Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Tal como prometido, o Dacia Jogger híbrido está quase a chegar ao mercado

By on 19 Dezembro, 2022

O Dacia Jogger vai ver a sua gama aumentada com uma das versões mais aguardadas de sempre. Estará equipada com o primeiro sistema híbrido da marca e custará menos de 30 mil euros.

Anunciada há relativamente pouco tempo, a versão híbrida do Dacia Jogger será a primeira da marca e de extrema importância para o mercado, uma vez que vem completar uma gama que está a ser um enorme sucesso de vendas e oferecer uma alternativa de custos mais acessíveis para quem deseja entrar no mundo dos automóveis eletrificados.

Com mais de 83 mil encomendas já registadas apenas um ano depois do seu lançamento, o Dacia Jogger revolucionou a oferta dos modelos de sete lugares, numa proposta única e muito apetecível para quem detesta gastar muito dinheiro num automóvel. E com a chegada da versão híbrida, o interesse será ainda maior.

O sistema é praticamente o mesmo que já conhecemos no Renault Clio, por exemplo. Vai incluir um motor de 1,6 litros a gasolina, com 90 cavalos de potência, e dois motores elétricos (um motor de 50 cavalos e um motor de arranque/gerador de alta tensão), tudo isto aliado por uma caixa de velocidades elétrica automática, com quatro velocidades, acoplada ao motor de combustão e de duas velocidades acopladas ao motor elétrico. A ausência de embraiagem permitiu à Dacia integrar esta tecnologia combinada.

A travagem regenerativa, combinada com os elevados níveis de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230V) de capacidade e a eficiência da transmissão automática, permitem obter uma propulsão totalmente elétrica em 80% das viagens urbanas, mas também uma economia de combustível até 40% maior, quando comparada com um motor de combustão interna, em ciclo urbano, conduzido da mesma maneira.

A tração totalmente elétrica do Jogger no arranque, bem como a transmissão automática, tornam o automóvel confortável e fácil de conduzir, aumentando tanto o prazer de condução, como o desempenho energético. A bateria carrega quando o condutor trava ou abranda, criando uma experiência híbrida verdadeiramente ilimitada. O Jogger Hybrid 140 tem uma autonomia de mais de 900 km (em ciclo combinado WLTP). A bateria do Jogger Hybrid 140 tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro.

Mas a melhor parte não é essa. A melhor notícia e aquela que certamente está à espera, é que este novo Dacia Jogger Hybrid 140 está prestes a chegar ao mercado, com as encomendas a iniciarem-se em janeiro e as primeiras unidades previstas para chegar a Portugal em março. O preço previsto é de 28.800 euros, referente à versão SL Extreme com o topo de equipamento e lotação de sete lugares, a única que estará disponível para a versão híbrida. Além do catálogo de cores já disponível, esta nova versão terá também a opção de ter a carroçaria pintada em Cinzento Xisto (Schiste Grey), mas apenas durante a fase de lançamento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)