Ford apresenta a versão moderna da sua SuperVan, elétrica e com 2.000 cavalos
A Ford SuperVan é um projeto criado no início dos anos 70 e que tentava combinar uma Ford Transit com um motor de competição. A nova versão, é totalmente elétrica, mas segue esta mesma ideia.
Com a apresentação prevista para o Festival de Velocidade de Goodwood, um evento bastante apropriado, a quarta fase do projeto SuperVan já tem rodas para andar. E é de imediato apresentada como a mais potente e rápida de sempre.
A primeira SuperVan da Ford foi apresentada em 1971 e contava com o motor de um GT40 igual ao que venceu a prova de LeMans, montado na parte de trás, em posição central.
Para a SuperVan 2, de 1984, foi construída uma carroçaria em fibra de vidro, para a colocar por cima do uma estrutura tubular, que incluía um motor V8 da Cosworth de 590 cavalos, o mesmo que era usado no Ford C100 de competição.
Dez anos mais tarde, em 1994, a SuperVan regressou, já com o formato da nova geração da Transit. Contava com apêndices aerodinâmicos bastante generosos e era alimentada por um motor de Fórmula 1 usado naquela época, também da Cosworth, com 650 cavalos de potência e uma sonoridade única.
Para o novo modelo, que está agora a ser apresentado em Goodwood, a sonoridade foi trocada por um momento bem mais silencioso, uma vez que é a eletricidade a alimentar os quatro motores existentes a bordo. Em conjunto, oferecem uma potência máxima de 2.000 cavalos e conseguem que a nova SuperVan 4 acelere dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos.
A aerodinâmica foi bastante trabalhada, de forma a oferecer o máximo desempenho dinâmico, e a bordo, está um sistema Sync semelhante ao que encontramos no Ford Mach-E, por exemplo, onde nem sequer faltam os modos de condução mais apropriados para este modelo (Road, Track, Drag, Drift e Rally).
0 comentários