Zagato transforma sonho em realidade, ou melhor, num Alfa Romeo Giulia SWB
Graças a uma ideia nascida o ano passado durante a celebração da ligação de 100 anos entre a Alfa Romeo e a Zagato, foi tomada a decisão de criar um modelo único e especial para marcar esse momento. E o resulto foi este Alfa Romeo Giulia SWB.
A parceria entre a Alfa Romeo e Zagato já data de 1921, o ano em que conhecemos o Tipo G1. 100 anos depois, as duas empresas já somam diversos projetos em conjunto, mas como não é todos os dias que se comemora uma ligação com mais de 100 anos, foi tomada a decisão de criar um modelo especial para assinalar a data.
A ideia era a de celebrar a produção atual do Giulia e do Stelvio, adicionando o motor de seis cilindros que também faz parte do Giulia GTAm, a uma carroçaria coupé de duas portas e produzida inteiramente em fibra de carbono, com uma distância entre eixos um pouco mais curta. Um ADN perfeito, portanto, para batizar este novo capítulo na lendária história das duas empresas milanesas. Mas para acrescentar mais um toque de exclusividade, o projeto usou como base a versão de caixa manual do Giulia GTAm, precisamente com o objetivo de manter a caixa manual de seis velocidades.
O projeto teve a atenção imediata de um cliente alemão, selecionado entre os colecionadores dos modelos de Zagato, que conta com muitos Alfa Romeo na sua garagem, incluindo, além de um raro 8C Competizione, todos os diferentes modelos da época mais recente da Alfa Romeo. E como fã dos modelos Granturismo Zagato, costuma conduzir regularmente um Alfa Romeo S.Z. de 1990, mas também vários Aston Martin Zagato dos mais recentes.
Se para o 100º aniversário da fundação da Alfa Romeo (1910-2010), Zagato escolheu o tema ‘TZ’, criando o TZ3 Corsa com motor 8C – vencedor na Villa D’Este – seguido do TZ3 Stradale baseado no Chrysler Viper e imediatamente nomeado pela imprensa internacional como o primeiro Alfa Romeo americano, para este novo duplo aniversário o tema foi, em vez disso, ‘SZ’. TZ e SZ ostentam duas linguagens de design diferentes, mas ambas vestem o conceito Zagato de Granturismo.
O design do protótipo Giulia SWB (short wheelbase) Corsa, é, portanto, uma evolução natural dos modelos Alfa Romeo SZ, começando com a versão Codatronca, nascida em 1961, e que dominou a sua Classe GT nos anos 1962 e 1963, até ao mais recente SZ, cuja secção dianteira inspirou o tratamento frontal do muito recente Tonale.
O carro, após a sessão fotográfica no circuito ‘La Pista’ em Arese, será então oficialmente entregue ao cliente, para encerrar um ano importante para a Zagato e selar uma colaboração que ao longo de mais de 100 anos deu origem a mais de 150 modelos de valor bastante elevado para diversos colecionadores.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários