Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e GTS: Conheça os preços

Porsche 356 B de 1961 premiado depois de um completo e cuidado restauro

By on 11 Dezembro, 2022

O Porsche Center de Melbourne encheu-se de orgulho quando o Porsche 356 B de 1961 que tinham acabado de restaurar, conquistou três prémios da Motorclassica 2022.

A edição deste ano do Motorclassica, um evento realizado na Austrália totalmente dedicado a automóveis clássicos, desportivos e de competição, teve como um dos seus protagonistas um Porsche 356 B de 1961. Este histórico modelo da marca alemã conquistou a categoria de ‘New Age Classics – British and European (1961-1970)’, mas também os títulos de ‘Best Porsche’ e ‘Restoration of the Year’, sendo apenas a segunda vez na história da Motorclassica que um automóvel recebe três prémios.

A representar os especialistas em automóveis clássicos do Porsche Centre de Melbourne esteve Peter Bowen, um Porsche Classic Specialist com quase 40 anos de experiência em clássicos e modelos de competição da marca. Uma das suas funções foi a de fazer regressar o motor de 1.600 cc e a caixa de quatro velocidades ao seu estado original, entre diversas outras coisas. Sobre este projeto, Bowen relembra que “o primeiro desafio foi o facto de grande parte do carro estar desmontado e com um grande número de componentes em diversas caixas de peças, pelo que foi necessário resolver esse puzzle primeiro”.

Este foi um passo bastante importante neste projeto, uma vez que a maioria dos componentes pertencia mesmo ao modelo original. Tanto a carroçaria como o motor, a caixa de velocidades e até os caixilhos das janelas, os comandos dos vidros e do rádio, o painel de instrumentos e o volante são todos originais. Foram todos instalados no carro quando era novo e foram todos meticulosamente restaurados, não substituídos. Era esta a vontade dos proprietários deste modelo e, por exemplo, quando foi absolutamente necessário substituir os vidros dos faróis dianteiros, foi iniciado um processo de busca por todo o mundo, tendo sido encontrado um par em Malta, novinhos em folha desde os anos 60, e ainda embrulhados na sua embalagem original de peças genuínas Porsche.

Este Porsche 356 B T5 foi vendido em novo pela Hamilton’s, o importador australiano original da Porsche, em 1961, e encontra-se agora no mesmo estado de conservação (ou ainda melhor) do que estava nessa altura.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)