Concepts da Hyundai conduzidos na pista alemã de Bilster Berg
Já de olhos postos no futuro, a Hyundai surpreendeu muitas pessoas com os seus dois novos laboratórios móveis. Um é um elétrico baseado no novo IONIQ6 e outro é um desportivo a hidrogénio com quase 700 cavalos!
Numa grande quantidade de casos, os concept-cars são os modelos destinados a captar a atenção das pessoas e obter uma espécie de confirmação sobre se é boa ideia, ou não, passar para uma fase de produção. Mas com os dois últimos exemplos da Hyundai, o objetivo é outro.
Tanto o N Vision 74 como o RN22e são dois verdadeiros laboratórios com rodas e com missões distintas. No caso do RN22e, trata-se da abordagem da Hyundai para uma linha de versões mais desportivas com a assinatura da N, mas sempre equipadas com sistemas totalmente elétricos. Já o N Vision 74 tem um objetivo mais avançado em termos tecnológicos, uma vez que está destinado a explorar um hipotético novo mundo de automóveis desportivos, também com um sistema elétrico, mas alimentados por uma célula de combustível, ou seja, hidrogénio.
Uma das grandes diferenças nestes dois casos, é que, também por norma, estes protótipos de desenvolvimento estão avaliados em vários milhões de euros, uma vez que são exemplares únicos, desenvolvidos quase de uma forma artesanal e muito frágeis, pelo que a sua condução costuma estar apenas reservada para os engenheiros da marca com mais experiência. Até agora.
Para provar ao mundo que há coisas que têm mesmo de avançar no tempo, a Hyundai convidou a equipa da TopGear para um ensaio destes dois “laboratórios” no Bilster Berg Drive Resort, um retorcido e exigente circuito privado, algures no centro da Alemanha, que foi suficiente para deixar Ollie Kew rendido às capacidades dinâmicas destes “elétricos”.
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