Renault joga um enorme trunfo ao apostar numa versão moderna do R5 Turbo
No ano em que as comemorações dos 50 anos do Renault 5 se mantêm em alta, a marca francesa relembra agora um dos seus maiores ícones com o novo R5 Turbo 3E.
É apenas um show-car, mas é um daqueles que nos traz diversas memórias de outros tempos e nos lembra o formato mais icónico do Renault 5, o Turbo e o Turbo 2, de motor central, e visualmente com o dobro da largura dos restantes modelos da gama.
Com este novo protótipo, o visual desse modelo é facilmente percetível, mas agora, há diversos outros elementos que adicionam uma vertente mais tecnológica e uma outra mais radical e totalmente focada no mundo do ‘Drift’.
“O R5 TURBO 3E combina design ultra-tecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videojogos. Esta associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. “Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível!“, afirma Gilles Vidal, diretor de design da Renault.
Construído sobre um chassis tubular, com um fundo plano e um arco de segurança aprovado pela FIA, o R5 Turbo 3E conta apenas com dois lugares a bordo, tal como no original, mas tudo o resto foi pensado para que este modelo fosse uma incrível máquina de ‘Drift’. Para isso, a bateria tem uma capacidade de 42 kWh, para durar um pouco mais de tempo, e o ângulo da direção é muito superior ao habitual, acima dos 50 graus. Além disso, e para que todos os momentos de condução possam ficar registados da melhor forma, há 12 suportes para câmara, no interior e no exterior deste concept.
Para alimentar este R5 Turbo 3E estão presentes dois motores elétricos, um para cada uma das rodas traseiras. A potência máxima é de 380 cavalos e o binário é de 700 Nm, sendo que as baterias estão instaladas no centro, debaixo do piso. Com estes valores, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 3,5 segundos e a velocidade máxima ronda os 200 km/h. O peso fica abaixo de uma tonelada, mas apenas quando as baterias estão fora do carro, caso contrário, o valor é de 1500 quilos.
Alguns dos elementos da carroçaria são produzidos em fibra de carbono e a enorme asa traseira ajuda a manter a estabilidade. Já no que diz respeito à decoração, há diversos elementos que nos vão deixar com um pouco de nostalgia. O toque mais moderno surge sobretudo no capítulo da iluminação, uma vez que está presente um sistema totalmente em LED, mas recriando uma atmosfera inspirada no mundo do ‘Gaming’.
A estreia pública e mundial do novo R5 Turbo 3E será no concurso Chantilly Arts et Élégance 2022, a 25 de setembro, seguindo depois para o stand da marca no Salão Automóvel de Paris 2022, que se realiza entre os dias 17 e 23 de outubro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários