Alfa Romeo atualiza o visual do Giulia e do Stelvio com detalhes do Tonale
O novo Alfa Romeo Tonale foi criado com ideias tão originais, que seria um desperdício não as passar para os restantes modelos da gama. E foi justamente isso que a marca fez com as gamas Giulia e Stelvio.
O lançamento do Alfa Romeo Tonale no mercado foi antecedido de uma enorme expetativa e vivido até com alguma emoção. O novo SUV da marca representa um momento incrível para a mesma, assumindo-se mesmo como o símbolo da sua metamorfose, e a quantidade de novas ideias incluídas foi muito elevada. Por essa mesma razão, seria uma pena não passar muitas delas para os restantes modelos da marca de Arese, tais como o Giulia e o Stelvio. E felizmente, não fomos só nós a pensar nessa ideia.
A Alfa Romeo acaba de nos mostrar as versões atualizadas destes dois modelos, sendo que uma das diferenças mais visíveis está presente desde logo nos grupos óticos dianteiros, cada um deles com três elementos, inspirado em ícones do Scudetto como o SZ de Zagato, mas também no concept-car Proteo, de 1991. Além disso, este novo sistema está também mais evoluído do ponto de vista tecnológico, uma vez que já inclui um sistema de Matriz de LED integrado, que nem dispensa uma pequena coreografia visual quando trancamos ou destrancamos o carro. E na secção traseira, os grupos óticos estão também mais evoluídos, com um incremento de qualidade, um visual mais apurado e uma nova assinatura visual em LED, destinada a reforçar o caráter desportivo deste modelo.
No interior do Giulia e do Stelvio, a maior novidade está mesmo em frente ao condutor. O visual deste conjunto num estilo “telescópico”, como é referido pela Alfa Romeo, mantém-se inalterado, mas lá “ao fundo” está agora um ecrã TFT de 12,3 polegadas, totalmente digital e com três modos de visualização: Evolved, com um desenho mais futurista; Relax, que dispensa informações não-essenciais; e Heritage, com um visual mais clássico, inspirado nos modelos da marca dos anos sessenta e setenta.
Outra das novidades herdadas no Tonale está relacionada com a tecnologia NFT (Non Fungible Token), que se traduz num registo digital encriptado e não modificável onde são registadas as principais informações de cada viatura, bem como a sua configuração original, o que acaba por valorizar cada modelo ao longo da sua vida útil. Além disso, com a presença dos novos serviços conectados, é também possível estar em contacto com o seu Alfa Romeo através de uma aplicação que poderá ter no telefone, com diversas possibilidades de interação com o carro e que também possibilita a presença das atualizações over-the-air (OTA), dispensando a necessidade de as fazer no concessionário.
A dinâmica de condução continua a ser bastante apurada, tanto nas versões de tração traseira, como nas de tração integral Q4 e a distribuição de peso é sempre otimizada para ficar o mais perfeita possível. A suspensão de triângulos sobrepostos no eixo dianteiro e a solução multibraços no eixo posterior, oferece um desempenho acima da média e na nova série especial Competizione, é mesmo estreada a nova Suspensão Ativa Alfa, com amortecimento controlado pela eletrónica e que se ajuste automaticamente e de uma forma quase instantânea a cada momento de condução.
A gama de motores foi também atualizada, incluindo uma nova opção diesel com 160 cavalos de potência e tração traseira, que se junta a uma mais potente de 210 cavalos e a uma opção a gasolina com 280 cavalos, estes dois com tração integral. Em paralelo, a marca também simplificou a oferta em termos de equipamentos disponíveis, havendo apenas duas versões: a Super e a Ti. Mas tanto para uma como para outra, há um pacote de melhorias disponível. Para a Super está disponível o Sprint, com alguns elementos mais desportivos, e para a Ti, fica reservado o Veloce, capaz de ajustar a performance destes modelos.
Disponível na estreia destas duas renovadas gamas, a Alfa Romeo terá também uma série especial designada por Competizione, que está disponível com todas as motorizações, destaca-se pela exclusiva cor da carroçaria cinzento mate Moon Light e pelas pinças de travão em vermelho, escondidas atrás de jantes de liga leve com 21 polegadas de diâmetro. A bordo, está presente um sistema de som da Harman Kardon e um revestimento em pele nos assentos e no tablier, com costuras contrastantes em vermelho.
No topo da oferta, como esperado, continuarão a marcar presença as versões Quadrifoglio de ambos os modelos, mas essa, é outra história.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários