Škoda Enyaq RS iV foi afinado aerodinamicamente antes do seu lançamento
Škoda mostra-nos algumas das imagens registadas no túnel de vento, onde foi verificado e melhorado o coeficiente aerodinâmico do novo Enyaq RS iV.
Os testes de novos modelos realizados num túnel de vento são um dos passos obrigatórios para qualquer construtor no desenvolvimento de todos os modelos que estão prestes a chegar ao mercado. No entanto, e cada vez mais, os novos modelos não têm apenas de ser bonitos e ter um motor poupado. Atualmente, todos os novos automóveis que chegam ao mercado têm de ser eficientes do ponto de vista energético. E se uma boa aerodinâmica se traduzir em mais uns quantos quilómetros na autonomia, então, já valeu a pena.
Para medir a quantidade e a forma como o ar passa pela carroçaria do Škoda Enyaq RS iV são aplicados diversos pontos vermelhos, dos quais saem pequenos fios de tecido verdes. Tudo por cima de um fundo negro previamente aplicado, para que haja mais contraste em termos de cor. O carro é fixo em cima de rolos nas rodas, para que estas estejam em movimento durante a medição, uma vez que isso também tem influência na circulação de ar. Segundo a Škoda, nove em cada dez testes aerodinâmicos na fase de desenvolvimento são feitos de uma forma virtual, mas desta vez, o Škoda Enyaq RS iV foi levado até ao túnel de vento da Universidade de Estugarda para a realização deste teste, com a versão final deste modelo.
Depois de criada uma imagem com o fluxo de ar, este é enviado para a equipa de design e de desenvolvimento para que ambas possam trabalhar em conjunto e chegar a um compromisso. E claro, o objetivo final será sempre o de conseguir registar o mais baixo coeficiente aerodinâmico possível. No caso deste Enyaq, o valor registado foi de 0.257 cd, sendo que a versão Coupé, com a linha de tejadilho mais baixa, anda em 0.234 cd. Qualquer valor que se consiga melhor, significam mais quilómetros na autonomia máxima de cada modelo.
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