Peugeot mostra um pouco dos bastidores dos testes de baterias em produção
A produção de modelos eletrificados inclui novos processos e métodos de trabalho, que são aqui mostrados pela Peugeot numa espécie de visita aos bastidores.
A crescente procura de automóveis com sistemas eletrificados, fez com que a sua produção também tivesse de evoluir para acompanhar esta tendência de crescimento. E isso inclui novos procedimentos em fábrica, com equipas formadas e novos testes e procedimentos, algures pelo meio das linhas de montagem destes modelos.
No caso dos Peugeot, estes procedimentos tiveram recentemente uma visita extra, com o objetivo de nos dar a conhecer um pouco do processo de produção, antes de cada modelo eletrificado ficar pronto.
Os trabalhadores desta área de produção recebem uma formação específica, antes de serem enviados para as fábricas da marca francesa onde são produzidos os seus modelos eletrificados, ou seja, Vigo e Saragoça (Espanha), Trnava (Eslováquia), Sochaux e Mulhouse (França) e, em breve, Hordain (França). São selecionados com base nas suas capacidades de eletrificação e recebem um mês de formação especializada. Como consequência da transição energética e do crescente mix de modelos eletrificados, a Peugeot e o Grupo Stellantis em geral estão a aumentar o número de técnicos qualificados para montar e trabalhar em veículos eletrificados.
“A eletrificação da gama Peugeot é um sucesso: Os modelos LEV (Veículos de Baixas Emissões) representam um em cada quatro automóveis de passageiros vendidos na Europa na primeira metade de 2022. A Peugeot fornece uma vasta gama de veículos eletrificados com os e-208 e e-2008, totalmente elétricos. O 408, o novo 308 (berlina e SW), bem como os 3008 e 508 (berlina e SW) estão disponíveis com motores híbridos ‘plug-in’. A oferta LCV é complementada com versões 100% elétricas através dos e-PARTNER, e-EXPERT e e-BOXER”.
Jérôme Micheron, Diretor de Produto, Peugeot
A eletrificação da Peugeot está a acelerar em 2022 com o 408, modelo que irá reforçar a oferta de veículos híbridos Plug-In, também fortalecida pelo novo 308 e pelos veículos comerciais ligeiros 100% elétricos. Em 2022, mais de 70% da gama Peugeot vendida em todo o mundo estará eletrificada. Na Europa, os modelos eletrificados da marca representam um em cada quatro automóveis de passageiros vendidos no primeiro semestre de 2022 (um em cada seis, em 2021).
Até 2025, a totalidade da gama de modelos Peugeot oferecerá uma variante eletrificada. Isto exigirá um aumento substancial do número de baterias a serem produzidas. A Peugeot estima que irá montar até 10.000 baterias por mês para a sua gama de automóveis até ao próximo ano e até 7.000 baterias por mês para a sua gama avançada de Comerciais Ligeiros.
São necessários cerca de 60 minutos para os técnicos especializados montarem cada unidade de bateria de 50 kWh (células e componentes pré-montados). São necessários 90 minutos para as unidades maiores de 75 kWh. A equipa submete cada bateria a uma série de testes críticos. Por conseguinte, cada unidade é protegida por uma política de garantia de 8 anos/160.000 quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.
Todo o processo de teste demora 15 minutos e é obrigatório para que as baterias possam avançar para a montagem. O primeiro teste simula o funcionamento da bateria num veículo para validar a sua fiabilidade. Depois, um teste de desempenho estimula a bateria no seu débito máximo e o último teste verifica a estanquicidade. Neste caso, a unidade da bateria é pressurizada com um gás para verificar a existência de fugas através da monitorização da perda de pressão. Uma estanquicidade adequada impedirá a entrada de água ou sujidade dentro das células da bateria que poderia comprometer o seu ciclo de vida ou desempenho.
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