Arranca hoje a edição de 2022 do Caramulo Motorfestival
Ainda não estamos a falar da abertura deste espaço ao público, pois isso será apenas amanhã. Mas hoje, já terá lugar a conferência de imprensa no Martin Miller’s Lounge, a Zona VIP do evento, com a presença de Emerson Fittipaldi.
É já nesta sexta-feira que se inicia a edição deste ano do Caramulo Motorfestival, que promete ser uma das melhores de sempre, e com inúmeros automóveis, empresas e público presente, com um objetivo comum de celebrar os melhores automóveis e motos de todos os tempos.
A XVII edição do Caramulo Motorfestival, que é facilmente considerado como o maior festival motorizado em Portugal, é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal. Ocorre entre os dias 2 e 4 de setembro, ou seja, no próximo fim-de-semana, e já tem confirmada a presença de 1100 automóveis, mas também motos e até aviões.
As principais informações sobre o evento serão reveladas hoje, durante a conferência de imprensa que serve também como abertura da edição deste ano, mas para já, aqui fica a maioria dos detalhes já revelados pela organização:
Rampa Histórica Michelin. Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra – Secção de Desportos Motorizados. A edição de 2022 da Rampa Histórica Michelin conta com o número recorde de mais de 160 automóveis, que participam na Concentração Turística e competem no troféu monomarca Kia GT Cup e nas vertentes Speedmasters e Chronomasters. A Rampa Histórica Michelin volta a contar com a categoria Pré-guerra, destinada a automóveis produzidos até 1939 e que celebra a era dourada do automobilismo e a categoria dedicada aos Formula Vee, monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha.
Pilotos convidados. Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Emerson Fittipaldi, bicampeão do mundo de Fórmula 1, Carlos Tavares, piloto e CEO da Stellantis, André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira como treinador. Além de colecionador de automóveis antigos, com preferência por modelos italianos, André Villas-Boas é também um veterano de provas de todo-o-terreno, como é o caso do Rali Dakar. Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, a dupla fará acompanhar-se do Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português, ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N em 1995. Juntam-se, ainda, Manuel Gião, um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem-sucedidos a nível internacional, Rui Ramalho, o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo, 1:14s67, estabelecido ao volante do Osella PA2000 Evo 2 em 2017, Pedro Salvador, Veloso Amaral, Pedro Villas-Boas, considerado um nome de referência na modalidade de todo-o-terreno. Foi um dos primeiros portugueses a aventurar-se no Paris Dakar, Francisco Sande e Castro, Ricardo Teodósio, atual Campeão Nacional de Ralis, Bruno Magalhães, Ricardo Megre, Rita Vieira, José Pedro Fontes, Hugo Lopes, João Rôlo, Rufino Fontes e os pilotos de trial Filipe Paiva e José Sequeira.
Um festival de causas (sociais e ambientais). A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival. O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal.
Sustentabilidade. O Caramulo Motorfestival é um evento cada vez mais um sustentável, lutando para deixar o maior impacto possível nos seus visitantes com o menor impacto possível no planeta. Para cumprir com este objetivo, a organização irá implementar diversos programas, tanto de sensibilização para estas causas, como de redução do impacto ambiental.
Compensação das emissões de carbono. Em 2022, e pela primeira vez, as emissões de carbono emitidas pelos participantes da Rampa Histórica Michelin e dos visitantes que participam no evento com os seus automóveis clássicos serão compensadas através da aquisição de créditos de carbono pela organização do Caramulo Motorfestival.
“O Caramulo não é um cinzeiro”. Em parceria com a Tabaqueira, será levada a cabo a campanha “O Caramulo não é um cinzeiro”, uma campanha de sensibilização ambiental, que procura alertar e encorajar os consumidores a deporem devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros.
Copos reutilizáveis. Este ano, os copos fornecidos em todos os bares do evento serão reutilizáveis. Os copos serão propositadamente personalizados com imagens alusivas ao Caramulo Motorfestival, podendo até ser um item de coleção.
Novidades para 2022. Uma das grandes novidades do Caramulo Motorfestival é o Caramulo Experience Center é um espaço dedicado a todos os petrolheads que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas. Situado na Vila do Caramulo, num antigo edifício industrial construído no início dos anos 70, o Caramulo Experience Center alberga nos seus mais de 2.400m2 uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos, entre outros. O CEC está a cerca de um quilómetro do evento, sendo possível chegar lá, e regressar, através dos Shuttles gratuitos da Prio.
A edição de 2022 será também marcada pelo “Regresso dos Supercarros”, a exposição temporária apresenta aos visitantes uma evolução do segmento dos Supercarros, com um elenco extremamente difícil de reunir debaixo do mesmo teto e que inclui modelos icónicos tais como o Lamborghini Diablo VT, o Jaguar XJ220, o Porsche Carrera GT, o Porsche 918 Spyder, o Mercedes-AMG GT Black Series, o Aston Martin V12 Speedster, o Ferrari Roma, o McLaren 675 LT ou o Ford GT40 MkII “Continuation”.
A Bikersville by Cartrack, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas, verá a sua área aumentada. Situada numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, a Bikersville by Cartrack conta com a presença do Museu do Caramulo e do Museu das 2 Rodas, marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers e até veículos de duas rodas elétricos.
À semelhança do espaço dedicado à duas rodas, o espaço reservado para a Feira de Automobilia by Standvirtual também será maior. Neste, os visitantes podem adquirir todo o tipo de peças de automobilia, como peças de automóveis, miniaturas, livros, cartazes antigos ou até objetos de moda, decoração e lifestyle.
Programa para toda a família. O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chillout com música durante todo o evento.
A Motorlândia, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com uma pista de karts elétricos, uma pista de slots que celebra os 50 anos da inauguração do Autódromo do Estoril, a Pista Júnior Prio e insufláveis gigantes, entre outras atrações.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Prio Air Show, os visitantes poderão apreciar os voos rasantes e as acrobacias do clássico Pitts SB2, um avião que desafia a física e a gravidade.
O Caramulo Motorfestival vai contar com o clássico Drift Show by Hot Wheels na Rampa Histórica Michelin, um espetáculo com muito barulho, fumo e borracha queimada, fazendo jus ao nome da marca de carrinhos.
O Museu do Caramulo é também uma das atrações do Caramulo Motorfestival, com as suas coleções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos…
Encontros, passeios e concentrações. Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios de automóveis como o Encontro Porsche, o Encontro Abarth, o Passeio British Lightweight Cars, o Passeio Driver’s Cult, o Encontro NthusiastsPT, o Passeio Caribbean Mini Club, o Encontro Clube Volvo Fans Portugal, o Encontro Clube Ford Focus RS, o Encontro Amigos dos Japoneses Antigos e o Passeio Clube Cabrio Portugal.
O grupo Maranello Legacy, constituído por proprietários de Ferrari, vai assinalar os 75 anos da marca italiana com um passeio. Os automóveis ficarão em exposição frente ao Museu do Caramulo e subirão a Rampa Histórica Michelin em desfile no final da prova.
Como já é tradição, o Caramulo Motorfestival recebe uma concentração de veículos militares veteranos da Segunda Guerra Mundial, representando os dois lados do conflito, os Aliados e o Eixo. A esta exposição histórica e encenada, junta-se este ano a Força Aérea Portuguesa, que se fará representar por veículos de emergência e um helicóptero Alouette, entre outros dispositivos.
O Retro Park leva-nos numa verdadeira viagem no tempo, mostrando a história de Portugal através dos veículos que marcaram a história das nossas forças e marcas. Entre os veículos expostos estarão automóveis e motos que serviram na GNR, PSP, Força Aérea e Bombeiros. Entre estes estarão um Porsche 356B Cabrio de 1961, um Volkswagen Carocha de 1974 e um Porsche Panamera da GNR, um Volkswagen Carocha e um Audi R8 da PSP ou uma ambulância Volkswagen Kombi da companhia de seguros Mundial Confiança, entre outros. As duas rodas também estarão representadas no Passeio das Vespas e ainda no Encontro das Cinquenta.
Marcas juntam-se à festa. O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma ativa e se relacionam diretamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento. Em 2022, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes, tais como a Kia, que estreia a Electric Village e onde serão levadas a cabo um conjunto de ações dedicadas à mobilidade elétrica e sustentável, oferecendo uma visão de futuro num evento sobretudo dedicado a automóveis clássicos. A marca traz consigo o Kia EV6, o modelo elétrico “bandeira” da Kia.
Juntam-se ainda a Hyundai, que trará consigo os Hyundai i20N Rally2 e os pilotos da Team Hyundai Portugal, a Toyota, que irá a apresentar oficialmente o novo GR86, a Jaguar, a Vanderhall, a Adess, a Carglass, o Centro Porsche Estoril, a Hot Wheels, o Grupo Martins ou a Cartrack.
A estas marcas juntam-se as já residentes Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Sagres 0.0%, Cauny, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários