Volvo XC90 revisto: Atualizações de design e tecnologia
Cinto de segurança: inovação da Volvo salva vidas há 65 anos

Volvo simplifica o conjunto de informações que disponibiliza ao condutor

By on 26 Outubro, 2022

Na condução, os fatores de distração são perfeitamente dispensáveis e por essa mesma razão que a Volvo vai passar a ter um sistema que omite informações desnecessárias.

A chegada do novo Volvo EX90 vai marcar um ponto de transição importante para a marca sueca, uma vez que são diversas as novidades que nos continuam a chegar, que serão estreadas com este mesmo modelo. Desta vez, as informações estão relacionadas com a forma como as mais variadas funções do carro são transmitidas ao condutor, sendo que muitas delas podem ser totalmente desnecessárias durante a condução.

Desta forma, a Volvo tem como um dos seus objetivos simplificar a forma como estas informações são transmitidas, omitindo todo o tipo de informação supérflua que possa distrair o condutor. Em vez de um enorme painel de instrumentos, este vai passar a ter na sua frente um ecrã mais simples com informações como a velocidade a que o carro se desloca, a autonomia do mesmo e outros sinais de aviso importantes, bem como a leitura do espaço em que o carro se encontra e os avisos que possam surgir em torno deste, graças à presença de um novo conjunto de sensores e radares que passam a estar disponíveis em todos os modelos.

Todas as informações restantes passam para o monitor central, que continuará a estar numa posição mais vertical e ligado aos serviços do Google, mas que agora também inclui widgets e uma maior resolução, bem como um conjunto de comandos que também passam a ser acessíveis através deste.

“Trata-se de fornecer a informação certa na altura certa. Queremos que a experiência de condução seja concentrada, simples e segura. Uma vez que o automóvel é capaz de compreender, melhor do que nunca, o ambiente circundante e o condutor, podemos criar uma situação ainda mais segura, reduzindo a confusão, a distração e a sobrecarga de informação”.

Thomas Stovicek – Head of UX – Volvo Cars

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)