Porsche comemora os 25 anos desde o lançamento da geração 996 do 911
Já passou um quarto de século desde que o novo modelo da Porsche foi apresentado no salão de Frankfurt, praticamente em conjunto com o primeiro Boxster, com o qual partilhava diversos componentes.
A apresentação do Porsche 911 da geração 996 foi uma surpresa para muitos. Foi uma geração que rompeu completamente com os seus antecessores e que, além das linhas icónicas da carroçaria e do motor boxer posicionado atrás do eixo posterior, tudo foi desenvolvido de raiz. Foi o primeiro a recorrer a um sistema de refrigeração a água, em vez de refrigeração a ar. E com o objetivo de trazer mais clientes para a marca e racionar um pouco os custos de produção, a Porsche decidiu criar um modelo numa gama abaixo do 911 sendo que, para isso, iria também utilizar alguns componentes em ambos, também com o objetivo de reduzir custos.
Estávamos em 1997, em pleno Salão de Frankfurt, quando a Porsche revelou a nova geração do seu modelo mais icónico. O desenho era muito semelhante ao do novo Boxster, apresentado um ano antes, que por sua vez era inspirado no Boxster concept visto pela primeira vez do Salão de Detroit de 1993, onde recebeu uma apreciação bastante elevada. A confirmação disso chegou uns anos depois, já com as vendas destes dois novos modelos a alcançarem as 60 mil unidades comercializadas e ajudando a salvar a marca da bancarrota. E um ano mais tarde, surgiu também o Cabriolet.
Com a geração 996 do Porsche 911, foram também adicionadas as versões de tração integral, que receberam o número ‘4’ na sua designação e duas versões turbo com 420 cavalos, e 450 no caso do Turbo S, que só chegou em 2005. Mas enquanto estas duas já estavam programadas, o 911 GT3 surgiu sem ninguém o ter previsto. Com o objetivo de cumprir os regulamentos de competição, a Porsche construiu uma versão de estrada do seu 911, com 360 cavalos e um visual mais desportivo que estava destinado a suceder ao 911 Carrera RS. Inicialmente, o sucesso de vendas não foi incrível, mas ficou bem presente a ideia de que havia agora mais uma família de modelos dentro da gama 911, para todos aqueles que gostassem de sensações mais próximas da competição. E por essa mesma razão, uns anos mais tarde, surgiu também um “GT2”, com base no 911 Turbo. Tinha um motor boxer de 3,6 litros com 462 cavalos e foi o primeiro modelo da marca a receber um sistema de travagem com discos cerâmicos no seu equipamento de série.
No ano 2002, a gama 996 recebeu uma atualização, com a capacidade do motor a aumentar para os 3,6 litros e a potência para os 320 cavalos. E o número de versões foi também enriquecido, com a chegada da versão Targa e do Carrera 4S, com a carroçaria mais larga do Turbo. Em conjunto com algumas edições especiais que saíram mais tarde, a geração 996 do Porsche 911 foi a que teve mais versões. E nem sequer estamos a contar com o GT1 de competição e a sua versão de estrada. No total, foram fabricadas cerca de 175 mil unidades desta geração.
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