Opel descobre imagens há muito perdidas de um protótipo do Blitz
As descobertas de coisas mais antigas são muito raras, mas incríveis, e no caso da Opel, a recuperação de oito imagens de uma carrinha de entregas dos anos 30, é uma viagem no tempo.
Uma das mais recentes descobertas do passado do mundo automóvel foi divulgada pela Opel, depois de terem sido descobertas num leilão, um conjunto de imagens de um dos seus protótipos mais antigos, mas bem à frente do seu tempo. É designado apenas por 1.5-23 COE, mas mostra-nos uma carrinha de entregas com um visual bastante moderno e que ficou perdido no tempo ao longo de todos estes anos.
As fotos mostram o design pioneiro de uma carrinha compacta Blitz que foi, aparentemente, totalmente desenvolvida e que podia ser conduzida. O nome do projeto foi escrito a lápis na parte de trás das fotografias: 1.5-23 COE. Os números referem-se à cilindrada do motor (1.488 cc) e à distância entre eixos aproximada (2.400 mm). A sigla “COE” significa “cab over engine”, “cabina sobre o motor”, em português (“Frontlenker” em alemão).
“Não existiam tais fotografias no arquivo histórico da Opel. Tanto quanto sabemos, nenhuma publicação tinha alguma vez relatado o veículo. O conhecimento deste protótipo único esteve desaparecido durante décadas“.
Leif Rohwedder, Diretor da Opel Classic
Não se sabe muito sobre os detalhes técnicos do Blitz 1.5-23 COE. Uma brochura do modelo, em inglês, do ano de 1937 foi eventualmente descoberta no arquivo da Opel. O documento sugere que, para além da versão de uma tonelada, foi também planeada uma variante de 1,5 toneladas com motor de seis cilindros e rodados traseiros duplos. Desenhos semelhantes no arquivo mostram um camião com plataforma e uma versão minibus de 15 lugares do Blitz 1.5-23 COE.
Por já termos visitado os armazéns da marca alemã em Russelsheim e descoberto muitos dos tesouros que incluem, mantidos pela incrível equipa da Opel Classic, não nos admiraríamos nada que este modelo ainda voltasse a nascer.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários