A Honda está a comemorar os primeiros 25 anos do seu Civic Type R
Não foi o primeiro dos Type R, mas é certamente um dos mais conhecidos e aquele que mais deu a conhecer esta sigla. O Honda Civic Type R está a comemorar os seus 25 anos de existência.
A história dos Honda com a designação Type R começou há precisamente 30 anos, quando a marca lançou no mercado japonês uma versão mais desportiva do seu NSX, que identificou com esta designação e com o fundo do seu logo pintado de vermelho. Dois anos mais tarde, foi o Integra Type R que continuou a surpreender os maiores entusiastas da marca com uma dinâmica bem mais apurada e o tal logo com o fundo vermelho, não demorando muito até que os responsáveis da marca tivessem a ideia de testar esta solução num dos seus modelos mais vendidos, o Honda Civic, na altura, o EK9, de 1997.
1997-1999 (EK9) Japão: Com a carroçaria pintada no característico Championship White e com jantes a condizer, o Honda Civic também recebeu alguns detalhes mais desportivos, além de, como exigido, os logos da Honda com o fundo vermelho, identificando a versão mais desportiva. No interior, os assentos vermelhos e a carpete da mesma cor eram os elementos de maior destaque, enquanto na frente, debaixo do capot, estava um motor de 1,6 litros, atmosférico, com uma potência de 182 cavalos e caixa manual de cinco relações, com tração dianteira. Um peso total que pouco passada dos mil quilos, em conjunto com um diferencial autoblocante e uma suspensão mais desportiva, deu origem a um automóvel de culto e o início de uma fantástica aventura que ainda dura até hoje. Mas para já, apenas no Japão.
2001-2005 (EP3) Europa e Japão: A produção do Honda Civic na fábrica de Swindon, no Reino Unido, fez com que a versão Type R tivesse chegado pela primeira vez ao mercado europeu em 2001, com o Civic EP3, sendo que nesta fábrica eram produzidas ambas as versões para o mercado europeu e para o japonês. A tentativa de aproximação do visual do Civic ao de um monovolume deixou o Type R com algumas limitações, ainda assim, foi mais um dos marcos históricos nos modelos com esta designação, em que um dos maiores destaques era o motor de dois litros com 198 cavalos. A carroçaria deixou de estar limitada ao Championship White, estando o Type R também disponível em preto, vermelho e cinzento.
2007-2011 (FD2 no Japão/FN2 na Europa): Seis anos mais tarde, em 2007, o Honda Civic Type R seguiu dois caminhos distintos. No Japão, era produzido com base na carroçaria de quatro portas e incluía um motor de dois litros com 222 cavalos. Contava com uma caixa de velocidades com relações mais curtas e um diferencial autoblocante, além de um sistema de travagem da Brembo e uma suspensão mais desportiva. Ao mesmo tempo, a versão europeia era baseada na carroçaria de três portas do Honda Civic produzido no Reino Unido, com um motor de 198 cavalos muito semelhante ao do seu antecessor, bem como uma caixa manual de seis velocidades e relações curtas. Pela primeira vez, houve uma maior preocupação com o equipamento, já havendo ar condicionado com regulações independentes e faróis de xénon, mas também um sistema de som com Bluetooth e navegação com DVD.
2015-2017 (FK2) Europa e Japão: Em 2017, a Honda mudou diversas das regras do jogo e lançou um dos Civic Type R mais arrojados de sempre. Pela primeira vez, estava equipado com um motor turbo de dois litros, com mais de 300 cavalos e apenas com uma carroçaria de cinco portas. A caixa de velocidades continuava a ser a manual de seis relações curtas e continuava presente um diferencial autoblocante no eixo motriz, o dianteiro. Toda a estrutura contava com diversos pontos de colagem extra com o objetivo de oferecer uma maior rigidez e além da suspensão adaptativa controlada pela eletrónica, também estava presente um novo modo de condução ‘+R’ com parâmetros mais desportivos, destinados a uma condução em pista. O FK2 só foi comercializado durante dois anos, mas somou mais de 7500 unidades comercializadas.
2017-2021 (FK8) Europa, Japão e Estados Unidos): A geração FK8 do Honda Civic Type R foi a primeira a ser comercializada nos Estados Unidos, dando ainda mais relevância a este modelo. Tal como o seu antecessor, estava equipado com um motor turbo de dois litros, mas agora com 316 cavalos de potência. Em conjunto com este, a habitual caixa manual de seis relações e o diferencial autoblocante faziam com que toda a potência passasse da melhor forma para o piso. No entanto, além do controlo eletrónico da suspensão, esta geração incluía agora uma configuração multi-link no eixo posterior, em vez da solução rígida em ‘H’ do seu antecessor.
A maior eficácia dinâmica do Civic Type R FK8 fez com que a marca se aventurasse no mundo dos recordes da volta em circuito, começando, obviamente, pelo Nordschleife, onde este modelo chegou a ter o recorde do modelo de produção de tração dianteira durante algum tempo, com uma volta efetuada em 7:43,8. E com o entusiasmo deste resultado, a marca aproveitou também para bater os recordes em circuitos como Magny-Cours, Spa-Francorchamps, Silverstone, Estoril, Hungaroring e Mount Panorama.
2022-# (FL5): O Honda Civic Type R apresentado recentemente é o modelo que se segue nesta fantástica história, sendo anunciado pela marca como o mais evoluído, eficaz e maduro desde sempre, mas também como o mais rápido e o mais recompensador em termos de condução. Resta-nos apenas esperar para descobrir como serão as conquistas desta geração. Para já, o recorde da volta no circuito de Suzuka já está conquistado e não conseguimos imaginar melhor forma de comemorar os 25 anos de história do Civic Type R e os 30 dos Honda com o símbolo pintado de vermelho.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários