande vantagem está no facto de os motores deste género conseguirem oferecer um bom valor de potência, mantendo um formato bastante compacto, uma configuração perfeita para um sistema deste género.

Desta forma, o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV terá a capacidade de percorrer cerca de 85 quilómetros em modo puramente elétrico, sendo apenas alimentado pela bateria do sistema que tem uma capacidade máxima de 17,8 kWh. No caso de se esgotar a carga da bateria, está então presente um compacto motor rotativo, a gasolina, também instalado debaixo do capot tal como um gerador e o motor elétrico de 125 kW (170 cavalos). É alimentado pela gasolina do novo depósito de combustível instalado no MX-30, com uma capacidade de 50 litros e faz com que a autonomia deste modelo se consiga prolongar por diversos quilómetros, mas sempre locomovido apenas pelo motor elétrico.

Edição especial de lançamento “Edition R”

A unidade que pode ver nas imagens e também a que se encontra exposta no espaço da marca no Salão de Bruxelas é a “Edition R”, uma edição especial desta nova opção, que estará apenas disponível no início da comercialização deste MX-30 R-EV. Destaca-se pela tonalidade avermelhada do tejadilho, que é inspirada no tom Maroon Rouge Metallic do tejadilho do R360 Coupé, o primeiro automóvel de passageiros da marca e também o primeiro “kei car” do mercado japonês, mas também pelo logo “Edition R” exclusivo e pelos logos com o formato de um rotor, que podemos descobrir nos tapetes e nos encostos de cabeça dos assentos dianteiros.

A Mazda continua assim focada em descobrir novas formas de ser mais ecológica e sustentável, usando, neste caso, a sua história e mestria no desenvolvimento de um sistema que é um pouco diferente do habitual, mas que tem um potencial enorme. Dentro de alguns tempos, serão divulgados mais detalhes sobre a chegada deste novo Mazda MX-30 R-EV ao mercado nacional, seja na versão base ou na mais exclusiva “Edition R”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)