KTM está de volta à estrada com o seu muito radical X-BOW GT-XR
Depois de nos ter mostrado o X-BOW, a KTM apresenta agora um modelo ainda mais radical e uma nova interpretação do que é um carro de competição com autorização para circular em estrada.
A KTM, por norma, está mais associada aos modelos de duas rodas, ainda que, há cerca de 14 anos, nos tivesse deliciado com um brinquedo chamado X-BOW, uma espécie de barchetta de dois lugares, que assumiu o papel de track-car perfeito e não estava limitado a uma utilização em pista. Depois disso, houve diversos projetos, desenvolvidos para conquistar os melhores tempos por volta em diversos circuitos, e há apenas dois anos, o X-BOW GTX foi uma das melhores expressões desta ideia, além da evolução das opções da tal barchetta de dois lugares.
Mas agora, a KTM está de regresso à estrada, com uma versão “civilizada” do GTX, que conta com um nome igualmente estranho (GT-XR), mas que conquistou a autorização de circular na via pública e fazer as delícias de quem deseja um superdesportivo apenas para conduzir, na sua verdadeira essência.
Foi desenvolvido e “nasceu” em pista, mas já tem autorização para sair da mesma, acompanhado de um motor de 2,5 litros da Audi, com cinco cilindros em linha, 500 cavalos de potência e tração apenas nas rodas traseiras, com a ajuda de um diferencial autoblocante mecânico e de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com sete relações.
O peso total é de 1.250 quilos, com uma repartição de 44:56 entre o eixo dianteiro e o posterior, a aceleração dos 0 aos 100 km/h indicada pela marca é de apenas 3,4 segundos e a velocidade máxima, medida por GPS, é de 280 km/h. Apesar do visual mais radical, tanto no exterior como no interior, o KTM X-BOW GT-XR até tem algumas características que dão uma ajuda no dia-a-dia, tais como um depósito de combustível com quase 100 litros e uma bagageira de 160 litros. A bordo, há até um porta-luvas…
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