Lotus apresenta uma edição limitada do Evija, inspirada em Emerson Fittipaldi
Edição limitada do Lotus Evija celebra os 50 anos desde que Emerson Fittipaldi e a Lotus conquistaram o Campeonato de Fórmula 1 de pilotos e construtores.
Um monolugar preto com decorações em dourado é um daqueles que nunca passará despercebido em lado nenhum, seja ao vivo ou mesmo em fotos. É uma das decorações mais históricas da Fórmula 1 e que é agora recriada com o objetivo de celebrar um momento bastante importante. Afinal, foi precisamente há meio século que Emerson Fittipaldi e a Lotus dominaram o mundial de Fórmula 1, conquistando o título de pilotos e de construtores. E agora, 50 anos depois, a marca de Hethel acaba de criar uma edição especial daquele que é anunciado como o modelo de produção mais potente do planeta para celebrar o momento.
O mais recente projeto da Lotus Advanced Performance usa o Evija como base. O hiperdesportivo da marca inglesa equipado com quatro motores elétricos soma quase 2040 cavalos de potência e mais de 1700 Nm de binário, o que lhe confere prestações incríveis. Entre elas está a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos e até aos 300 km/h em menos de nove, mas também a velocidade máxima de 350 km/h ou mesmo os 18 minutos que precisa para carregar a sua bateria num carregador com 350 kWh de potência.
Face aos outros Evija, a edição especial Emerson Fittipaldi não poderia deixar de ter a carroçaria pintada de preto e com decorações no icónico dourado, sendo que estas são pintadas à mão. Além disso, na zona lateral, está presente o nome de Emerson Fittipaldi e na asa traseira, os logos com a referência da sua vitória em cinco das onze provas do campeonato de 1972 e a da conquista do campeonato de pilotos e de construtores desse mesmo ano.
A bordo, no forro do tejadilho, está cozido em dourado um plano do Lotus Type 72 e no tablier forrado em pele está cozida à mão a assinatura de Fittipaldi. E depois há diversos elementos em dourado, tais como as saídas da ventilação ou mesmo os pedais, bem como diversos outros detalhes que casam na perfeição com os elementos visíveis em fibra de carbono ou forrados em Alcantara num tom negro.
Para começar, há oito carros que já iniciaram o seu processo de construção, precisamente o número de unidades sobreviventes do Lotus Type 72, que, pela primeira vez desde sempre, estiveram juntas em Hethel, especialmente para a apresentação oficial deste modelo que também contou com a presença do próprio Emerson Fittipaldi como convidado de honra. Todas as oito unidades desta edição especial já estão vendidas, estando a sua entrega prevista para o início do próximo ano.
Para testar este modelo em pista, a Lotus solicitou a presença de um outro campeão de Fórmula 1, Jenson Button, com o qual também mantém uma ligação muito próxima já há alguns anos. O piloto inglês esteve presente na pista de Hethel uns dias antes da apresentação da série especial do Evija e teve a oportunidade de conduzir em pista o hiperdesportivo elétrico, mas também o Lotus Type 72 original do piloto brasileiro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários