Inception representa a visão da Peugeot para o futuro do automóvel
A Peugeot já apresentou o novo e muito futurista Inception Concept no CES de Las Vegas, mostrando ao mundo a sua visão para os próximos anos, enquanto dá início a uma nova e importante fase da sua história.
Prometido em meados do passado mês de dezembro, o novo Peugeot Inception Concept já foi revelado no salão de tecnologia de Las Vegas, levantando um pouco do véu, para que se possa espreitar rapidamente para um pouco do futuro da marca francesa.
Com este novo concept, a Stellantis apresenta uma combinação que serve de base para as futuras criações do leão, já a partir do ano 2025, mas que já é construído usando uma das quatro novas plataformas “BEV-by-design” deste grupo. E estas, vão começar a chegar ao mercado ainda este ano. No caso da STLA Large, em que se baseia este concept com cinco metros de comprimento e apenas 1,34 metros de altura, a sua escolha está relacionada com a possibilidade de poder integrar diversas das novidades previstas para um futuro próximo, enquanto nos mostra os traços mais futuristas do ADN da Peugeot e um estilo inconfundível.
Entre os seus dois eixos, cada um equipado com uma motorização elétrica e que em conjunto conseguem uma potência combinada próxima dos 700 cavalos, está o espaço para uma bateria de 100 kWh com tecnologia de 800V, que consegue oferecer uma autonomia máxima a este sistema de cerca de 800 quilómetros, caso se verifique o incrível consumo anunciado pela Peugeot de apenas 12,5 kWh para cada 100 quilómetros percorridos.
No habitáculo do Inception Concept, os traços são igualmente muito arrojados, com um volante retangular, ou o “Hypersquare”, em grande destaque, com quatro circunferências abertas no seu interior, que dão abertura visual para as hastes que estão por trás destes com diversos comandos. No entanto, este mesmo “Hypersquare”, que tem a capacidade de “desaparecer” quando entramos no modo de condução autónoma, conta com diversos ecrãs e funções destinadas a melhorar a experiência de condução. O sistema i-Cockpit que já conhecemos de diversos outros modelos atuais, surge aqui numa versão de 360 graus, com ecrã circular, destinada a informar os passageiros que se aproximam da viatura. Além de tudo isto, os quatro passageiros poderão também usufruir de uma experiência mais imersiva com a ajuda do sistema áudio de elevada qualidade desenvolvido pela Focal.
Com o lançamento deste novo Peugeot Inception Concept, a marca francesa apresenta também o “manifesto” onde estão incluídas as linhas condutoras que servirão de inspiração para os futuros produtos da Peugeot, incluindo os modelos mais compactos com chegada prevista para 2025. E para cada uma das suas vertentes, adicionamos também a explicação da Peugeot, com todos os elementos que tornam este novo Inception Concept tão especial.
- SEDUÇÃO. Com um novo conceito que engrandece a sua atitude felina e atraente, o seu design interior revolucionário e a sua promessa de sensações de condução sem precedentes, o Peugeot Inception Concept abre uma nova era e personifica a visão da marca para os futuros veículos elétricos. Primeiro manifesto do Peugeot Design liderado por Matthias Hossann, o Peugeot Inception Concept traz consigo a grande transformação da Marca.
- EMOÇÃO. O Peugeot Inception Concept é a expressão realista desta visão otimista, capaz de enfrentar os desafios do futuro. Com a sua nova geração i-Cockpit® e o seu sistema de controlo Hypersquare, ele revoluciona o prazer de condução ao oferecer uma forma nova e intuitiva de operar o automóvel. O seu conceito inovador de vidro panorâmico Skyspace proporciona novas emoções e sensações. O seu habitáculo cria um espaço interior e a arquitetura inovadora é enriquecida por materiais que brincam com os seus reflexos coloridos para banir o preto e também redefinir a noção de durabilidade através de novas técnicas.
- EXCELÊNCIA. O Peugeot Inception Concept abre novas perspetivas com uma arquitetura ousada, derivada da geração de plataformas “BEV-by-design”, e oferece uma dimensão generosa, que torna mais evidente a excelência das suas inovações.
“A Peugeot está empenhada na eletrificação da sua gama. Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e, nos próximos dois anos, serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. A nossa ambição é simples: fazer da Peugeot a marca elétrica líder na Europa em 2030. Esta visão objetiva e ambiciosa abre o caminho para uma transformação radical da Marca. Ela é representada hoje no Peugeot Inception Concept, que marca o início de uma nova era! A Peugeot fez a promessa de que o mundo é um lugar melhor com Sedução, o Peugeot Inception Concept representa, a partir de hoje, o significado desta promessa“.
Linda Jackson, CEO da marca Peugeot
SEDUÇÃO felina para uma nova linguagem de design.
À primeira vista, um Peugeot pode ser reconhecido pela sua postura felina. Os genes da marca estão presentes, mas os códigos foram reinterpretados para a nova era que hoje tem início. Esta nova linguagem de estilo será introduzida nos próximos Peugeot a partir de 2025. É mais simples e mais refinada. Incorpora um acabamento e texturas dignas do mundo digital. Este novo desenho evolui entre linhas sensuais e curvas atléticas, mais geométricas e afiadas, tais como os ombros horizontais das ilhargas.
O desafio do design do Peugeot Inception Concept reside no contraste entre um perfil dinâmico – para uma postura felina – e um habitáculo concebido como uma cápsula de vidro que mergulha imediatamente à frente dos pés do condutor e do passageiro da frente.
Visto de perfil, o estilo mantém os códigos Peugeot de uma berlina elegante e afilada, enquanto visto de cima, guia-nos para um futuro próximo, o dos veículos elétricos concebidos em plataformas dedicadas. A magia do Peugeot Inception Concept é ousar fazer uma transição perfeitamente fluida entre o design exterior e interior, graças em particular à superfície vidrada exclusiva.
- SUPERFÍCIE VIDRADA INTELIGENTE. Os passageiros do Peugeot Inception Concept estão no centro dos 7,25 m2 de superfície vidrada, o que contribui para a audácia conceptual deste manifesto. Todos os vidros (para-brisas, janelas laterais e de custódia) são feitos de vidro concebido para a arquitetura. Adaptados ao Peugeot Inception Concept, mantêm as suas excecionais qualidades térmicas e beneficiam de um tratamento multicromático (tratamento com óxidos metálicos), processo inicialmente utilizado pela NASA para as viseiras dos capacetes dos astronautas. Este vidro NARIMA® tem um reflexo bastante quente, nas cores amarelas, e uma transmissão bastante fria, nos tons azuis. Esta superfície de vidro cria uma ligação subtil entre o exterior e o interior. No exterior, reflete-se na pintura neutra da carroçaria. No interior, difunde a sua luz sobre os materiais, mudando constantemente os reflexos e as cores. Os passageiros do Peugeot Inception Concept descobrem uma nova experiência em termos do ambiente de Cores & Materiais, enquanto o tratamento do vidro multicromático resolve o problema térmico e anti-UV.
- UMA COR EXTERIOR EXCLUSIVA. A tinta exterior do Peugeot Inception Concept é composta por pigmentos metálicos muito finos e é de uma só camada, o que significa um muito menor consumo de energia durante a sua aplicação. A sua aparência de ultra qualidade realça os volumes da carroçaria e interage, tal como a superfície vidrada, através da coloração de acordo com o ambiente externo.
- UMA FACE DIANTEIRA EXCLUSIVA, A “MÁSCARA DA FUSÃO”. O para-choques frontal adota uma assinatura de luz Peugeot totalmente nova que incorpora as três garras emblemáticas. Esta nova e altamente distinta face dianteira funde toda a grelha frontal e a parte de assinatura num único objeto que também recebe os sensores. É composta por uma única peça de vidro com o logótipo no centro, ampliado pelo efeito de luminescência 3D. Esta máscara é atravessada por três finas barras horizontais através das quais passam as três garras. Os quatro módulos óticos estão alojados sob a máscara de vidro, que por sua vez é tratada com um efeito de espelho. Este último é impresso com a tecnologia digital INKJET.
- PORTAS COMUNICANTES. Uma “TECH BAR” passa horizontalmente através da pele das portas. Este ecrã emite várias mensagens para o exterior do veículo quando o condutor e os passageiros se aproximam. A inteligência artificial com a qual o Peugeot Inception Concept está equipado permite reconhecer o condutor, permitindo aplicar as configurações de conforto (regulação do banco, temperatura, modo de condução e preferências multimédia) desejadas por cada ocupante. Para além do nível de carga da bateria, a “TECH BAR” integra as habituais mensagens de boas-vindas e de despedida, bem como os numerosos sensores e radares ligados à tarefa da condução, deixando a carroçaria completamente lisa, uma vez que está desprovida destes elementos técnicos. A parte inferior das portas alarga-se e destaca-se claramente para melhorar a aerodinâmica nesta área muito sensível.
- UMA ZONA TÉCNICA NA FRENTE. O Peugeot Inception Concept não esquece o aspeto de utilização e praticidade e adota um elemento de carroçaria móvel em frente ao enorme para-brisas. Este pequeno capô liberta a área técnica do “Aero Tech Deck” onde o Peugeot Inception Concept concentra todas as funções de manutenção da parte elétrica, incluindo a tomada de carga e a monitorização da mesma.
- UMA TRASEIRA EXPRESSIVA. Refletindo a nova assinatura frontal, a traseira adota um tratamento de alta tecnologia com as três garras que parecem reentrar infinitamente no automóvel, graças às duas camadas de vidro, dando um efeito verdadeiramente mágico. A traseira do Peugeot Inception Concept enfatiza a escultura subtil das cavas das rodas, marcadas por uma linha simples que se dilui numa curva generosa e sensual.
- JANTES AERODINÂMICAS. As jantes “AERORIM” do Peugeot Inception Concept combinam, brilhantemente, a aerodinâmica e a estética. São concebidas sobre uma simetria axial, tal como as rodas de 20 polegadas do novo Peugeot 408. As inserções forjadas contribuem para o esforço aerodinâmico, enquanto as inserções de alumínio com micro perfurações validam o aspeto de elevada tecnologia do estilo. O emblema iluminado do Leão permanece estático enquanto a jante e o pneu rodam. No interior da roda, a pinça do travão é coberta com vidro espelhado. Este aspeto de design peculiar reflete as partes em vidro do Hypersquare, da proa à popa do Peugeot Inception Concept.
“Tal como o Peugeot Inception Concept, os nossos modelos futuros serão equipados com inteligência artificial STLA Brain e estarão totalmente conectados. Os clientes da Peugeot desfrutarão de uma experiência ininterrupta, combinando interação física e humana, conversas virtuais com a marca e serviços online inteligentes. O Peugeot Inception Concept revela algumas destas grandes inovações. Os futuros Peugeot baseados em plataformas “BEV-by-design” não serão apenas zero emissões, serão também relaxantes e entusiasmantes, fáceis de adquirir, utilizar e atualizar”.
Phil York, Diretor de Marketing e Comunicação Peugeot
O Peugeot Inception Concept encarna a visão do futuro do automóvel para estar o mais próximo possível das expectativas dos clientes que procuram cada vez mais prazer e estão abertos às novas tecnologias. Uma nova geração de clientes, mais ligados e desejosos de uma marca que oferece veículos elétricos com uma longa autonomia, recarga fácil, conectividade integrada com software para programação de viagens através de uma interface simples. A Peugeot tem a solução e nos próximos dois anos irá lançar cinco novos modelos 100% elétricos, passando, então, a contar com uma gama totalmente elétrica, para que, a partir de 2030, todos os modelos Peugeot vendidos na Europa sejam elétricos.
EMOÇÃO, novas sensações com o “Hypersquare”, a revolução no i-Cockpit®
Mais de nove milhões de i-Cockpit® já rolam nas estradas. A nova arquitetura do habitáculo, dotada de inovações ergonómicas, foi desvendada na primeira geração do Peugeot 208, há dez anos. Hoje, o Peugeot Inception Concept reinventa o conceito, confiando em tecnologias futuristas já validadas. Os designers optaram por uma arquitetura totalmente repensada, banindo o volante e os controlos clássicos. Nascido digital e inspirado nos jogos de vídeo, o sistema de controlo “Hypersquare” direciona o conceito i-Cockpit® inventado pela Peugeot para um futuro próximo.
UMA NOVA GERAÇÃO DO i-COCKPIT. Com o seu novo sistema de controlo “Hypersquare”, o Peugeot Inception Concept oferece sensações melhoradas a bordo graças a uma experiência de condução ágil e uma nova geração do i-Cockpit® mais intuitivo. Com o simples toque de um dedo, controla-se todos os parâmetros de condução e a tecnologia “steer-by-wire” torna a condução mais instintiva e simples, como um jogo de vídeo, mas na vida real. A ergonomia extrema do “Hypersquare”, que substitui o volante clássico, cria uma forma nova, natural, mais simples e segura de condução. Novos gestos para novos prazeres de condução. Esta ergonomia também traz um conforto inigualável na condução.
O “Hypersquare” com comandos elétricos digitais consiste num ecrã com células circulares nos quatro cantos, que têm várias funções:
- A pega totalmente natural e universal do comando de direção;
- Conforto de condução na ponta dos dedos;
- Ativação dos controlos do veículo por impulsos simples do polegar.
Descobrimos um gesto próximo daquele que desenvolvemos diariamente com os nossos smartphones. O aspeto intuitivo conduz a um elevado nível de segurança.
O centro do “Hypersquare” é um ecrã do tipo tablet dedicado à distribuição de informação de controlo. Os pictogramas para as várias funções (climatização, volume de rádio, ADAS, etc.) são exibidos nos dois painéis laterais para facilitar o acesso ao comando escolhido. Este último está localizado dentro dos intervalos circulares e pode ser acedido movendo apenas o polegar, sem tirar as mãos do comando de direção. Para um conforto de condução ainda maior, o aro do “Hypersquare” é feito através de impressão 3D, enquanto o visor digital em vidro, colocado no centro do aro, proporciona um aspeto atrativo de alta tecnologia.
A próxima geração do i-Cockpit incorpora a plataforma tecnológica Stellantis STLA Smart Cockpit.
“HYPERSQUARE” COMBINADO COM ECRÃ “HALO CLUSTER”. O comando “Hypersquare” é combinado com um ecrã flexível em segundo plano que exibe informação de condução ou de infoentretenimento a 360°. Este “HALO CLUSTER”, com o seu ecrã circular, permite informar os passageiros que se aproximam da viatura. Esta comunicação externa reforça o conceito de partilha e uma nova visão automóvel.
Durante a transição para a condução autónoma de nível 4 (STLA AutoDrive), o “HYPERSQUARE” retrai-se e um grande ecrã panorâmico ergue-se do tabliê para proporcionar uma nova forma de viver no habitáculo. A ambição da Peugeot é introduzir o “Hypersquare” num veículo de uma gama de próxima geração antes do final da década.
CONDUÇÃO “STEER BY WIRE”. Antes do desenvolvimento do Peugeot Inception Concept, a Marca testou e integrou a tecnologia “Steer-by-Wire” a fim de desenvolver esta inovação e forçar o conjunto de ajudas à condução, segurança e fiabilidade para uma utilização regulada. A coluna de direção física desaparece, permitindo a nova arquitetura a bordo do Peugeot Inception Concept.
EMOÇÃO de novas perspetivas de condução, sensações amplificadas e maior conforto
O Peugeot Inception Concept oferece uma inédita visão do interior para uma grande berlina, e cria lugares sentados mais alongados, em linha com as novas arquiteturas “BEV-by-design” dedicada aos veículos elétricos. A linha de cintura alta atua como um reforço de segurança tranquilizante. A primeira fila de bancos avança e oferece uma visão excecional da estrada.
A segunda fila tem uma visão melhorada do mundo exterior, graças às generosas superfícies vidradas e às novas proporções dos bancos. As molduras de vidro nas costas dos bancos da frente dão aos ocupantes da fila 2 a sua própria ambiência e zona de ajustes. Cada material do habitáculo foi tratado em função dos seus reflexos. Assim, a cor do interior do Peugeot Inception Concept muda de acordo com o ambiente em que está a ser conduzido e varia de acordo com a luz que banha o interior. A bordo, o espaço, o conforto e a emoção são ampliados.
- BANCOS IMERSIVOS. Todas as proporções dos bancos foram retrabalhadas, com mais largura e conforto imersivo: o “Comfort Fit”, com um banco que se adapta à morfologia de cada passageiro. A arquitetura e a estrutura aparente do assento são ajustadas o mais próximo possível do corpo. Já não se trata de se sentar num banco de automóvel, mas de se instalar num novo tipo de assentos, adaptados às condições de condução dinâmica, ou em modo relaxante durante a delegação da condução. Os bancos do Peugeot Inception Concept, com as suas proporções espetaculares, oferecem esta postura “Comfort Fit” com apoios de cabeça que não se estendem para além da linha de cintura. A baixa altura do assento permite esta inédita arquitetura que liberta espaço.
- O PAINEL DE BORDO DESAPARECE. A bordo do Peugeot Inception Concept, todos os equipamentos estão localizados mais baixos. De frente para os assentos, o cockpit minimal e retrátil quando a condução é delegada, é dedicado apenas ao condutor. O painel de bordo desaparece, assim como o tablier. Com esta visibilidade totalmente aberta para a estrada, os ocupantes beneficiam de novas perspetivas e experiências, aumentando a emoção sentida a bordo.
- SOM PREMIUM FOCAL. Sensações amplificadas são alcançadas através do áudio e o Peugeot Inception Concept está equipado com um sistema de alta-fidelidade Premium da FOCAL, marca francesa especializada em Hifi. A espacialização do som no interior é ótima com locais feitos à medida. O sistema consiste num amplificador, várias barras de som (cada uma com vários altifalantes coaxiais de 100 mm) localizadas nas portas e na parte frontal do habitáculo. Há também dois subwoofers no piso. Um trabalho de cooperação com uma assinatura “Peugeot- FOCAL” que também pode ser encontrada na gravura impressa nas grelhas das barras de som.
EXCELÊNCIA das novas plataformas SLTA “BEV by Design” a base para uma revolução
O Peugeot Inception Concept foi concebido sobre uma das quatro futuras plataformas “BEV-by-design” do grupo Stellantis. A chegada, a partir de 2023, desta nova gama de plataformas irá revolucionar os Peugeot do amanhã. Especificamente nascidas para a eletrificação, oferecem grandes diferenças em termos de arquitetura que os designers aproveitaram para repensar completamente o habitáculo do Peugeot Inception Concept e, assim, conceber uma nova postura de condução e uma nova experiência a bordo para os passageiros.
- A plataforma STLA Large em que se baseia o Peugeot Inception Concept foi dotada da silhueta de uma berlina baixa (1,34 m) e eficiente, com 5,00 m de comprimento. Medida que foi escolhida deliberadamente para destacar as muitas inovações deste manifesto. A plataforma também faz parte da nova linguagem formal da Peugeot, que preserva o ADN da Marca.
- As novas plataformas elétricas nativas “BEV-by-design” introduzirão, também, módulos tecnológicos alimentados por inteligência artificial: STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive.
- O Peugeot Inception Concept 100% elétrico está equipado com a tecnologia de 800 V. A sua bateria de 100 kWh permite-lhe percorrer 800 km com uma única carga completa, ou seja, a distância de Paris a Marselha ou de Bruxelas a Berlim. O seu consumo é notável, de 12,5 kWh por cada 100 km. A bateria carrega o equivalente a 30 km de autonomia em um minuto, ou 150 km em cinco minutos. O Peugeot Inception Concept pode ser carregado por indução, simplificando esta etapa pela ausência de um cabo.
- Dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás, tornam o Peugeot Inception Concept um veículo de tração às quatro rodas para a excelência da condução dinâmica totalmente controlada. A potência combinada está próxima dos 680 cv (500 kW). A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em menos de 3 segundos.
- A excelência da tecnologia a bordo da família de plataformas reflete-se no Peugeot Inception Concept através do Steer-by-Wire. Elimina o volante como o conhecemos há décadas, em prol de um controlo Hypersquare onde as ligações mecânicas desaparecem por troca com comandos elétricos digitais.
“Os clientes têm grandes expectativas em relação aos carros elétricos. Graças à nova geração das nossas plataformas “BEV-by-design” dedicadas aos veículos elétricos, iremos ao encontro das suas expectativas. Vamos surpreendê-los com uma nova e inédita organização espacial dos nossos futuros automóveis, vamos simplificar os gestos de condução e reinventar a experiência de condução. Estas ambições reais estão agora a concretizar-se sob a forma do Peugeot Inception Concept. A transformação da Peugeot vai muito além de uma simples ambição de se tornar 100% elétrica. A Marca permitirá aos clientes aproveitar ao máximo todas as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia elétrica e pelo novo software para viver experiências novas e enriquecedoras“.
Jérôme Micheron, Diretor de Produto Peugeot
EXCELÊNCIA em materiais com durabilidade renovada.
Transformar a Peugeot numa marca elétrica significa muito mais do que instalar baterias e motores elétricos nos nossos automóveis. O interior do Peugeot Inception Concept é o resultado da investigação avançada sobre a transformação profunda dos ambientes a bordo. Aqui, o preto foi completamente banido em favor de novas atmosferas criadas pela combinação de luz filtrada por vidro multicromáticos e materiais com tons metálicos relativamente neutros, capazes de mudar a atmosfera do habitáculo simplesmente pelo jogo de reflexos. O Peugeot INCEPTION Concept é uma vitrine das novas técnicas que a marca irá utilizar para reduzir a sua pegada de carbono em mais de 50% até 2030, na Europa, e tornar-se totalmente neutral em emissões de carbono até 2038.
- TÊXTEIS FORJADOS. Repensar a arquitetura dos veículos não é suficiente. O Peugeot Inception Concept levou este pensamento mais longe ao imaginar novas soluções para maximizar a economia circular. Assim nasceu o têxtil forjado. Restos de tecido 100% poliéster provenientes dos ateliers de prototipagem do centro de estilo ou de fornecedores são reutilizados e termo comprimidos por vácuo, com injeção de uma ligação sob a forma de uma resina. Esta tecnologia produz um material extremamente duro e durável, capaz de ser transformado numa peça estrutural portante ou de acabamento. Pode ser utilizado para uma variedade de estruturas tais como portas, e não precisa de ser revestido com peças adicionais: o trabalho do desenho é tornar visíveis estas peças até agora invisíveis.
- AÇO GALVANIZADO EM BRUTO. Com base no princípio de que, mesmo que seja elétrico, um automóvel será sempre composto por um mínimo de 50% de aço, a ideia é revelá-lo, a bordo, na sua forma bruta, a fim de limitar o número de componentes no habitáculo. É o caso das estruturas dos bancos do Peugeot Inception Concept ou da sua consola. O aço é então tratado com um processo de galvanização (banho com zinco, incluindo tratamento anti corrosão), o que dá um reflexo estético em bruto. Esta solução está completamente de acordo com o conceito, realçando os reflexos específicos de cada um dos materiais utilizados no interior. A evocação de matérias-primas em bruto faz parte do ADN, tal como aconteceu há dez anos com o cobre utilizado no protótipo Onyx.
- ENCONTRO ENTRE O VELUDO E A IMPRESSÃO 3D. O revestimento dos bancos e do piso é feito com um veludo muito especial, 100% poliéster reciclado, com um brilho muito metálico para brincar com a luz difundida pela cápsula envidraçada. Este material é 100% reciclado. Para acompanhar as novas perspetivas oferecidas pelas posturas dos assentos e a vista clara para a estrada, este veludo é estendido pelo piso. É então impresso com padrões 3D para atuar como tapete. A continuidade entre os assentos e o chão é assim conseguida com um único material. A estampagem 3D sobre este tecido flexível é revolucionária e 100% reciclável, feita em colaboração com a STRATASYS.
- O COLCHÃO AIR QUILTING®. O “Comfort Fit” dos assentos é sublinhado pela presença de verdadeiros colchões ajustáveis nos ombros. Este estofo electro soldado, de material único e fácil de reciclar, deriva de bolsas insufláveis recuperadas de bancos clássicos. Normalmente invisível, esta bolsa é tratada com um efeito metálico para se integrar com os assentos. É visível na zona de apoio do ombro e permite que o “Comfort Fit” seja aumentado dez vezes em função da necessidade, dependendo do estilo de condução. Tornar visível o que estava escondido leva a mais simplicidade, menos peças e mais conforto.
O Peugeot Inception Concept apresenta a visão otimista da marca para o futuro. Incorpora os valores Sedução, Emoção e Excelência de uma marca que está a transformar-se e a entrar numa nova era. O Peugeot Inception Concept irá inspirar futuros produtos, mesmo a partir das propostas mais compactas, a partir de 2025.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários