O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

Ford Performance cria novos assentos desportivos para as versões ST

By on 15 Junho, 2022

A Ford acaba de nos mostrar os novos assentos desportivos que passam a fazer parte das suas versões ST, afirmando que um carro desportivo não tem de ser penalizado no conforto.

As versões de visual mais desportivo da Ford, designadas por ST, estão disponíveis em modelos como Focus e o Fiesta, ou mesmo no Crossover Puma. No entanto, a atitude mais desportiva, costuma também estar associada a uma menor dose de conforto. Mas a Ford afirma que não tem de ser assim.

O seu departamento de criações mais emotivas, a Ford Performance, acaba de criar um novo conjunto de assentos destinados às opções mais desportivas destas gamas. São ão certificados pela organização líder em saúde da coluna vertebral Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR), responsável pela Campanha para Costas Mais Saudáveis e possuem 14 regulações para proporcionarem aos ocupantes o máximo conforto e apoio, em vez de ser o ocupante a adaptar a sua posição ao banco.

Os condutores só poderão tirar o máximo partido da dinâmica de condução do nosso super-ágil Puma ST se conseguirem estar confortáveis ao volante. Foi por essa razão que a conceção dos nossos novos Bancos Ford Performance teve a certificação AGR em consideração logo desde o início”, declarou Michael Janzen, supervisor de Desenvolvimento de Bancos da Ford Europa. “Os engenheiros da Ford Performance passam mais tempo no banco do condutor do que a maioria dos utilizadores, por isso sabemos em primeira mão como a posição de condução é importante tanto para o prazer de condução, como para termos a certeza de que não vamos estar fatigados e doridos após uma viagem”.

Além das tradicionais regulações para a frente e para trás e do ângulo das costas do banco, o qual incorpora um apoio de cabeça integrado inspirado na competição, os ocupantes do Puma ST podem também ajustar a extensão e o ângulo do assento para se encontrarem à sua posição de condução ideal.

A regulação da altura do banco também está presente, e pode ser particularmente benéfica para os condutores e estatura mais elevada, permitindo-lhes sentar-se confortavelmente na posição mais baixa, e mais direita, habitualmente preferida pelos condutores mais dinâmicos. O ajuste lombar de quatro vias é controlado eletronicamente a partir de um botão na parte lateral do banco.

Os engenheiros da Ford testaram diferentes tipos de espumas, forros e conceitos estruturais para encontrar o equilíbrio ideal de conforto em viagens longas e na utilização diária, bem como um nível de apoio capaz de complementar a experiência de condução do Puma ST.

Dez protótipos foram testados nas pistas de teste da Ford – as quais apresentam réplicas reais de traçados e tipos de pisos de estradas de todo o mundo – bem como na via pública. Os testes de durabilidade também utilizaram o sistema “Robbie” da Ford – um simulador robótico do cóccix humano capaz de recriar, em apenas três dias, a intensidade de uma década de utilização, realizando movimentos de sentar, ressaltar e virar no banco durante 7.500 vezes.

Os novos bancos – também disponíveis para os modelos Focus ST e Fiesta ST – são revestidos a Sensico® , um material premium desenvolvido pela Ford que se distingue pelas suas caraterísticas vegan, e que reproduz os principais atributos do couro, tais como a estética, o tato, a durabilidade e a facilidade de limpeza.

De acordo com dados da Ford, os modelos ST desenvolvidos pela Ford Performance e as versões ST-Line, inspirados na Ford Performance, representaram quase metade (44%) das vendas do Puma, Focus, e Fiesta em 2021. Os dados da Ford também sugerem que a procura de variantes desportivas está a crescer, com o número total de versões Fiesta ST e ST-Line vendidas na Europa a aumentar de 25 por cento em 2019 para 34 por cento em 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)