Estará a Porsche a preparar uma versão “Cross Turismo” do icónico 911?
Para já, é apontado apenas como uma variante muito especial do Porsche 911 e que presta homenagem à vitória do Paris-Dakar de 1984, com o primeiro 911 de tração integral.
A Porsche está mesmo com vontade de afastar o seu icónico 911 das tradicionais faixas de asfalto e fazê-lo regressar aos maus pisos, tal como aconteceu em 1984, o ano em que uma versão modificada deste modelo conquistou a vitória no Paris-Dakar.
Depois de termos conhecido uma incrível e diferente aventura num vulcão do Chile, a Porsche anuncia agora que está prestes a apresentar uma versão muito especial do 911, o Dakar. Recebe o nome em homenagem à tal vitória nesta enigmática prova, mas trata-se de um modelo com a capacidade de oferecer uma excelente experiência de condução em todo-o-terreno.
Para isso, a marca já efetuou mais de dez mil quilómetros de testes com este modelo, mas não apenas nos centros de testes de Weissach. O 911 Dakar foi testado um pouco por todo o mundo e nas condições mais extremas, num total acima do meio milhão de quilómetros e com os tais dez mil a serem percorridos fora de estrada. Uma das localizações foi o Château de Lastours, no sul de França, que, segundo o piloto de fábrica da Porsche, Romain Dumas, é onde todas as equipas do Dakar se dirigem para testes e afinações de suspensão antes de cada prova.
A ideia de sequer conduzir um Porsche 911 nestas instalações deixou Dumas bastante incrédulo, mas o seu desempenho acabou mesmo por surpreendê-lo, seja em drifts, ou mesmo em saltos, que o 911 superou sem dificuldades graças, essencialmente, aos reforços do chassis e da suspensão. Tal como referido pelo piloto, “Eu sabia o que um 911 era capaz de fazer em estrada, mas fiquei absolutamente estupefacto com o seu bom desempenho nos mais variados tipos de piso”.
Outro dos pilotos a ficar impressionado com o Porsche 911 Dakar foi Walter Röhrl, que não perdeu a oportunidade de conduzir este modelo durante os testes de neve e gele efetuados na zona de Arjeplog, na Suécia. E mesmo com dois campeonatos do mundo de ralis no seu currículo e embaixador da Porsche há diversos anos, Röhrl ficou bastante entusiasmado com esta nova versão do 911, referindo que “é incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo antes de ele próprio o conduzir”.
Além do sul de França e do norte da Suécia, o Porsche 911 Dakar viajou também até ao Dubai e até Marrocos, com o objetivo de efetuar alguns testes em areia do deserto. Enfrentou diversas das situações mais extremas como dunas íngremes de 50 metros e temperaturas em torno dos 45 graus, com um excelente desempenho, tal como é relatado por Frank Moser (Vice President Model Line 911/718). “O 911 Dakar apresentou uma impressionante performance mesmo no deserto. Especialmente aqui, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo as suas vantagens conceptuais – a combinação de baixo peso, uma maior altura ao solo, um potente motor na traseira e a curta distância entre eixos proporcionam uma experiência de condução entusiasmante. Eu próprio pude experimentá-lo em test drives no Sahara”.
A ideia de haver um Porsche 911 com capacidades de todo-o-terreno é algo que ainda pode soar mais ou menos estranho. Mas, enquanto não chegamos ao dia da sua apresentação oficial, prevista para a próxima semana no Salão de Los Angeles, as fotos divulgadas pela marca falam por si, mostrando-nos algumas situações onde nunca imaginaríamos um Porsche 911.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários