Bugatti Tourbillon: O V16 Híbrido, inspirado nos 115 anos da marca
Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada

Bugatti cria versão “menos radical” do Chiron Pur Sport, que não pretende vender

By on 24 Dezembro, 2022

O Chiron Profilèe é um modelo único, com um desenvolvimento especial, e que não será posto à venda. Em vez disso, será leiloado, para que todos tenham uma hipótese de o adquirir.

A Bugatti continua a criar histórias incríveis no seu longo percurso pelo mundo automóvel, iniciado há mais de 100 anos por Ettore Bugatti. E agora, chega o momento de registar mais uma, com um nível de originalidade que também é bastante interessante.

Depois do lançamento do primeiro Chiron e da sua opção mais arrojada e desportiva, o Pur Sport, a Bugatti estava já a desenvolver uma espécie de versão intermédia entre estes dois, ou, como a marca refere, uma versão menos radical do Chiron Pur Sport. Aquilo com que a marca de Molsheim não contava era que, ainda antes da apresentação desta nova opção, a produção inteira do Chiron já estava alocada.

Christophe Piochon, Presidente da Bugatti Automobiles, afirmou: “Tendo em consideração o desejo dos clientes de explorar seriamente uma versão menos radical do Pur Sport, começámos com o design e desenvolvimento do Chiron Profilée no Outono de 2020. Quando vimos o veículo pré-série a sair da produção, todos os slots Chiron limitados a apenas 500 foram atribuídos. Mas sabíamos que o que tínhamos criado era demasiado belo para ser escondido. É – em todos os sentidos – uma peça única na história de Bugatti e um verdadeiro artigo de coleção. E queríamos dar uma oportunidade justa a qualquer devoto da marca Bugatti de adquirir este carro único, pelo que decidimos fazer uma parceria com a RM Sotheby’s de forma a leiloar este Profilée”.

A ideia que tinha ficado inicialmente na gaveta, e que se distingue pela asa fixa na secção traseira, capaz de melhorar a dinâmica – proporcionando um pouco mais de força descendente nas rodas posteriores – contava com diversas soluções inovadoras. Entre elas, um novo sistema de arrefecimento do motor, que também tira partido desta mesma asa traseira fixa. O motor, como não poderia deixar de ser, é o W16 com 1.500 cavalos de potência e um histórico fantástico para a marca de Molsheim.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)