Novo concept da BMW consegue demonstrar emoções e mudar de cor
Batizado com o nome “Dee”, o novo concept apresentado pelo BMW Group no CES tem a missão de melhorar a relação entre as pessoas e os seus automóveis através de um lado mais emocional.
A apresentação do BMW Group no Consumer Electronics Show (CES) 2023 de Las Vegas apresentou-nos o seu novo concept i Vision Dee, sendo que ‘Dee’ significa Digital Emotional Experience, ou Experiência Emocional Digital. É precisamente por esta vertente que o BMW Group deseja melhorar a ligação prática que as pessoas têm com os seus automóveis e que ir muito mais longe do que os simples comandos vocais ou os mais variados sistemas de ajuda ao condutor e à condução.
Para começar, o BMW i Vision Dee apresenta um novo Head-Up Display que se estende ao longo de toda a largura do pára-brisas, uma solução que, segundo a BMW, vai começar a estar disponível nos seus modelos de produção a partir de 2025. Neste novo concept, a quantidade de informação que poderá ser projetada está dividida por cinco patamares, que variam entre o analógico, apenas com informação relacionada com a condução, e o totalmente digital, que inclui informações em realidade aumentada ou mesmo a entrada em mundos virtuais. E com a presença de vidros com controlo da quantidade de luz utilizada, será mesmo possível fazer com que o mundo real que nos rodeia vá desaparecendo.
Outra das inovações apresentadas com o BMW i Vision Dee está relacionada com o sistema apresentado pela marca na edição do CES do ano passado. Lembra-se do BMW iX Flow com a “E Ink” que conseguia mudar a cor da carroçaria alternando entre o preto e o branco em frações de segundo? Bem, o “Dee” já consegue alternar a sua cor exterior com 32 tonalidades distintas, graças à presença de 240 segmentos de “tinta digital”, que podem ser controlados de uma forma individual e oferecer possibilidades de personalização nunca antes vistas no mundo automóvel.
Além da mudança de cor, este sistema permite ainda que a experiência digital tenha início logo no exterior do ‘i Vision Dee’, através de cenários de boas-vindas personalizados, que têm a capacidade de combinar elementos gráficos, luz e até efeitos sonoros, ajudando a fomentar a tal ligação mais emotiva entre os seres humanos e os seus automóveis. Tanto os faróis como a característica grelha dianteira da BMW com o “duplo rim”, conseguem agora formar um ícone “figital” (uma combinação das palavras “física” e “digital”), que permite ao “Dee” criar expressões faciais e comunicar com as pessoas, mostrando diversos sentimos como alegria, espanto ou aprovação visual. Se o utilizador desejar, esta projeção de imagens, até poderá mostrar o seu avatar na janela do condutor, personalizando ainda mais a experiência.
0 comentários