Audi cria uma imagem mais moderna dos seus icónicos quatro anéis
A Audi continua, mais do que nunca, a querer afirmar a sua imagem inovadora, associada a um novo mundo de mobilidade elétrica. E por isso, é agora o momento de atualizar o seu elemento mais característico: os anéis.
Os quatro anéis da Audi são um dos seus elementos mais característicos, tendo sido criados há 90 anos, quando foi formada a Auto Union. Sempre marcaram presença de uma forma distinta em todos os seus modelos e sempre foram a imagem da “Vorsprung durch Technik”. Mas agora, os responsáveis da marca acham que o tempo perfeito para uma atualização no seu desenho, aproveitando também para evoluir a identidade corporativa da marca.
E para que tudo fique explicado da melhor forma, foi a própria Audi que solicitou a presença do designer André Georgi e do estratega da marca Frederik Kalisch, para que estes respondessem a algumas questões.
Os quatro anéis são um dos identificadores mais importantes da marca Audi. Porquê a mudança agora, diretamente no próprio veículo?
Frederik Kalisch: Sendo uma marca premium inovadora, a Audi tem como público-alvo clientes modernos que valorizam design de alta qualidade e atenção aos detalhes. Existem atualmente apenas duas tendências básicas na apresentação de marca e design do produto que exprimem precisamente esta qualidade premium: isto é, por um lado, aqueles que são muito ousados, e, por outro, os sóbrios, puros e clean.
André Georgi: A abordagem purista está mais de acordo com a nossa filosofia. Uma coisa facilmente visível: Marcas fortes conquistam os clientes principalmente através dos seus produtos subjacentes à substância e elementos de identificação discretos. Na Audi, sempre foi este o caso, e agora estamos a fazê-lo de forma ainda mais consistente. A nossa filosofia é que cada detalhe deve transmitir um significado ou servir um objetivo. No produto, são, acima de tudo, os nossos quatro anéis indispensáveis na frente e na traseira de todos os modelos Audi, que fazem de um Audi um Audi. Queremos que a nossa qualidade fale através do design e do próprio produto. O novo aspeto bidimensional dá aos nossos anéis uma mudança de visual significativamente mais moderna e ainda mais gráfica, embora a sua geometria seja quase idêntica à dos anteriores.
Moderno, mas não da moda – essa é a afirmação da Audi. No entanto, os logótipos bidimensionais parecem ser a tendência atual. Que papel desempenha o zeitgeist no design?
Kalisch: Os anéis bidimensionais tiveram origem na Audi em 2016, como consequência da digitalização, essencialmente para retratar os anéis de uma forma que se adaptasse ao meio. A tridimensionalidade em ecrãs bidimensionais não teria satisfeito os nossos requisitos técnicos e estéticos. E por isso, optámos por um visual 3D. O logótipo da nossa marca é muito gráfico – o que é uma vantagem, uma vez que fica muito bem em duas dimensões. Para assegurar uma presença consistente da marca em todos os pontos de contacto com o cliente, nós coordenámo-nos com a equipa de design para dar início ao processo de redesenho dos anéis nos nossos veículos.
Georgi: A utilização de um logótipo bidimensional no exterior dos nossos veículos surgiu pela primeira vez em 2019. Tendo começado a ser usado na íntegra no início de 2020. A nossa visão é levar a identidade corporativa da área digital que acabamos de descrever até aos nossos veículos e padronizar a identificação dos veículos em todos os modelos. Queremos que os quatro anéis se pareçam os mesmos em todo o lado no futuro: Seja numa revista, num smartphone, ou num cartaz – e no veículo, dentro e fora do mesmo.
O que mudou exatamente em termos de design?
Georgi: O logótipo dos veículos é composto por três componentes. Estamos a mantê-lo sem cromados, com um look a preto e branco de alto contraste. É como se as argolas brancas marcantes fossem embutidas num corpo de vidro preto para dar uma luminosidade ainda maior. Ao iluminar oticamente o logótipo, o branco confere aos anéis um aspeto plano e de qualidade superior, que ainda permanece tridimensional nos detalhes.
Mas não é apenas o esquema de cores; a materialidade também é nova. Pode explicar em maior detalhe?
Georgi: Os anéis cromados de hoje significam elevada qualidade; só o material transmite essa mensagem. Mas acreditamos ter encontrado o “novo cromado”: A clareza do novo preto e branco torna a nossa identidade corporativa inconfundível. A fina borda preta à volta dos anéis dá uma aparência consistente e de qualidade superior, independentemente da pintura do carro ou da cor da grelha do radiador. E os clientes podem continuar a optar pelos nossos novos anéis em preto. Esta variação substitui os anéis em branco com um cinzento-escuro que se parece com o preto high-gloss.
A partir de agora, todos os novos modelos Audi não só terão novos anéis, como também atualizaram o esquema de identificação dos veículos. Porquê?
Kalisch: Em 2020, a nossa equipa reelaborou a estratégia de marca e a identidade corporativa. Este trabalho conduziu à nossa nova estratégia de identificação de veículos, incluindo a visão de anéis bidimensionais nos nossos veículos. O esquema de identificação atualizado conjuga com a nossa nova estratégia de marca. O que significa mais discrição, mais sofisticação.
Georgi: Não se trata apenas da identificação do veículo se ter tornado mais premium; também uniformizámos as fontes dentro e no veículo. No futuro, os nossos modelos utilizarão apenas a fonte única da Audi, conhecida como “Audi Type”. O tom neutro é significativamente mais contido sem comprometer a singularidade ou a qualidade. Neste momento, designámos o pilar B como o modelo detalhado, derivado, e elemento identificador de tecnologia. Esta designação deve-se ao facto de haver um design idêntico em todos os veículos: sempre duas partes em preto high-gloss e sempre no campo de visão dos passageiros ao entrar e sair. As letras no pilar B foram gravadas propositadamente tone-on-tone.
Kalisch: Para além de distrair do design dos nossos automóveis, identificadores demasiado notórios, provavelmente também não funcionariam para os nossos clientes contemporâneos e progressistas.
Georgi: A identificação e o design dos veículos, atualmente, funcionam como uma unidade que se alinha com o novo posicionamento da marca Audi.
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