Dispensa apresentações e está para venda, mas o preço é segredo
Numa das mais recentes vendas privadas da RM Sotheby’s está disponível aquele que foi o último projeto assinado por Enzo Ferrari e que foi criado com o objetivo de comemorar os 40 anos da marca.
O Ferrari F40 é um daqueles modelos que dispensa apresentações. A asa com o logo do lado direito, as formas mais bruscas, mas muito aerodinâmicas, o interior com os assentos em vermelho e a carroçaria também num obrigatório Rosso Corsa, são tudo elementos que indicamos de cor, sem sequer olhar para as imagens. Já para não falar da obra de arte que se esconde por baixo da janela transparente que existe por cima do motor, um V8 a 90 graus, construído em 1992, data da primeira matrícula deste F40.
Segundo os registos existentes, o seu primeiro proprietário foi Maurizio Gelli, de Arezzo, mas cinco anos mais tarde e cerca de 9400 quilómetros percorridos, este F40 mudou-se para a Suécia, havendo registos de manutenção numa oficina oficial da marca. Depois da Suécia, este F40 passou para a Bélgica e só depois disso se mudou para França.
De uma forma geral, a assistência deste modelo foi sempre feita numa oficinal oficial da marca e essa é uma das razões por que se encontra num estado de conservação imaculado. Numa das últimas intervenções, na Charles Pozzi de Paris, o odómetro marcava 22.410 quilómetros. Mas mais importante do que isso, é o seu certificado da Ferrari Classiche, atribuído em 2017, e que confirma a originalidade do chassis, motor, caixa de velocidades e carroçaria.
É um dos automóveis mais icónicos da Ferrari, mas também da sua época e o primeiro carro de produção a superar a fasquia das 200 mph de velocidade máxima (201,4 mph), algo como 324 km/h. Apesar de a produção ter sido encerrada há 30 anos, ainda hoje o Ferrari F40 é um automóvel apaixonante. A fantástica galeria de imagens é da autoria de Kevin Van Campenhout, e uma cortesia da RM Sotheby’s.
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