Se comprar um Elétrico usado, cuidado com os quilómetros do carro.
Volvo XC90 revisto: Atualizações de design e tecnologia

Volvo EX90 abre as portas do futuro e marca o início de uma importante era

By on 9 Novembro, 2022

Depois de nos ter colocado a expetativa muito em alta, a Volvo mostrou-nos finalmente o novo EX90 por completo. E uma das melhores partes é que, mesmo assim, ficou acima da expetativa.

Com direito a um espaço reservado mesmo no centro da cidade de Estocolmo, a Volvo apresentou hoje o modelo que não só passa a ocupar o lugar de maior destaque em toda a sua gama, como é também um dos primeiros e mais importantes passos rumo a um futuro que inclui a renovação de toda a sua gama e que compõe uma oferta que será composta exclusivamente por versões elétricas até ao ano 2030. Quanto ao EX90, trata-se do novo SUV topo de gama da Volvo, com sete lugares e que, como não poderia deixar de ser, tem na segurança um dos seus maiores argumentos.

A segurança sempre foi e continuará a ser o principal cartão de visita da Volvo, sendo que, com a chegada do EX90, o conjunto de equipamentos e soluções destinados a este capítulo não tem precedentes. Com o objetivo de oferecer o máximo de segurança aos passageiros deste novo SUV, mas também dos de outros automóveis e de todos aqueles com que partilha a via pública, a Volvo criou uma espécie de ecossistema de soluções integradas, que têm a missão de reduzir substancialmente o número de acidentes. Cada um dos novos EX90 inclui, de série, 16 sensores ultrassónicos, oito camaras, diversos radares e um LiDAR, que tem a capacidade de “perceber” tudo o que se passa em torno do carro, e até distâncias de 250 metros à sua frente, fornecendo essas informações ao sistema central e agindo em conformidade sempre que seja necessário, seja nos dias mais brilhantes ou nas noites mais escuras.

Visualmente, o EX90 inclui diversos traços que até reconhecemos do atual XC90, mas com uma abordagem muito mais futurista para um resultado mais contemporâneo e compatível com um automóvel totalmente elétrico. Por exemplo, a grelha dianteira desapareceu, mas o sistema de iluminação conta agora com uma versão muito mais moderna do que já conhecemos, com uma nova interpretação do martelo de Thor, por exemplo, que até tem a capacidade de nos dar uma piscadela de olhos para nos receber ou de uma moldura traseira em LED, que é um misto da solução que encontramos nos modelos da Polestar, mas onde é visível a assinatura visual da Volvo, mas com um visual mais sofisticado. Além disso, os puxadores das portas estão embutidos na carroçaria, para uma maior aerodinâmica e a chave do carro até já pode ser o nosso próprio smartphone, que é reconhecido pelo EX90 assim que nos aproximamos dele, carregando de imediato as preferências de cada utilizador.

A bordo, há também diversos novos radares e sistemas de segurança, capazes de perceber se o condutor está distraído ou desatento através da sua expressão ou do seu olhar. Se achar relevante, o sistema emitirá um sinal de aviso, que vai evoluindo em função da gravidade ou da falta de resposta por parte do condutor. Se este não reagir, o EX90 tem mesmo a capacidade de se imobilizar em segurança, ligando as luzes de aviso.

Também no habitáculo, uma das novidades está no enorme monitor central de 14,5 polegadas, instalado numa posição vertical, mas também no pequeno ecrã que se encontra em frente ao condutor, apenas com as funções essenciais destinadas à condução e nenhuma que possa causar qualquer tipo de distração. Este sistema, está integrado com os serviços da Google e é alimentado pela plataforma Snapdragon Cockpit, em conjunto com o Unreal Engine. Inclui uma ligação 5G e é compatível com Apple CarPlay, sem fios.

Além disso, o infotainment do EX90 inclui ainda a possibilidade de trabalhar em conjunto com o sistema de som desenvolvido pela Bowers & Wilkins, com Dolby Atmos e colunas integradas nos encostos de cabeça e na zona central superior do tablier para uma envolvência única. Em termos de materiais, este é também um dos modelos mais sustentáveis da marca, incluindo uma quantidade elevada de materiais reciclados como o aço, alumínio e plástico, numa quantidade que nenhum outro modelo da marca conseguiu alcançar até agora.

Na versão de lançamento, o sistema elétrico do EX90 será composto por dois motores elétricos, que vão conseguir oferecer uma potência máxima de 517 cavalos e um binário de 910 Nm. A tração é feita às quatro rodas e a Volvo anuncia uma autonomia máxima que poderá alcançar os 600 quilómetros. Além disso, o sistema elétrico será o primeiro da Volvo a suportar carregamentos bidirecionais, permitindo a utilização de equipamentos elétricos ou mesmo a possibilidade de carregar um outro automóvel elétrico, caso seja necessário. No capítulo dos carregamentos, o sistema do Volvo consegue suportar uma potência máxima de 250 kW, que consegue carregar a bateria de 111 kWh dos dez aos 80% em menos de 30 minutos.

Os preços e as versões disponíveis para o nosso mercado serão anunciados em breve, mas a Volvo já adiantou que já existir uma versão especial de lançamento com um conjunto de equipamentos exclusivos. O início da produção do novo Volvo EX90 está previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, sendo que posteriormente, este modelo será também produzido na China, em fábricas totalmente neutras em termos de emissões. E por enquanto, o XC90 vai continuar em produção, representando o topo da oferta de opções híbridas plug-in da marca sueca.

Mesmo no final da apresentação, a Volvo tinha ainda uma surpresa reservada. Em apenas algumas frações de segundo e num ambiente muito escuro em que apenas a iluminação traseira era visível, a marca já nos mostrou a primeiro teaser do modelo que apresentará no próximo ano. Segundo os planos da Volvo e até ao ano 2030, está prevista a apresentação de um novo modelo em cada ano. Ou seja, depois do EX90, ficam a faltar oito. E se tiver curiosidade em saber quais serão, basta dar uma vista de olhos nos registos de novas designações efetuados pela Volvo no passado mês de setembro. Será este o novo EX30?

“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 kms, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars”.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)