Pirelli Sottozero Centre, na Lapónia, passa também a estar disponível para testes de verão
O centro de testes da Pirelli na Lapónia, Suécia, é um dos locais escolhidos pelas marcas para testes de Inverno, mas agora, com algumas alterações, as portas estão também abertas no verão.
O Pirelli Sottozero Centre da Lapónia é um dos principais centros de testes da marca italiana e onde são efetuados os testes físicos dos novos pneus que vão chegando ao mercado. E agora, no momento em que nos encontramos, a frequência de chegada de novos modelos é cada vez mais numerosa, sendo que os construtores procuram sempre as soluções mais modernas, avançadas e eficientes. Esta crescente frequência de novidades a chegar ao mercado levou mesmo a que Pirelli tivesse renovado as suas gamas Cinturato e Scorpion em apenas dois anos, com novas versões dos pneus de verão, inverno e os que são compatíveis com todas as estações.
O aumento da procura e da dimensão do mercado fez com que a Pirelli tivesse tomado a decisão de efetuar algumas melhorias no seu centro de testes e prepará-lo para que possa receber os testes da marca e de diversos construtores, não apenas no Inverno, como acontecia até agora, mas também no verão, com o objetivo de testar novos pneus em piso molhado e em piso seco e todas as gamas de pneus para todas as estações.
Além do Centro Sottozero, na Suécia, a Pirelli conta ainda com a sua fábrica de Vizzola Ticino, perto de Milão, especializada na manobrabilidade em piso molhado há mais de meio século; e com o Circuito Panamericano, no Brasil, que é atualmente o maior complexo multipistas em toda a América Latina.
PERFEITAMENTE ADAPTADO A TODOS OS TIPOS DE CARROS E PNEUS
A variedade das instalações de testes disponíveis no Pirelli Sottozero Centre permite o desenvolvimento de pneus adequados para todos os tipos de veículos e (agora) também para todas as estações. Além disso, o centro de testes de Flurheden é também adequado para o desenvolvimento de pneus para a última geração de híbridos plug-in ou veículos totalmente elétricos, graças à estrutura de carregamento disponível e à variedade de testes que podem ser realizados. Entre os fabricantes que utilizaram recentemente as instalações suecas para comprovar os produtos da Pirelli encontra-se a empresa croata Rimac que testou os novos pneus de inverno para o seu mais recente hipercarro elétrico: o Nevera.
PIRELLI SOTTOZERO CENTRE
O centro de testes Pirelli Sottozero Centre, inaugurado em 2017 e ampliado no ano seguinte, está sediado em Flurheden, a cerca de 900 quilómetros do norte de Estocolmo, e conta com uma área de 120 hectares, 250.000 metros quadrados dedicados a circuitos e 1.300 metros quadrados de edifícios (com espaços dedicados às oficinas e aos colaboradores e ainda com uma sauna que espelha o verdadeiro espírito nórdico). O layout atual inclui circuitos de manobrabilidade, uma área de testes aberta e pistas com inclinações de até 20%. No verão, foram construídos dois circuitos de manobrabilidade para testes em piso seco e molhado, cada um com 1200 metros de comprimento, e também uma reta de 400 metros para testar a travagem em ambas as condições.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários