Volkswagen começa a mostrar o lado mais prático do novo ID. Buzz Cargo
Depois da febre inicial apenas focada na ligação deste novo modelo ao pão de forma original, está agora na altura de pôr o ID. Buzz Cargo a trabalhar.
No IAA Transportation que está a decorrer em Hannover, a presença do novo Volkswagen ID. Buzz fez-se notar e bem, especialmente na versão Cargo, que acaba de ser eleita “International Van of the Year”.
Mas além de toda esta aura de nostalgia que anda em volta deste novo modelo, agora é a altura ele mostrar o que vale no terreno, a desempenhar as funções para que foi desenvolvido. E por essa mesma razão, a própria Volkswagen apresentou algumas versões de “trabalho” do ID. Buzz Cargo, desenvolvidas por empresas especializadas em diversas áreas.
Entre as diversas versões do ID. Buzz Cargo presentes no IAA Transportation, estava um ID. Buzz paramédico, um ID. Buzz com uma caixa de carga de seis metros cúbicos para entregas “last-mile”, um ID. Buzz com caixa frigorífica destinado ao transporte de produtos refrigerados e um ID. Buzz Miele ServiceVan com um sistema de prateleiras no seu compartimento de carga.
ID. Buzz paramédico: O novo ID. Buzz foi criado de forma que lhe seja permitido, como monovolume ou furgão, a cumprir também tarefas especiais – por exemplo, como um veículo paramédico. A motorização elétrica chegou assim desta forma a este setor. O fabricante alemão de superestruturas Bösenberg está agora a expor no IAA um concept de quase produção que mostra como um ID. Buzz paramédico pode vir a ser e o que este pode fazer. A bordo do primeiro ID. Buzz paramédico há espaço para até três pessoas. O espaço de carga foi convertido num local de trabalho para o médico e o seu respetivo equipamento. Para este efeito, a Bösenberg desenvolveu um conceito modular para que a completa integração do equipamento e de todos os componentes especiais exijam apenas alterações mínimas no veículo de base. O sistema de sinalização especial é também incorporado no concept. É alimentado por um sistema de baterias separado.
ID. Buzz com caixa de carga: A Veth Automotive combinou o desenho icónico do ID. Buzz com um cubo na secção traseira e apresenta, assim, o primeiro ID. Buzz com uma superstrutura de caixa. Graças à caixa, a capacidade de carga aumenta dos já muito bons 3,9 m3 para uns notáveis 6,0 m3. Como resultado, o ID. Buzz Cargo pode receber uma carga útil de até 680 kg. As laterais e a secção traseira da caixa podem ser equipadas com portas convencionais, portas deslizantes e/ou portas de enrolar. Isto garante que os motoristas dos correios, por exemplo, possam alcançar encomendas de qualquer lado. O concept no IAA está equipado com uma porta no lado do passageiro do banco da frente que desce até ao fundo, com portas de enrolar do lado do condutor e com umas grandes portas laterais na parte de trás. Há também muito espaço em toda a caixa para logótipos de empresas e publicidade. O interior da caixa está equipado com um piso que impede o deslizamento da carga e que não se desgasta.
ID. Buzz Cargo para o transporte de produtos refrigerados: O fabricante alemão de superestruturas Wükaro é a primeira empresa a apresentar no IAA um ID. Buzz Cargo para o transporte de produtos refrigerados. Foi criado especificamente para entregas no centro da cidade e, portanto, para as entregas “last mile”. Neste caso, a inovação está na combinação de um sistema de motorização elétrica e um sistema de refrigeração que também é elétrico. O sistema de refrigeração consiste numa unidade de baixo perfil de 230 V no tejadilho (evaporador de teto plano), quatro baterias de iões de lítio (cada uma com 100 Ah de carga nominal) e um inversor (transforma a tensão DC em AC) com um carregador de bateria integrado. Alojado de forma a poupar espaço dentro das cavas das rodas, as quatro baterias permitem que o sistema funcione de forma independente de seis a oito horas. Também é possível pré-refrigerar o espaço de carga sempre que o ID. Buzz Cargo estiver ligado à rede elétrica. O concept pode, dependendo da especificação, transportar uma carga útil de até 390 kg – capacidade suficiente para alimentos congelados encomendados online, especialidades para restaurantes ou para reinventar a clássica carrinha italiana de gelados, pois em breve será novamente verão!
ID. Buzz Cargo como Miele ServiceVan: No stand da Volkswagen Veículos Comerciais, no pavilhão 12, destaca-se um ID. Buzz Cargo num tom vermelho especial. Como parte do processo de desenvolvimento conjunto entre a CS/Würth e a Volkswagen Veículos Comerciais, os pedidos especiais do cliente Miele foram implementados neste veículo. O compartimento de carga do veículo elétrico, por exemplo, foi equipado com um sistema de prateleiras adaptado às especificações dos técnicos de serviço para o armazenamento de materiais, peças sobressalentes e ferramentas para o pessoal de serviço ao cliente da Miele. A consola central com mesa rebatível integrada serve de local de trabalho para o condutor no compartimento de passageiros. O acabamento especial da pintura em “paprika red”, típico de Miele, é particularmente marcante.
Além destes, marcou ainda presença uma versão do ID. Buzz Cargo Flex-Cab, convertida para o transporte de passageiros, que poderá muito bem ocupar o lugar de uma nova Caravelle de motor elétrico.
ID. Buzz Flex-Cab Concept. O Concept ID. Buzz Flex-Cab de cinco lugares torna-se assim uma Caravelle com motorização a elétrica. Na traseira, o concept está equipado com um banco de três passageiros e pode ser utilizado em duas posições longitudinais (standard ou com espaço extra para as pernas), podendo, ainda, ser completamente rebatido, incluindo o fundo do banco. O ajuste e o rebatimento do banco, para cima ou para baixo, é feito eletricamente através de um interruptor nos pilares B ou D. Graças à possibilidade de utilizar o assento do banco de forma tão flexível, o compartimento traseiro com ar condicionado pode ser adaptado ao transporte de passageiros ou de mercadorias. Ao apresentar o Concept ID. Buzz Flex-Cab, a Snoeks apresenta um concept de transporte de passageiros altamente inovador que pode ser utilizado, por exemplo, como um shuttle, táxi, minibus comunitário ou o veículo perfeito para o comércio manual.
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