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De Porsche 911 Carrera 4S num vulcão, a mais de 6000 metros de altitude

By on 4 Novembro, 2022

A Porsche levou dois 911 muito especiais até ao Chile, com o objetivo de subirem mais de seis mil metros de altitude e chegarem às encostas do vulcão mais elevado do mundo, em Ojos del Salado.

Suspensão mais elevada e com um enorme curso, uma distância mais elevada ao solo, pneus de todo-o-terreno e até um guincho integrado são tudo coisas que muito provavelmente não associamos a um Porsche 911, muito menos a dois. Mas a Porsche associou. Tudo isto e muito mais a dois modelos experimentais que estiveram em sigilo absoluto até agora.

Em quase 60 décadas de história já vimos as diversas gerações deste modelo fazer diversas coisas em estrada, pista e mesmo longe do asfalto, com participações em provas de todo-o-terreno incluídas. Mas agora, a Porsche eleva as coisas para outro patamar, ao levar estas duas unidades de teste do Porsche 911 para onde não existem estradas, onde o ar é mais rarefeito, as temperaturas são mesmo muito baixas e nem sequer há vegetação.

A equipa liderada pelo piloto de testes Romain Dumas, destinada a explorar os limites do 911 optou pelas encostas do Ojos del Salado, no Chile, o vulcão mais elevado do planeta, a mais de seis mil metros de altitude. Aqui, as temperaturas rondam os 30 graus negativos e o oxigénio negativo é praticamente metade daquele que está disponível ao nível do mar.

Quando aos Porsche 911, a base é a versão Carrera 4S do Type 992, com o motor boxer de seis cilindros e 443 cavalos, com caixa de velocidades manual. Depois disso, a cada modelo, foi adicionado um roll-bar, assentos em fibra de carbono com cintos de diversos apoios e a suspensão foi modificada para que o conjunto tivesse uma distância ao solo em torno dos 350 mm e pudesse receber pneus de todo-o-terreno. Foi adicionado um guincho e efetuadas algumas alterações na carroçaria para que fosse possível encaixar os pneus de todo-o-terreno com 310 mm de largura. E para terminar, o sistema de refrigeração também foi reposicionado num local mais alto, foi adicionado um conjunto de ferramentas e acessórios num porta-bagagens de tejadilho e desenhada uma decoração específica, inspirada no 963 LMDh de competição.

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